Ciência & Educação is a quarterly journal, with issues in March, June, September and December and its purpose is to publish original scientific articles in the areas of science education, mathematics education and related subjects. The abbreviated title of the journal is Ciênc educ.

News

The Globethics library contains vol. 5(1998) no.2 to current.

Recent Submissions

  • ERRATA

    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2022-12-05
  • An investigative study on teachers' level of expertise on the triad science-pedagogy-technology: evaluating Chemistry classrooms during the pandemic

    Bedin, Everton; Cleophas, Maria das Graças (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2022-10-10)
    Abstract: During the pandemic, the required changeover to Emergency Remote Teaching presented various technological hurdles for instructors all around the world, as well as a fertile field of study dedicated to reshaping existing teaching methods into the manner in which education is delivered today. With an investigative slant, this study examines a group of students' perceptions on their professors' pedagogical practices, focusing on abilities and competencies related to Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK). To that purpose, 324 students evaluated their professors' ability to grasp the interrelated triangle of scientific, pedagogical, and technical material in their lessons. The Survey research technique was employed for a quantitative inquiry, then a statistical method of deductive imprint. When combined with the pedagogical aims and scientific contents of chemical science, the findings indicate a guiding need for teaching techniques and pedagogical reform for the development of technological skills.
  • Influências dos processos de socialização nas práticas com música de professoras de Matemática: reflexos na constituição identitária

    Pereira, Flávia Helena; Costa, Váldina Gonçalves da (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2022-03-25)
    Resumo: A identidade profissional de um sujeito se constitui pelas vivências na socialização primária, perpassando pela trajetória profissional. Fundamentando-se em autores como Dubar, Bolívar, Berger e Luckmann, descrevem-se relatos de professoras de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental que utilizam música na sala de aula, com o objetivo de compreender de que maneira a música esteve ou está presente na formação da identidade dessas professoras. Utilizando a cartografia, apresenta-se um mapa cartográfico com os pontos de destaque dos relatos registrados. Verificou-se que as vivências das participantes influenciaram nas decisões para a utilização da música na sala de aula. Identificaram-se como práticas desenvolvidas: meditação, música no ambiente, utilização de paródias prontas para memorização de conteúdos e para a revisão de conteúdos.
  • Negacionismo científico e crítica à Ciência: interrogações decoloniais

    Cassiani, Suzani; Selles, Sandra Lucia Escovedo; Ostermann, Fernanda (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2022-03-25)
  • Agradecimento aos Revisores de Ciência

    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2022-03-25
  • O ensino de ciências a partir da temática Mineração: uma proposta com enfoque CTS e três momentos pedagógicos

    Souza, Bruna Costa de; Valadares, Juarez Melgaço (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2022-03-25)
    Resumo: A mineração representa um desafio do ponto de vista sustentável, por ser uma atividade que provoca impactos diretos para o meio ambiente, conforme observado nos crimes socioambientais ocorridos no estado de Minas Gerais. Este trabalho teve como principal objetivo avaliar quais foram as mudanças de concepção apresentadas pelos estudantes do Ensino Médio sobre esse impacto, após a aplicação de uma sequência didática com enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade associado com a dinâmica dos três momentos pedagógicos (3MP), baseada nos princípios de Paulo Freire. A sequência didática foi composta por seis aulas, com as atividades: análise de imagens, reportagens e documentários, jogo de tabuleiro, visita orientada, debates e estudo de caso. Os resultados revelam que a dialogicidade presente nas atividades em todos os três MPs potencializou o processo de ensino e de aprendizagem, pois os alunos conseguiram incorporar, aplicar, posicionar e tomar decisões em assuntos relacionados à temática trabalhada, incluindo aspectos políticos, sociais, ambientais, econômicos e científicos.
  • Área como grandeza geométrica: direcionamentos dos PCN e da BNCC com ênfase nas representações semióticas

    Kiefer, Juliana Gabriele; Mariani, Rita de Cássia Pistóia (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2022-03-25)
    Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar como o conceito de Área de figuras planas e suas apreensões são abordados no Ensino Fundamental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, fundamenta-se no modelo teórico proposto por Douady e Perrin-Glorian, exposto em Bellemain e Lima, relativo à didática das grandezas geométricas e nos pressupostos dos registros de representação semiótica de Duval. Caracteriza-se como qualitativo, do tipo documental, e utiliza princípios da análise de conteúdo. Os resultados apontam que tanto os PCN quanto a BNCC enfatizam a importância de utilizar diferentes representações matemáticas. Em ambos, o conceito de Área consta, em sua maioria, no bloco de conteúdo/unidade temática das Grandezas e Medidas. Verifica-se que a BNCC, além de indícios de registros figurais, numéricos, algébricos e gráficos, como nos PCN, também privilegia registros em língua natural. Constatam-se indicativos, em ambos documentos, de apreensões sequencial, perceptiva, discursiva e operatória
  • Fragmentos do pensamento dialético na história da construção das ciências da natureza

    Nascimento Júnior, Antônio Fernandes (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2000-01-01)
    Este trabalho tem por objetivo identificar uma possível inclinação das ciências naturais em direção ao materialismo dialético. Para tanto, procura-se apresentar a história da dialética a partir da discussão racionalismo/empirismo moderno e seus desdobramentos até as tendências dialéticos contemporâneas. Os autores discutidos são Kant, Hegel, Marx, Engels, Lenin, Horkheimer, Marcuse, Habermas, Bachelard e suas escolas epistemológicas, completadas por Althusser, Lefebvre e Kedrov. Ao lado desses autores discutem-se outros, das duas últimas décadas, procurando extrair-lhes o olhar dialético, oculto em seus discursos acerca da ciência do fim do século. Também se procura encontrar na mecânica quântica, nos fractais, na lógica para-consistente, nos modelos matemáticos e na biologia antideterminista, argumentos para existência de uma forma de abordagem dialética da natureza. Por último, procura-se refletir acerca dos motivos da resistência ao método dialético apresentado pela maioria dos cientistas ocidentais e, sua possível superação.
  • Mulheres, matemática e a proposta curricular das "escolas de primeiras letras": uma perspectiva da ética discursiva habermasiana

    Peralta, Deise Aparecida (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2022-06-06)
    Resumo: Neste texto apresento a Ética Discursiva de Jürgen Habermas com potencial diagnóstico de discursos políticos que expressam relações e questões de gênero. Para tanto, em termos estruturais, após uma breve introdução que justifica a adequação de Habermas ao debate feminista, segue uma explicitação do seu projeto filosófico, e uma seção que versa sobre uma condição histórica das mulheres no Brasil que, evidenciando exclusão da comunidade linguística, ilustra a não titularidade de direitos a um mundo da vida e compartilhamentos intersubjetivos em espaços de esfera pública. E, finalmente, a partir de levantamento em arquivos do Senado Federal, que narram o episódio de promulgação da Lei das "escolas de primeiras letras", discuto o ideário androcêntrico vigente nos debates do parlamento sobre currículos de matemática para meninos e meninas, bem como lanço visibilidade sobre a ética empregada nos discursos que, subjugando mulheres, determinava e delimitava o aprender e ensinar matemática no século XIX.
  • Visão profissional de estudantes de Pedagogia na análise de episódios de aula de matemática na perspectiva do ensino exploratório

    Braga, Laudelina; Cyrino, Marcia Cristina de Costa Trindade (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2022-06-06)
    Resumo: No presente artigo, são discutidos aspectos da visão profissional de estudantes de Pedagogia, manifestados na análise de ações de uma professora no desenvolvimento de uma aula na perspectiva do Ensino Exploratório. Para essa análise, as estudantes tiveram acesso a episódios da aula gravados em vídeo, presentes em um caso multimídia. Foi realizada uma investigação qualitativa de cunho interpretativo, com abordagem pautada na pesquisaintervenção. Os resultados evidenciam que tais estudantes perceberam aspectos da visão profissional, associados: (i) ao papel da professora na organização e na gestão de uma aula na perspectiva do ensino exploratório; (ii) à importância de estabelecer conexões entre teoria e prática; (iii) à atividade matemática, mediada pela comunicação e argumentação; e (iv) ao conhecimento do conteúdo para realizar a atividade matemática. O desenvolvimento da visão profissional desencadeado pela percepção, análise e justificação desses aspectos, foi profícuo para promover o conhecimento profissional e projetar a futura ação docente.
  • O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência

    Janerine, Aline de Souza; Quadros, Ana Luiza de (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2022-06-06)
    Resumo: O debate em torno da formação de professores de Ciências tem alertado para uma tendência de recém-formados usarem, prioritariamente, uma prática baseada na transmissão/recepção de informações, sem conferir a devida atenção ao processo de significação dessas informações. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a contribuição de uma experiência docente na configuração das formas identitárias e na superação do modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Para isso, promoveu-se um processo reflexivo sobre a prática do ensino baseado no contexto, a partir de um grupo de professores de Química em formação. Com isso, ocorreram momentos de crise e de redefinição das práticas docentes, favorecendo aos participantes a constituição de novas formas identitárias relacionadas à docência.
  • Ondas gravitacionais em desenvolvimento: reflexões sobre ciência na educação em ciências

    Garcia, João Otavio; Camillo, Juliano (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-10-18)
    Resumo: A relevância de se promover reflexões sobre ciência na educação básica e superior vem sendo destacada nas pesquisas das últimas décadas, seguidas por diversas propostas de didatização e inserção destas reflexões, especialmente por meio da História e Filosofia da Ciência e da Natureza da Ciência. Desta forma, temos como objetivo trazer reflexões sobre ciência, por meio do desenvolvimento das ondas gravitacionais, buscando contribuir com a educação em ciências a respeito à discussão sobre produção / consumo de conhecimento científico. Tendo como pano de fundo superar as separações entre discussões filosóficas e educacionais, nos apoiaremos na perspectiva da Teoria da Atividade Cultural-Histórica para discutir alguns aspectos do desenvolvimento das ondas gravitacionais como objeto educacional. Destacamos a contribuição dessa perspectiva para a problematização da reificação dos objetos da atividade científica e educacional, e apresentaremos uma possibilidade de compreensão (e propagação) das ondas gravitacionais não como coisas isoladas, mas como processos.
  • Ensino de ciências na educação infantil: uma proposta lúdica na abordagem ciência, tecnologia e sociedade (CTS)

    Costa, Edith Gonçalves; Almeida, Ana Cristina Pimentel Carneiro de (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-09-24)
    Resumo Este estudo objetivou analisar as contribuições da associação entre ludicidade e abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS - para o ensino de ciências na Educação Infantil. Com abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, desenvolveram-se atividades lúdicas sobre o tema ambiente escolar com uma turma de Jardim II, no município de Belém, estado do Pará. Observou-se que emergiram princípios CTS, fomentando a problematização de questões sociais pelas crianças, suas participações em decisões sobre assuntos ligados ao seu cotidiano, bem como a construção de atitudes e valores relacionados aos cuidados com o ambiente, possibilitando um ensino interdisciplinar, contextualizado e dialógico, em que a ludicidade se constitui como elemento basilar para a implementação de interações CTS. Conclui-se que essa abordagem contribui com a formação científica das crianças, estimulando a criticidade e o desenvolvimento para o exercício da cidadania, considerando-se as especificidades dessa fase do desenvolvimento humano.
  • Aterrando no sul: uma proposta político-epistemológica para a área de educação em ciências do Antropoceno

    Lima, Nathan Willig; Nascimento, Matheus Monteiro (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-09-24)
    Resumo A disseminação da COVID-19, a mutação climática, o aumento das desigualdades sociais e o avanço da necropolítica, bem como a negação desses elementos por parte da população mundial e brasileira, exigem um novo mapa dos posicionamentos políticos e epistemológicos. Dialogando com a epistemologia política de Bruno Latour e com as Epistemologias do Sul, apresentamos uma reflexão sobre como a área de Educação em Ciências pode se articular para dar conta das questões que se impõem na contemporaneidade. Defendemos, nesse trabalho, concordando com Latour, que a Educação em Ciências precisa 'aterrar' e que, para isso, é necessário se aliar diplomaticamente aos atores do antigo eixo 'absolutista / relativista'. Diferentemente de Bruno Latour, entretanto, defendemos que o protagonista no Antropoceno não será mais a Europa, mas o Sul político e epistemológico do mundo, e a educação em ciências brasileira pode ter papel crucial nesse movimento.
  • A língua absolvida: as palavras das crianças nas aulas de ciências

    Almeida, Sheila Alves; Aguiar Junior, Orlando Gomes; Lima, Maria Emília Caixeta de Castro (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-09-24)
    Resumo Este trabalho tem como objetivo compreender as interações discursivas produzidas pelas crianças em uma aula de Ciências, sem a intervenção da professora, em uma situação de trabalho em grupo. Para tanto, foi analisado um episódio de uma aula em que quatro crianças respondem a questões de um questionário sobre o processo de fermentação. A metodologia escolhida tem como pressuposto a tese de que os sujeitos aprendem na interação com o outro, mediados pela linguagem. Os dados foram analisados a partir de categorias propostas por Mercer e Littleton acerca da aprendizagem colaborativa, em trabalho desenvolvido em aulas de ciências em uma classe de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. No corpus analisado, a conversa exploratória se manifesta, sobretudo, nas interações entre professora e crianças nas aulas, durante a abertura de um novo tema.
  • Evidências de validade da escala de atitudes de estudantes do ensino superior frente à estatística - EAEst

    Sarti, Aline Giovana; Vendramini, Claudette Maria Medeiros; Camilo, Camila Cardoso (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-09-24)
    Resumo O objetivo desta pesquisa foi averiguar as evidências de validade para a Escala de Atitudes frente à Estatística - EAEst. Este instrumento avalia as atitudes perante a Estatística a partir de um modelo tridimensional, que considera o conhecimento sobre a matéria (cognitivo), expressa um sentimento (afetivo) e um comportamento (comportamental). Para este fim, foi utilizada a EAEst, Likert de 5 pontos, com 24 itens. Participaram deste estudo 277 estudantes de ensino superior de ambos os sexos, com idades entre 18 e 54 anos (M = 24,1 e DP = 5,8). A fim de verificar a consistência interna do instrumento foi utilizada a Análise Fatorial Confirmatória, que sugeriu um modelo observável semelhante ao modelo teórico das atitudes. A confiabilidade foi verificada por meio do alfa de Cronbach (α = 0,908). Os resultados indicaram propriedades psicométricas satisfatórias. Sugere-se que estudos posteriores utilizem outros tipos de evidência de validade, como a de critério, e metanálises.
  • Conceitos de Força Manifestos nas Falas de Professores de Física

    Martins, Milene Rodrigues; Neves, Marcos César Danhoni; Gardelli, Daniel (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-05-19)
    Resumo: O presente artigo tem por finalidade investigar como o conceito de força é abordado no discurso de professores universitários de Física de uma instituição pública do norte do Paraná, com ênfase em sua dimensão histórica, especialmente entre os séculos XVII e XVIII. Para atender a esse objetivo foram adotados os pressupostos da pesquisa fenomenológica, com o intuito de encontrar indícios de como se deu a construção destes conceitos e, de maneira indireta, entender como e se a História da Física está presente em suas práticas didáticas. Ao fim das análises, pode-se identificar que a versão que é sucintamente difundida na maioria das concepções dos docentes refere-se a uma abordagem essencialmente direcionada à mecânica newtoniana, que suplanta indevidamente as contribuições de seus predecessores e sucessores.
  • Understanding Mathematics Contents as a way to Change Pedagogical Activities of Preservice Teachers

    Silva, Maria Marta da; Cedro, Wellington Lima (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-05-19)
    Abstract: This article aims to investigate the changes occurred in the pedagogical activity of preservice Mathematics teachers as they understand the Mathematics content as one of the elements composing their activity. The research methodology used was of a formative experiment. The sample comprised ten preservice teachers. Among the recorded results, it is important to highlight the awareness that contents must be seen as a set of scientific knowledge about a given discipline, in our case, Mathematics. These contents are socially and historically constituted; they must be the product of human social and historical experiences, which are essential for individuals’ development during teachers' pedagogical activities.
  • Abordagens para a temática ambiental em cursos de licenciatura em Física

    Leite, Danielle Aparecida Reis; Silva, Luciano Fernandes (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-10-04)
    Resumo Neste trabalho objetivamos investigar as possibilidades para a abordagem da temática ambiental em cursos de licenciatura em Física. Para tanto, inspirados pelos procedimentos da Análise de Conteúdo, analisamos os projetos pedagógicos de quinze cursos de licenciatura em Física oferecidos por instituições públicas de ensino superior localizadas no estado de São Paulo. Nesta análise selecionamos 70 disciplinas obrigatórias e 8 optativas, que foram organizadas em dois grupos: um que explora a inserção da temática ambiental na educação básica e visa preparar o professor para a abordagem do tema em aulas de Física, outro que analisa e descreve o meio ambiente, os fenômenos naturais e os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento tecnológico. Todos os cursos analisados possuem, ao menos, uma disciplina que aborda aspectos da temática ambiental e, por proporem abordagens diversificadas, destacamos diferentes possibilidades para o tratamento do tema na formação inicial de professores de Física.
  • Thinking and acting ‘outside the box’: digital game and production of pedagogical affectations in teacher training

    Lima, Marcio Roberto de; Nascimento, Silvania Sousa do (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-10-04)
    Abstract In this article we track the effects of incorporating digital games to the initial teachers training in Physics during a course at a Brazilian public university. To this purpose, we used the production of empirical data from field observations and the preparation of reports by students during our Research-Action. We systematized our sources of information using open coding in the ATLAS.ti software and this result was discussed under the contributions of the Actor-Network Theory of Bruno Latour and collaborators. In our analysis, we identified the affectation of the pedagogical meanings of future teachers related to digital games and their incorporation into a proposal for teaching Physics.

View more