Ciência & Educação is a quarterly journal, with issues in March, June, September and December and its purpose is to publish original scientific articles in the areas of science education, mathematics education and related subjects. The abbreviated title of the journal is Ciênc educ.

News

The Globethics.net library contains vol. 5(1998) no.2 to current.

Recent Submissions

  • O Retrato Sociológico como método investigativo em pesquisas brasileiras nas áreas de Educação e de Ensino: uma revisão de teses publicadas entre 2011 e 2020

    Dias, Guilherme; Gauche, Ricardo (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-11-29)
    Resumo: O Retrato Sociológico é caracterizado como um dispositivo teórico-metodológico biográfico que se vale de narrativas orais e outras manifestações de um ator social para a reconstrução do patrimônio de disposições desse ator, com o intuito de compreender como o social é por ele incorporado. Entre 2011 e 2020, algumas pesquisas brasileiras utilizaram essa metodologia para compreender a influência das disposições nas trajetórias escolares, nas práticas de leitura de indivíduos, do bilinguismo e na construção das identidades profissionais docentes. Para melhor compreender como se deu o uso desse instrumento metodológico, este artigo apresenta uma revisão de teses publicadas no Brasil naquele período. O levantamento nos permite concluir que o uso do Retrato Sociológico, como parte do método de pesquisa, contribui com um novo olhar sobre a maneira como o social é apreendido pelo indivíduo, seja ele estudante ou professor.
  • Percepção e paisagem no cotidiano de escolas inseridas em paisagens rurais e urbanas

    Santos, Wallace Ancelmo dos; Sartorello, Ricardo (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2019-12-20)
    Resumo: O estudo identificou a percepção sobre meio ambiente de alunos de quatro escolas localizadas em paisagens culturais, rurais e urbanas. Na percepção dos alunos, identificada por meio de mapas mentais, há predomínio significativo de elementos naturais, bióticos e abióticos, indicando que possuem uma percepção naturalista sobre meio ambiente. Os alunos demonstram perceberem os elementos paisagísticos característicos do entorno da escola e da cidade: árvores, serras/morros/montanhas, rios e lagos/represas, evidenciando a influência da paisagem da cidade na percepção sobre meio ambiente apresentada por eles. A percepção da paisagem local, expressa pela presença desses elementos, é uma forma de leitura da paisagem construída pelos alunos a partir das experiências cotidianas com a paisagem da cidade, e, dessa forma, apresenta-se como uma alternativa a ser utilizada pelos professores para a educação ambiental a partir da leitura da paisagem em que as escolas estão inseridas.
  • As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática

    Fleira, Roberta Caetano; Fernandes, Solange Hassan Ahmad Ali (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-11-29)
    Resumo: Por meio deste artigo busca-se compreender o sentido que quatro professoras da Educação Básica, que atuam com aprendizes pertencentes ao público-alvo da Educação Especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atribuem ao termo inclusão e analisar as práticas pedagógicas em suas aulas de Matemática. A metodologia adotada foi o estudo de caso e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, gravadas em áudio. Neste estudo, a concepção de inclusão aparece de duas formas: como processo e como produto. A proposta consistiu em, a partir das transcrições das entrevistas e por meio da análise de discurso, analisar as crenças epistemológicas e as ações pedagógicas desencadeadas pelas professoras em suas salas de aula para a inclusão de alunos com TEA. Os resultados permitiram perceber que, mesmo em diferentes níveis, todas têm expectativas a respeito da aprendizagem dos seus alunos e acreditam no potencial deles, indiferentemente da especificidade de cada um.
  • A Emergência das Noções de Formação, Livro Didático e Ambiental na Educação em Ciências

    Schnorr, Samuel Molina; Pietrocola, Maurício (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-07-30)
    Resumo: Nesta investigação analisamos a emergência dos mecanismos discursivos e argumentativos utilizados por pesquisadores brasileiros para abordar as noções de formação, livro didático e ambiental em artigos de educação em ciências publicados nos últimos 25 anos (1994-2018). A partir de um banco de dados com 3014 artigos que abordam o ensino de ciências, selecionamos os textos que continham uma dessas noções. Construímos redes semânticas a partir de ferramentas da análise do discurso para selecionar 10 textos de cada noção (30 no total), a partir das unidades com maior frequência. Os resultados indicaram a existência de um estranhamento no discurso dos pesquisadores, como se cotejassem o papel da pedagogia na educação em ciências. As pesquisas analisadas sugerem um enfrentamento a uma visão cientificista da área e uma ausência dos saberes educacionais em temáticas do ensino de ciências. As problematizações que estão sendo adicionadas na área pelos pesquisadores são influenciadas, sobretudo, pela presença do discurso pedagógico.
  • Discursos para Reexistência no Ensino de Ciências: de Baco Exu do Blues a Malcolm X

    De-Carvalho, Roberth (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-07-30)
    Resumo: O repertório de linguagens hegemonicamente institucionalizado constitui conhecimento científico e tecnológico que produzem variados sentidos de interesse social. Ressignificados por sensos, signos e gestos na escola, esses conhecimentos se transpõem em narrativas que atravessam o ensino de ciências, podendo efetuar a dessubjetivação do Outro, ao promoverem formações discursivas homocêntricas: relações tecnocientíficas para um projeto utilitarista de sociedade. Neste ensaio discutimos relações outras de linguagens, em espaços-tempos afro-latinos e afro-americanos, por meio de transições de linguagens contra-hegemônicas para a educação política, através do ensino de ciências. Buscamos condições de produção de reexistência para o ensino de ciências, por meio da análise de discurso de linha franco-brasileira, na composição musical A pele que habito, do rapper afro-latino Baco Exu do Blues, e no discurso The ballot or the bullet, do ativista afro-americano Malcolm X.
  • Tecnologias Assistivas no Ensino de Física para Alunos com Deficiência Visual: um estudo de caso baseado na audiodescrição

    Santos, Priscila Valdênia dos; Brandão, Gisllayne Cristina de Araújo (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2020-10-21)
    Resumo Este trabalho apresenta um estudo sobre o uso da audiodescrição como tecnologia assistiva incorporada ao processo ensino-aprendizagem de física para um aluno do ensino superior com deficiência visual. Após a inserção de alguns tipos de tecnologias assistivas, observou-se que a barreira comunicacional persistia, impedindo o estudante de entender plenamente o conteúdo, resultando em grande dependência dos seus colegas e da tutora presencial. Assim, o objetivo da pesquisa é verificar como a audiodescrição incorporada ao contexto educacional pode contribuir para o aprendizado de física dos estudantes universitários com deficiência visual. Após o acompanhamento de cada etapa, em que diferentes tecnologias assistivas foram utilizadas, realizou-se a coleta de dados qualitativos, mediante aplicação de um questionário semiestruturado com o discente e sua tutora. A análise demonstrou que a audiodescrição proporcionou ao aluno uma maior autonomia e acentuada melhora em seu rendimento acadêmico, favorecendo condições para o exercício de sua cidadania plena.
  • Impactos da robótica no ensino básico: estudo comparativo entre escolas públicas e privadas

    Andriola, Wagner Bandeira (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-10-18)
    Resumo: Objetivou-se avaliar familiaridade e expectativas de alunos do Ensino Fundamental de escolas particulares e públicas acerca da Robótica Educacional, compreendida como estratégia de ensino de caráter interdisciplinar, desafiadora e lúdica, voltada a promover a aprendizagem de conceitos curriculares. Empregou-se amostra de 161 alunos cursando da 6ª à 9ª séries, com idades entre 10 e 17 anos. Os resultados indicaram que a expressiva maioria dos alunos opinou (i) ser muito relevante ter um laboratório destinado ao ensino da Robótica Educacional; (ii) estar muito motivado para novos aprendizados; (iii) ter muita curiosidade para desenvolver autômatos; (iv) considerar importante a Robótica para o aprendizado de outros conteúdos curriculares e para incentivar o trabalho em grupo com colegas de classe. Portanto, a introdução da Robótica Educacional em processos de ensino de áreas e disciplinas mais ‘duras’, possibilitará incrementar nos alunos a motivação, a curiosidade e a aprendizagem de conteúdos curriculares das ciências básicas.
  • Revisão Sistemática da Educação Matemática para Estudantes Cegos: a importância das STEAM nos currículos escolares

    Prado, José Enrique Llamazares de; Arias-Gago, Ana Rosa (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-05-19)
    Resumo: O objetivo deste trabalho é examinar o conhecimento de matemática em estudantes com deficiência visual, por meio de uma revisão sistemática, propondo análises sobre a relação da matemática com o uso das TIC e sua adaptação à educação, por intermédio de 416 artigos, com uma seleção final de 37 artigos, no período de 1998 a 2020. O estudo foi realizado utilizando-se nove bases de dados: ScienceDirect, 1Findr, Dialnet, Eric, Redalyc, Scopus, Google Scholar, Teacher Reference e Web of Science. Na metodologia, a revisão sistemática foi efetuada com o gerenciador Mendeley, para o armazenamento das referências. Os resultados mostram a necessidade de cooperação família e escola, e a integração das disciplinas no modelo STEM. A discussão e a conclusão destacam a importância do desenvolvimento matemático entre os estudantes para melhorar o processamento do pensamento e a resolução de problemas.
  • Frankenstein: quando a Ficção Científica questiona a Ciência

    Conceição, Verônica Alves dos Santos; PORTO, Cristiane de Magalhães; Couto, Edvaldo Souza (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2020-10-26)
    Resumo: Com suporte no romance Frankenstein, de Mary Shelley, o artigo defende a aproximação entre dois campos do saber, o literário e o científico, por meio da narrativa de ficção científica. O objetivo é discutir a relação ficção/Ciência onde a Literatura problematiza a Ciência a partir das relações socioculturais. O método usado foi o da pesquisa bibliográfica, de cunho revisão bibliográfica. Como resultado constatamos que a Ciência pode utilizar-se da Literatura para antever os possíveis desdobramentos sociais de decisões científicas e a ficção científica se singulariza por averbar o direito de indagar a Ciência e os avanços tecnológicos que marcam a existência humana. Concluímos que reconhecer a relação estreita entre ficção e Ciência induz a recolocá-la na condição de potencializadora de reflexão sobre o papel da intervenção científica no mundo.
  • Intencionalidade das Ações Pedagógicas à Desconstrução de Estereotipias de Gênero nas Aulas de Ciências Naturais

    Almeida, Ester Aparecida Ely de; Franzolin, Fernanda; Maia, Roberta Assis (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2020-10-21)
    Resumo o objetivo deste trabalho foi identificar na literatura e investigar as orientações à ação docente que promovam a maior interação das meninas nos temas das ciências naturais. Pautadas nesses intuitos, foram elaboradas as seguintes categorias de ação: evitar exemplos sexistas, apresentar referências femininas nas ciências naturais, distribuir equitativamente as perguntas, distribuir equitativamente o tempo de fala. Tais categorias orientaram as práticas de ensino das mediadoras, em um projeto de extensão, para meninas e meninos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os registros avaliativos do projeto, analisados quantitativamente e qualitativamente, forneceram dados para esta pesquisa. Nessas práticas, as mediadoras propiciaram a interação mais equitativa das crianças e criaram referenciais sobre as mulheres cientistas nas ciências naturais aos participantes. Nossos resultados evidenciam que as intencionalidades nas ações das mediadoras subsidiaram atividades com potencial de promover o interesse e a participação das meninas nos assuntos relacionados às ciências naturais.
  • Educação Ambiental em Escolas Municipais de Diadema, SP: estudo de características e práxis

    Colagrande, Elaine Angelina; Farias, Luciana Aparecida; Bitencourt, Ana Luisa Vietti; Leite, Luiz Omir de Cerqueira (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-05-19)
    Resumo: A partir da percepção de que a sociedade do século XXI vem enfrentando muitos problemas socioambientais e que, considerando esse contexto, a educação ambiental (EA) torna-se uma prática essencial, esta pesquisa buscou entender a relação que a população de escolas públicas municipais da cidade de Diadema, região metropolitana de São Paulo, estabelece com o conhecimento no que tange ao meio ambiente e à EA, por meio de ações e projetos desenvolvidos nesses espaços. Esta pesquisa, de abordagem mista, utilizou análise documental e aplicação de questionário, a fim de identificar as características de EA presentes nos projetos e ações das escolas, de forma a inferir sobre seus efeitos no entendimento das questões socioambientais constantes em nossa sociedade. A partir dos resultados, foi possível refletir sobre caminhos que auxiliem futuras práticas nessas instituições.
  • Representações Sociais do Meio Ambiente: Implicações em Abordagens de Educação Ambiental sob a Perspectiva Crítica com Alunos da Primeira Etapa do Ensino Fundamental

    Vittorazzi, Dayvisson Luis; Gouveia, Daniele da Silva Maia; Silva, Alcina Maria Testa Braz da (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2020-10-26)
    Resumo: Amparado pelo referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, com atenção especial a sua abordagem estrutural, o presente trabalho trouxe como objetivo identificar o conteúdo e a organização das representações de Meio Ambiente construídas por um grupo de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal no Estado do Espírito Santo. Sinaliza, ainda, sua relevância quando no interesse de aplicação de propostas de trabalho pedagógico sob o foco da Educação Ambiental Crítica. Por meio de técnicas aplicadas à Teoria do Núcleo Central foi possível compreender que a representação dos alunos se ordena em torno de elementos que se relacionam a visões naturalistas, conservacionistas e antropocêntricas-utilitaristas de meio ambiente. As análises permitiram inferir algumas relações dessas representações com estratégias no sentido de promover uma visão articulada de caráter globalizante, onde o meio é integrado pelo ambiente e pela sociedade. Os resultados pretendem contribuir nas discussões acerca dos processos de Educação Ambiental sob a perspectiva Crítica.
  • Estágio com Pesquisa na Formação Inicial de Professores: transformação dos sentidos sobre a atividade docente

    Rabelo,Leandro de Oliveira; Abib,Maria Lucia Vital dos Santos; AZEVEDO,MARIA NIZETE DE (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-01-01)
    Resumo: Com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, analisamos as transformações dos sentidos de um licenciando em atividade de estágio supervisionado com pesquisa, sobre a atividade docente, em especial a aprendizagem dos alunos e a experimentação no Ensino de Física. Esse estágio, que visa articular teoria-prática na formação inicial de professores, foi realizado no contexto das disciplinas de Metodologia do Ensino de Física, oferecidas por uma universidade pública brasileira. Utilizamos dados do relatório de estágio e de uma entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que, inicialmente, o estágio não se caracterizava como uma atividade para esse sujeito, mas apenas uma ação necessária à conclusão da graduação, e seus sentidos se aproximavam de um ensino-aprendizagem transmissivo/receptivo. Contudo, no decorrer do processo formativo, foram elaborados novos sentidos sobre a atividade docente. Esses resultados reforçam a importância da pesquisa na realização do estágio supervisionado na formação inicial de professores.
  • La Exposición como Sustrato para la Educación Ambiental de un Museo de Historia Natural

    Rodríguez,Iván Borroto; Campos,Marília Andrade Torales (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-01-01)
    Resumen: Este artículo discute la presentación del medio ambiente y sus problemas en la exposición del museo de historia natural, así como analiza la presentación del medio ambiente y de problemas ambientales en el caso particular de la exposición del Museu Oceanográfico Univali, de Balneário de Piçarras, estado de Santa Catarina, en Brasil, como substrato para la educación ambiental de sus públicos. Para tal propósito, se desarrolló una investigación en el marco del paradigma cualitativo-interpretativo. Como resultado fue posible identificar a la exposición como una acción de educación ambiental de carácter conservacionista en el marco de un abordaje conductista.
  • O Show da Luna como Gênero Mediador de Educação Científica

    Santana,Bruno Reis; Silva,Wagner Rodrigues; Freitas,Mirella Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-01-01)
    Resumo: Este artigo relata uma investigação de natureza documental, realizada no campo de estudos interdisciplinares da Linguística Aplicada. O objeto de pesquisa é a animação O Show da Luna, aqui categorizada como gênero emergente desenho animado científico educativo. O objetivo geral foi discutir as representações de ciência e analisar as funções pedagógicas que a animação pode assumir para mediar práticas e educação científica de crianças, especialmente abrangendo as humanidades como ciência legítima. Focalizou-se a ciência da língua(gem), que perpassa por todas as demais áreas científicas, construindo-as, mediando suas produções e comunicações. Por isso, a pesquisa resultou também na proposição de roteiros alternativos para a animação, visando-se a formação pela pesquisa em língua portuguesa na Educação Infantil.
  • Relações entre a Compreensão de Leitura, Resolução de Problemas de Raciocínio Quantitativo e Funções Executivas

    Assis,Évelin Fulginiti de; Nogues,Camila Peres; Corso,Luciana Vellinho; Dorneles,Beatriz Vargas; Corso,Helena Vellinho (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-01-01)
    Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar as relações entre o desempenho em tarefas de resolução de problemas de raciocínio quantitativo, de leitura e de funções executivas em alunos de quinto ano do Ensino Fundamental. Além disso, foi verificada a presença do efeito de consistência, relacionado à concordância entre a linguagem do enunciado e a operação a ser utilizada nos problemas matemáticos. Os resultados evidenciaram relações (correlação de Spearman) entre as tarefas de: resolução de problemas, reconhecimento de palavras e compreensão de leitura, apontando para o importante papel da realização de inferências. Também foram encontradas correlações significativas entre as medidas de funções executivas, de compreensão de leitura e de resolução de problemas, com destaque para a memória de trabalho. O efeito de consistência foi encontrado (comparação de Wilcoxon), demonstrando que problemas cuja linguagem é consistente com a operação envolvida são mais fáceis de resolver do que os de linguagem inconsistente.
  • O Princípio da Incerteza de Heisenberg pelo Texto Teatral Copenhagen

    Silva,Henrique César da; Barros,Mayara de Almeida (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2021-01-01)
    Resumo: Analisamos o texto da peça teatral Copenhagen, de Michael Frayn, uma conversa pós-morte entre Heisenberg, Bohr e sua esposa Margrette, baseada no encontro dos cientistas em 1941. Envolve os princípios da incerteza e da complementaridade e a participação de Heisenberg na possível construção da bomba atômica alemã. Como dispositivo de análise mobilizamos elementos da dramaturgia, como conflito, gênero drama/épico, indicações cênicas, dramático/pós-dramático, em seus efeitos de sentido sobre incerteza, dando visibilidade a aspectos materiais desse texto. O princípio de Heisenberg aparece como inspiração para o eixo central de uma estrutura textual que produz diferentes sentidos de incerteza, ligados, metaforicamente, a elementos do princípio da incerteza da Teoria Quântica, produzindo um deslocamento das entidades da microfísica para entidades humanas. Limites epistêmicos associados à ontologia das entidades se transformaram em supostos limites para julgamentos ético-morais. Discutimos implicações para a educação em ciências são discutidas, e apresentamos apontamentos para futuras pesquisas.
  • Entre Facas e Motosserras: problematizando práticas de pesquisa com História Oral

    Martins-Salandim,Maria Ednéia; Silva,Karina Aparecida da (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2020-01-01)
    Resumo: O objetivo desse artigo é discutir práticas de pesquisa com a metodologia da História Oral no campo da Educação Matemática, a partir de problematizações decorrentes de uma pesquisa de mestrado. Essa metodologia, mobilizada mundialmente, foi difundida no Brasil por volta dos anos de 1970 e no campo da Educação Matemática no início dos anos 2000, com a criação do Grupo História Oral e Educação Matemática. Ainda que alguns procedimentos sejam comuns nas pesquisas que se valem da História Oral - gravação, textualização, cessão de direitos - o modo como ela é praticada articula-se com questões e necessidades de cada pesquisa. Na trajetória dessa pesquisa aqui em tela a metodologia não foi dada a priori, como mera técnica para produção de dados - nem faca, nem motosserra - como o professor Wagner Valente nos provocou, mas foi construção pautada em práticas de antecessores que exigiu estudo, atenção, respeito e sensibilidade.
  • A Pesquisa na Formação de Professores de Física: as produções da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período 2012-2017

    Dias,Néryla Vayne Alves; Gomes,Alberto Albuquerque; Raboni,Paulo César de Almeida (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2020-01-01)
    Resumo: Este estudo refere-se a uma pesquisa bibliográfica que teve como objetivo identificar os direcionamentos das pesquisas em nível de mestrado e doutorado no campo da formação de professores de física, disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, no período de 2012 a 2017. O corpus de análise se constituiu dos resumos, com busca realizada a partir das palavras-chave ensino de física e formação de professores, tendo como aporte teórico a análise do discurso bakhtiniana. Nossos resultados indicam que as pesquisas vinculadas à formação do professor de física priorizam investigações na formação inicial. No campo da formação continuada mostram-se, prioritariamente, como iniciativas pontuais. Notamos que os pesquisadores se dirigirem ao interlocutor professor a partir de falas autoritárias e prescritivas, indicando como deve ser feito o seu trabalho. Todavia, as parcerias de trabalho de reflexão das possibilidades de superação dos desafios locais permanecem tímidas.
  • A Relação entre o Ensino de Ciências da Natureza e a Formação da Concepção de Mundo à luz da Psicologia Histórico-Cultural

    Zocoler,Juliane Cristina; Sforni,Marta Sueli de Faria (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., 2020-01-01)
    Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com a finalidade de investigar como o ensino de Ciências de Natureza pode contribuir para o desenvolvimento psíquico e de uma concepção de mundo materialista, histórica e dialética dos estudantes, denominada de concepção de mundo para si. Com base em aportes da Teoria Histórico-Cultural, foi elaborado um experimento didático, desenvolvido em uma turma de 7º ano de um colégio do estado de São Paulo. O experimento didático revelou alguns princípios didáticos que se mostraram favoráveis à promoção da aprendizagem conceitual dos estudantes na perspectiva do desenvolvimento de uma forma teórica de ver, pensar e explicar os fenômenos do mundo, quais sejam: o uso de situações-problema, as discussões coletivas, a elaboração de um modo geral de ação e a leitura dialogada de textos científicos.

View more