A revista científica Caminhando da Faculdade de Teologia / Universidade Metodista de São Paulo da Igreja Metodista é um espaço para o encontro e o diálogo entre Igreja, Universidade e Sociedade. A revista promove a conversa transdisciplinar das diversas áreas da teologia (Bíblia, Teologia e História, Pastoral) e das ciências humanas e sociais para oferecer aos/às discentes do curso de teologia exemplos para uma colaboração e um intercâmbio construtivo, auto-crítico e profético entre igrejas, universidades e a sociedade. Sobre o foco da fé cristã, ela busca promover a compreensão adequada de todos os aspectos e fenômenos da vida e expressões da humanidade, das suas diversas culturas, religiões e etnias, como parte de um só eco-sistema, em busca da sua sustentabilidade.

News

The Globethics.net library contains articles of Caminhando as of vol. 11(2006) no.2 to current.

Recent Submissions

  • Circunstâncias históricas que motivaram a desunião

    Oliveira, Clory Trindade de (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2008-01-02)
    Finalizando com a distinção entre a justificação pela fé e pelas obras, o autor descreve o pano de fundo histórico dos aspectos intelectuais (Aristóteles e Tomás de Aquino, Renascença), geográfico-nacionais e eclesiásticos (Bíblia, tradição, livre exame, sacerdócio universal) que marcam a transição da época medieval para a Renascença.
  • Fora da relação não há salvação – Um ensaio de uma teologia da salvação relacional a partir de M. Buber e J. Moltmann

    Maia, Filipe F. Ribeiro (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-09-25)
    O artigo busca ensaiar uma soteriologia fundamenta­da no princípio relacional proposto por M. Buber em sua obra Eu e Tu, e articulada com a teologia de J. Moltmann. Busca-se demonstrar que a criação, a his­tória e a humanidade estão integradas num proces­so salvífico que acontece a partir do encontro com o outro.
  • O cotidiano, a pluralidade de perspectivas éticas e o discernimento moral: a necessidade de distinções e decisões

    Renders, Helmut (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-05-24)
    Este texto fornece uma visão panorâmica da relação entre os principais sistemas éticos e dos conceitos éticos essenciais e reflete sobre seu significado no cotidiano brasileiro. A pluralidade de sistemas éticos é vista como consequência da sua respectiva contemporaneidade a qual, por sua vez, providencia perspectivas para desafios distintos do cotidiano hoje.
  • Daily life, plurality of ethical perspectives and moral discernment: the need for distinctions and decisions

    Renders, Helmut (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-05-24)
    This text provides a panoramic vision of the relation between the principal ethical systems and essential ethical concepts and reflection on the meaning of daily Brazilian life. The plurality of ethical systems is seen as a consequence of their respective contemporary contexts, which provides perspectives regarding the distinct challenges of daily life today.
  • God in the empirical philosophy

    Souza, José Carlos de (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-09-25)
    This article investigates the conception of God based on the theory of knowledge of John Locke (1632­1704). Afterward it discusses the immaterialism of George Berkeley (1685-1753), as an apologetic reli­gious reaction, and mentions the skepticism of David Hume (1711-1776). As opened question, problem of God always will concern human spirit.
  • Historical circumstances which motivated disunion

    Oliveira, Clory Trindade de (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2008-01-02)
    Finalizing with the distinction between justification by faith and by works, the author describes the historical background of the intellectual (Aristotle and Thomas Aquinas, Renaissance), geographical and ecclesiastic (Bible, tradition, free interpretation, universal priesthood) aspects which mark the transition of the Middle Age towards Renaissance.
  • Out of relation there’s no salvation – An essay for a theology of salvation from M. Buber e J. Moltmann

    Maia, Filipe F. Ribeiro (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-09-25)
    This article tries to elaborate a theology of salvation based on M. Buber’s relational principle in his book I and Thou articulated with J. Moltmann’s theology. It is desired to show how creation, history and hu­mankind are integrated in a salvation process that happens through the encounter with the other.
  • O diálogo das religiões mundiais em Jürgen Moltmann: uma teologia não-relativista das religiões

    Rodrigues, Adriani Milli (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-05-24)
    Este artigo procura explorar o pensamento de Jürgen Moltmann com relação ao diálogo das religiões mundiais. Para isso são considerados, além de sua análise acerca das influências históricas ocidentais na relação inter-religiosa, o questionamento que esse autor faz à postura relativista da teologia das religiões em termos do diálogo inter-religioso, como também suas sugestões em relação às condições e características de um diálogo adequado. Nesse sentido, há uma ênfase na prática do diálogo indireto, no qual os interlocutores, em vez de discutirem assuntos relativos a si mesmos, abordam questões práticas que visam promover a vida.
  • The dialogue of world religions in Jürgen Moltmann: a non-relativistic theology of religions

    Rodrigues, Adriani Milli (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-05-24)
    This article aims to explore Jürgen Moltmann’s thought concerning the world religions dialogue. For this purpose are considered, besides his analysis of the historical western influences on inter-religious relation, the questioning that this author does about the position of the relativistic theology of religions in terms of inter-religious dialogue, as well as his suggestions regarding the conditions and characteristics of an appropriate dialogue. In this sense, there is an emphasis in the practice of the indirect dialogue, in which the interlocutors, instead of discussing subjects about themselves, they consider practical questions in order to promote life.
  • The identity of the young Christian today: for a pastoral aimed at youth

    Lazier, Josué Adam (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-11-04)
    The author begins with various texts of John Wesley, and his questionings and defense of the youth of the era. Establishing a dialogue with these affirmations, the author discusses some aspects that could contribute to the formation of a Christian identity for adolescents in the contemporary world and establishes objectives for a pastoral aimed at youth.  
  • Salvação Integral na América Latina: breve ensaio bíblico-teológico a partir da Teologia da Missão Integral

    FAJE; PNPD; CAPES; Sanches, Sidney Moraes (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2018-12-20)
    A Salvação é a palavra que anima a prática evangelizadora e pastoral das igrejas evangélicas na América Latina, particularmente, no Brasil. Portanto, é crucial o entendimento do seu significado. Primeiro, introduziremos a maneira como a salvação é representada nos textos bíblicos como a provisão da parte de Deus de um shalom para a sua criação. Depois, indagaremos como a Teologia da Missão Integral aborda a salvação na América Latina em resposta às condições reais de vida de seus povos. Por fim, atualizaremos esse esforço da Teologia da Missão Integral, discorrendo sobre como falar de salvação com a imagem bíblica de shalom, a partir de uma Soteriologia narrativa contextualmente latino-americana.
  • Metodismo, literatura e missão: a preocupação com a missão vista nos escritos sobre Metodismo na década de 1980

    Ribeiro, Claudio de Oliveira (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2008-01-10)
    O artigo avalia criticamente as publicações da Igreja Metodista na década de 80 em relação à proposta missionária. Mesmo que essa década ofereceu oportunidades singulares para a renovação teológica, a igreja não resistiu aos mecanismos de privatização e de comercialização da fé que levou à desvalorização da solidariedade cristã.    
  • A pedagogia da convivência:um diálogo do Plano para a Vida e a Missão com o texto da caminhada para Emaús (Lucas 24.13-35)

    Lazier, Josué Adam (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-11-08)
    O artigo discorre sobre a educação preconizada pelo Plano para a Vida e a Missão da Igreja Metodista e, em diálogo com o texto bíblico a caminhada para Emaús, assinala alguns aspectos educacionais na perspectiva de uma pedagogia da convivência.
  • A missão educacional indigenista metodista no contexto dos ideários de democracia

    Figueroa, Ana Claudia (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2010-03-19)
    No contexto da sociedade brasileira e o direito das comunidades indígenas à diferencialidade, o artigo apresenta confluências e divergências das idéias de sujeito, cidadania e direitos sociais na perspectiva do contexto atual da missão educacional indigenista alternativa, nomeada pastoral da convivência.
  • O Plano para a Vida e a Missão Morreu? Reflexões sobre a ação evangelizadora e os desafios missionários da Igreja Metodista em terras brasileiras

    Ribeiro, Claudio de Oliveira (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-11-23)
    O artigo apresenta uma avaliação das condições sociais e eclesiais do período quando a Igreja Metodista no Brasil gestou e aprovou o seu Plano para a Vida e Missão (PVM). O texto destaca as principais bases teológicas e pastorais do Plano, mostrando a conexão com as ênfases sociais da Teologia Latino-Americana. Ele indica também que a origem do PVM esteve ligada a uma nova prática pastoral e uma nova compreensão teológica acerca da Missão, cuja referência principal é o Reino de Deus, compreendido a partir da justiça social. Mostra também que é preciso alargar os horizontes de compreensão dos desafios missionários para a Igreja hoje, para que se possa, não simplesmente ‘repetir’ o PVM, mas, sim, aprofundá-lo, especialmente no tocante a uma pastoral mais ligada à realidade das pessoas e famílias pobres.
  • Por que o Plano para a Vida e a Missão falhou?

    César, Ely Eser Barreto (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-11-08)
    25 anos após ser acolhido como resposta promissora para a grave crise da Igreja dos anos 70, os vestígios do PVM indicam sua inoperância. Um confronto entre os eixos que caracterizam a Igreja atual com os que — vistos a partir de hoje — identificam o que deveria ter sido a comunidade do PVM, pode ajudar a entender esse caso. Teria o PVM sido ponte entre a crise e o movimento dito “evangélico brasileiro”?
  • O cotidiano e a educação teológica como inspiração mútua: uma reflexão a partir do projeto da Comunidade Metodista do Povo de Rua

    Barros, Alcides Alexandre de Lima (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-10-21)
    Educação teológica é capacitação para o cotidiano e, para isso, precisa saber aprender com o cotidiano. O artigo convida a um olhar para triste realidade da população em situação de rua, revela a importância da presença da Igreja Metodista na vida dessa população e reflete sobre o papel da educação teológica, sua transformação pelo projeto e sua contribuição para o projeto.  
  • A relevância do pensamento de John Wesley para a Teologia Pastoral

    Silva, Geoval Jacinto da (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2008-01-01)
    O artigo é um resgate do pensamento de João Wesley para a teologia pastoral a partir de sua prática ministerial destacando três elementos: evangelização, ação social e educação. Essas três expressões de ações possibilitam entender a relevância da teologia pastoral para a vida e a missão da Igreja hoje. 
  • Educação ambiental no Plano para a Vida e a Missão da Igreja Metodista

    Lazier, Joceli de Fátima Cerqueira (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2009-11-08)
    O texto trata da educação ambiental como um imperativo diante da realidade do mundo em que vivemos ao mesmo tempo em que relaciona as abordagens que o Plano para a Vida e a Missão da Igreja Metodista faz sobre o assunto.
  • Missão cristã e compromisso ecumênico

    Ribeiro, Claudio de Oliveira (Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, 2013-09-01)
    A pesquisa relacionou duas dimensões fundamentais da fé cristã que é a missão e a perspectiva ecumênica. As bases metodológicas de análise foram avaliações de contribuições de diferentes perspectivas teológicas para o tema da missão diante do pluralismo religioso, como as de Michael Amaladoss e de Christine Lienemann-Perrin e a dos teólogos metodistas Wesley Ariarajah e Inderjit Bhogal. Como resultado, indicamos perspectivas fundadas no valor do humano e da ética social para o diálogo interreligioso e para a prática missionária, as possibilidades de uma unidade aberta, convidativa e integradora no âmbito das religiões e como a aproximação e diálogo influem na defesa dos direitos humanos e como eles redimensionam a missão cristã. Nossa intenção foi realçar as possibilidades de uma teologia da missão, de inspiração dialogal e ecumênica, tendo como eixo articulador a preocupação pela paz, pela justiça e pela integridade da criação.

View more