A revista científica Caminhando da Faculdade de Teologia / Universidade Metodista de São Paulo da Igreja Metodista é um espaço para o encontro e o diálogo entre Igreja, Universidade e Sociedade. A revista promove a conversa transdisciplinar das diversas áreas da teologia (Bíblia, Teologia e História, Pastoral) e das ciências humanas e sociais para oferecer aos/às discentes do curso de teologia exemplos para uma colaboração e um intercâmbio construtivo, auto-crítico e profético entre igrejas, universidades e a sociedade. Sobre o foco da fé cristã, ela busca promover a compreensão adequada de todos os aspectos e fenômenos da vida e expressões da humanidade, das suas diversas culturas, religiões e etnias, como parte de um só eco-sistema, em busca da sua sustentabilidade.

News

The Globethics.net library contains articles of Caminhando as of vol. 11(2006) no.2 to current.

Recent Submissions

  • Ípsilon de Pitágoras, Hércules na encruzilhada e Tabula Cebetis: a “sobrevivência da antiguidade” no motivo do caminho largo e estreito

    Renders, Helmut (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2022-05-13)
    Aby M. Warburg estudou a “sobrevivência da antiguidade” na arte renascentista e, a partir das suas investigações, desenvolveu diversos conceitos para descrever o papel das imagens na vida do ser humano renascentista como caminho de exteriorizar, articular e dominar suas angústias e paixões existenciais a partir de linguagens visuais desenvolvidas durante a Antiguidade e integradas, deforma eclética, na arte da época. Nosso artigo documenta como três motivos educacionais da antiguidade, o Ípsilon de Pitágoras, Hércules na encruzilhada e a Tábua de Cebes foram citadas, textual e visualmente, entre 1600 e 1870, para comunicar, autorizar e dinamizar o motivo do caminho largo e do caminho estreito e para lidar com o desafio principal que o ser humano encara e ao mesmo tempo enfrenta na modernidade: de assumir a construção da sua vida e do seu mundo, inclusive seu futuro religioso, em um processo contínuo de conversões e decisões, procurando o caminho certo e dominar o indominável: a sua própria morte.
  • Os remonstrantes na encruzilhada: caminhos e descaminhos na Holanda seiscentista

    Capes; Couto, Vinicius (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2022-05-13)
    O presente artigo é um ensaio historiográfico predominantemente descritivo dos caminhos e/ou descaminhos tomados pelo Sínodo de Dort na Holanda seiscentista. O texto, no entanto, também segue trechos analíticos, especialmente no que tange à cultura visual, averiguando os elementos iconográficos e iconológicos de alguns panfletos e emblemas da época. O texto se inicia com uma abordagem narrativa do Sínodo de Dort, oferecendo as razões pelas quais ele precisava ocorrer, as causas de suas postergações e analisando o golpe de estado promovido pelo Stadholder, Maurício de Nassau; em seguida, o ensaio descreve e analisa os três caminhos deliberados pelo Sínodo para com os remonstrantes, lidando com algumas narrativas literárias e visuais da época, que em tons mesclados de sátira e polemismo, intentavam pulverizar notícias religiosas e políticas; finalmente, o texto se ocupa de investigar um quarto caminho proposto pelos remonstrantes que se exilaram, o qual deu origem, posteriormente, à Irmandade Remonstrante e colaborou com a tolerância religiosa.
  • Uma breve análise do diálogo intertextual entre Ezequiel 9:6, Malaquias 2:17–3:5 e 1Pedro 4:17

    Rueda Neto, Eduardo (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2022-03-09)
    Nas últimas décadas, a intertextualidade aplicada aos textos bíblicos tem se revelado um campo bastante promissor, despertando o interesse dos que se dedicam à área da Teologia e das Ciências da Religião. Explorar os diálogos estabelecidos pelas Escrituras judaico-cristãs entre os livros que compõem o cânon sagrado traz à luz uma quantidade significativa de informações que contribuem para identificar influências importantes na composição dos textos, bem como sua interpretação. Dentre as diversas passagens que evidenciam uma relação intertextual com outros fragmentos das Escrituras, o texto de 1Pedro 4:17, com sua declaração de que “é tempo de começar o julgamento pela casa de Deus”, representa um instigante desafio ao pesquisador. O propósito deste artigo é examinar as conexões textuais existentes entre a referida passagem neotestamentária e dois outros textos correlatos no Antigo Testamento: Ezequiel 9:6 e Malaquias 2:17–3:1-5. 
  • Global tv-jornalism and its discursive relations in the perspective of Foucault

    Torres, Hideide Brito (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2011-09-05)
    This article discusses the discursive relations between TV journalism, religion and science, based on the statements contained in the special series "The Protestants," produced by Rede Globo and exhibited at the Jornal Nacional, between the 26th  and 29th of May 2009, in the light of the books: "The order of Discourse" and "Archaeology of Knowledge”, by Michel Foucault. Our method is the Discourse Analysis suggested by Foucault. Some issues that are compelling in this reflection are: what are the relations between religious knowledge and other forms of knowledge in society? How approaches the journalistic discourse religious knowledge? How the voices of the experts are transformed into the script of the journalistic discourse?
  • 10 Years of the English Anglican-Methodist Covenant

    Lima, Luciano Jose de (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2013-12-20)
    documentos
  • Walking as Jesus has walked: social salvation in John Wesley

    von Sinner, Rudolf (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2011-05-23)
    Book review of RENDERS, Helmut. Andar como Cristo andou: a salvação social em John Wesley. São Bernardo do Campo: Editeo, 2010. ISBN 978-85-88410-91-6. 387p.
  • Martinho Lutero: ser humano

    Reily, Duncan Alexander (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2010-10-06)
    O autor descreve Martinho Lutero como ser humano, a partir de experiências do cotidiano da juventude e em família. Depois destaca a sua relação com a música e suas formas, às vezes, surpreendente e cheio de humor de se comunicar.
  • A sociologia do movimento de Jesus e a figura de Cristo no Novo Testamento

    Higuet, Etienne Alfred (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2008-09-13)
    O autor transcorre sobre as diversas fontes do movimento de Jesus e compara os títulos cristológicos favorecidos pela fonte q, pela fonte de logia e pelo apóstolo Paulo. A comparação considera especialmente o impacto de cada acento sobre a situação do pobre e o impacto da situação dos pobres sobre a formulação das respectivas cristologias.
  • Esperançar a pequenina esperança

    Josgrilberg, Rui de Souza (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2015-12-10)
    x
  • Concerning the 125 years of the “Golden Legislation” [Brazilian abolition from slavery]: the presence of Afro-Brazilians in Protestant and Pentecostal churches

    Branchini, Dina da Silva (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2013-06-27)
    This article approaches historical and social aspects present in the processes social insertion of the black people Brazilian in the evangelical segment.   The text is developed following a storyline, from the arrival of Historical Protestantism, until the present moment.  This article has the pretention of understanding social and religious phenomenon presents in the actions of resistance and  formation of black identities evangelical social
  • Barth e a relação entre teologia e missão

    Greggersen, Gabriele (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2015-10-14)
    O presente artigo é uma tradução, com uma introdução da tradutora, de um texto de 1932, de Karl Barth, sobre as relações entre teologia e missão.Palavras-Chave: Karl Barth, Teologia, Missão 
  • “Anti-slavery and woman: a new picture”: an exemplary study of Clare Migley [Book review]

    Renders, Helmut (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2013-06-27)
    Book review of MIDGLEY, Clare. Women against slavery: The British Campaigns, 1780–1870. London / New York:  Taylor & Francis e-Library / Routledge, 2005 [1ª ed. 1992].  271 p. with index 20 p. ISBN: 0-203-64531-6                 
  • A "Grinalda de Ariadne" no Apocalipse de João

    Vespa, Thiago Galbiatti; Torres, Milton Luiz (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2021-08-30)
    As coroas sempre tiveram um papel importante na percepção geral. Elas identificam um rei ou uma pessoa vencedora. Um coroa muito comum na antiguidade grega era a grinalda. Diferente da coroa real, a grinalda era dada como símbolo de glória, vitória ou casamento. Presente em alguns mitos gregos, em especial, no mito de Ariadne, ela possui a função fundamental de guiar o herói Teseu e serve de símbolo do casamento com Dioniso. É nesse contexto histórico que o apóstolo João escreve suas visões sobre uma mulher com uma grinalda de estrelas. O objetivo deste trabalho é, portanto, identificar a possível associação entre o mito de Ariadne e a mulher com a coroa de estrelas descritas no Apocalipse de João. A metodologia utilizada foi a análise de artefatos arqueológicos e fontes primárias no intuito de relacionar a visão com o contexto da época em que o Apocalipse foi escrito.
  • César Dacorso Filho, artífice de la consolidación de la autonomía del metodismo brasileño

    Dornelas, João Wesley (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2009-11-13)
    El autor relata hechos de la vida de la Iglesia Metodista al principio de su autonomía y destaca la actuación de César Dacorso Filho en el período en el que fue obispo, de 1934 a 1955, llegando a la conclusión de que él fue el artífice de la consolidación de la Autonomía de la Iglesia Metodista del Brasil. Las principales fuentes usadas son las páginas del Expositor Cristiano.
  • Abolition of slavery without citizenship [Book review]

    Cardoso, Douglas Nassif (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2013-06-27)
    Book review of COSTA, Emília Viotti da. A abolição. São Paulo: Editora UNESP, 9ª edição, 2010, 144 p., ISBN 978-85-393-0071-6. [Translation of the title: The abolition.]
  • Uma proposta de renovação social: A caridade cristã como nova matriz civilizacional

    Erasmus Mundus Action 2 Programme da União Europeia; Botelho Moniz, Jorge (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2015-05-19)
    A recuperação e reinterpretação do conceito de caridade cristã – a nossa variável dependente – é relevante dada a renovada importância que, nos últimos anos, ele tem conquistado por causa da crise financeira mundial. Esta crise civilizacional, na opinião da Igreja, revalida-o, porquanto poucos como ele oferecem inspiração ao novo ideal social a construir.A nossa investigação propõe uma análise diacrónica, desde os inícios da era cristã até ao século XXI, que percorrerá inúmeras fontes primárias, como as sagradas escrituras ou os primeiros textos patrísticos, e ainda os mais recentes documentos encíclicos e estudos sobre a matéria. Assim, sugerimos uma revisão original e compreensiva da caridade, problematizando-a através da relação com as múltiplas variáveis independentes quer sejam políticas, sociais ou económicas.Chamaremos à colação, ainda que brevemente, o caso português de modo a dar expressão mais concreta à atualidade e validade do nosso objeto de estudo em sociedades secularizadas, laicas e, mais relevantemente, em situação de emergência social por causa da crise. Palavras-chave: caridade, Igreja católica, crise financeira, crise civilizacional, nova síntese humanista.
  • For a Christian reading of the Bible: Interpretive contributions for the biblical teaching in the church community

    Carneiro, Marcelo da Silva (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2011-03-01)
    Teaching the Bible in the local church is done by reading the text. Let us assume that all reading is interpretation, so we must establish criterias for our reading in order to avoid mistakes of interpretation and doctrinal shortcuts. One of the most important principles of Bible teaching is its interpretation parting from real life conditions, so as Jesus did.
  • The two paths: an investigation of the foundations of the attitudes of the conservative Brazilian Methodism in the crisis of the sixties

    CAPEs; Schmidt, Daniel Augusto (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2011-11-30)
    This article studies the crisis experienced by the Methodist Church of Brazil in the second half of the 1960's.  Influenced by the political environment of the military dictatorship, Brazilian Methodism was a space of collision between liberal and conservative groups of the denomination.   The principle space of this collision was the School of Theology and the II Extraordinary General Council, in 1968, as well as a series of events that followed during the years 1969 and 1970.  The research raises questions regarding the theological and ideological foundations that provided the bases for the attitudes of the conservative groups of Methodism in this conflict, which is an aspect rarely considered by historical studies regarding the theme.  The principle suspicion is that the conservative positions originated from a centuries old tradition, brought by North American missionaries during the implantation of Protestantism in Brazil.  This tradition was transformed into an Ethos of Brazilian Protestantism between the end of the XIX and the middle of the XX century.  The conservative position was configured, as such, in reaction to the Ethos threatened by new actors in the religious field and by the demands of a society in conflict.
  • Education and spirituality: persons with disabilities, their invisibility and emergency

    Meneghetti, Rosa Gitana Krob (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2010-06-15)
    Book Review of COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina. Educação e espiritualidade: pessoas com deficiência, sua invisibilidade e emergência. São Paulo: Paulus, 2009. Coleção Pedagogia e educação. [Title in English: "Education and spirituality: persons with disabilities, their invisibility and emergency"]
  • The lost tools of learning: a commented translation [part 2]

    Greggersen, Gabriele (Escola de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, 2012-12-07)
    In the second part of her proposal for the education during the European post-war period, Dorothy Sayers presents the three parts of the “Trivium”. Although they have been lost throughout history, they may be recovered and adapted to the current context. The author concludes with a call for a return to “old discipline” which has become so rare in schools, increasingly dominated by overloaded contents, and the development of the most varied “competences” and “skills”,

View more