Educação & Realidade main objective is the dissemination of scientific production in education and encouragement of academic debate for the production of new knowledge. It also aims at the expansion of analytical tools in order to expand the borders of thinking and practice in education. Educação & Realidade publishes articles – based in theoretical studies, research, reflections on concrete practices and current or controversial debates – related to various areas in the field of education and their interfaces with the arts, philosophy, letters, social sciences and humanities. The texts published in Educação & Realidade, in Portuguese, Spanish or English, offer a perspective that contributes to the discussion and advancement of the ways the themes have been currently treated in the field of education. The plurality of theoretical perspectives is one of the pillars of the editorial policy of Educação & Realidade, as evidenced by its history of leadership in proposing burning issues in education. The journal aims to serve as a central vehicle for not only the knowledge and research that are already consolidated, but also for innovative perspectives in terms of methodology and for texts that offer alternatives to established models in the area.

News

The Globethics library has articles of Educação & Realidade as of vol. 37(2012) to current.

Recent Submissions

  • Infância e Microações Afirmativas em Contextos Significativos

    Ferreira, Edmilson dos Santos; Vieira, José Jairo (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2022-01-21)
    RESUMO Este artigo tem por objetivo compreender como as crianças em idade pré-escolar constroem as suas relações étnico-raciais em uma creche universitária na cidade do Rio de Janeiro. Considera-se neste estudo três dimensões que emergiram da pesquisa: as microações afirmativas expressivas registram a autoexpressão das crianças; as microações afirmativas inclusivas consideram a participação das crianças negras e não negras em situação de inclusão e as microações afirmativas formativas tratam do desenvolvimento profissional docente. A pesquisa aponta para a importância das microações afirmativas no desenvolvimento de práticas sociais antirracistas e pretende contribuir para os estudos da infância e para educação das relações étnico-raciais.
  • Estratégias e Visões Familiares na Escolarização de Jovens Atletas

    Correia, Carlus Augustus Jourand; Soares, David Gonçalves; Soares, Antonio Jorge Gonçalves (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2022-03-23)
    RESUMO Estratégias e Visões Familiares na Escolarização de Jovens Atletas1. O artigo descreve as estratégias de escolarização utilizadas pelas famílias de jovens atletas do futebol e como estas se relacionam com a instituição escolar. Os resultados mostram que as famílias e os atletas secundarizam a escolarização em benefício do futebol. Para isso, buscam estratégias e instituições de ensino que flexibilizam as obrigações escolares. Suas ações partem de uma ideia de que a escolarização possui um tempo mais elástico do que a profissionalização no esporte. Tal concepção cria tensões e estigmas sobre os atletas e suas famílias na escola e evidenciam que, no plano institucional, tanto escola quanto clube estão pouco estruturados para as demandas de uma formação híbrida de estudantes-atletas.
  • Empresariamento da Formação Docente para a Educação Especial

    RIBEIRO, LUANA LEAL; Silva, Renata Maldonado da (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2022-03-23)
    RESUMO Empresariamento da Formação Docente para a Educação Especial. Após a extinção da habilitação em Educação Especial no curso de Licenciatura em Pedagogia no ano de 2006, a formação inicial docente para atuação nessa modalidade passou a ser oferecida por meio da licenciatura em Educação Especial. Com o objetivo de traçar um panorama da disponibilização das Instituições de Ensino Superior que ofertam a referida licenciatura, foram realizadas análises documentais que evidenciam a expansão desse curso, principalmente a partir do ano de 2008, em instituições privadas e na modalidade a distância. Os resultados demonstram que esse processo se a ncora no discurso da democratização do acesso ao ensino superior, contribuindo para consolidar o processo de empresariamento da formação docente para atuação na Educação Especial.
  • Dentro ou Além da Universidade? Experiências de ensino superior alternativo

    McCowan, Tristan; Dietz, Gunther (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2022-02-16)
    RESUMO Apesar de um importante processo de expansão e crescimento, as instituições de ensino superior em todo o mundo ainda enfrentam a exclusão, a discriminação e a desigualdade no que diz respeito às comunidades e povos sub-representados e desfavorecidos, seus conhecimentos e suas línguas. Neste texto, apresentamos brevemente alternativas contemporâneas ao ensino superior regular, que – algumas dentro das universidades existentes, outras além das estruturas convencionais de ensino superior – estão trabalhando contra a corrente para resolver essas falhas. Ao apresentar os estudos de caso das universidades alternativas, interculturais, indígenas, descoloniais, cooperativas e/ou de movimentos sociais que compõem esta seção temática, identificamos tendências institucionais e organizacionais, questões temáticas e contribuições teóricas emergentes, com o objetivo de aprofundar a compreensão da orientação e do papel dessas instituições, seus impactos e os desafios enfrentados.
  • O Brasil Respeita o Direito dos Povos Indígenas à Educação Superior? Demanda, oferta e ensaios alternativos em São Gabriel da Cachoeira/AM

    Pellegrini, Diana de Paula; Ghanem, Elie; Góes Neto, Antônio Fernandes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2022-02-16)
    RESUMO Abordamos a reivindicação indígena por educação superior no Brasil, um direito ambicionado mas de reconhecimento ausente na lei e na opinião pública. Interpretando essa demanda à luz do direito humano à educação ao longo da vida e na perspectiva da descolonização orientada pelo protagonismo intelectual indígena contemporâneo, traçamos um panorama exploratório das oportunidades de educação superior em São Gabriel da Cachoeira (noroeste amazônico), detendo-nos sobre duas licenciaturas que ensaiam modelos alternativos. Apontamos como o acesso de indígenas gradualmente tensiona a universidade hegemônica, ainda que a oferta, confirmando nossa hipótese, não esteja à altura da significância demográfica e política da demanda dos povos originários.
  • A Formação de Educadoras/es no Contexto da Diversidade Socioterritorial do Campo

    Schwendler, Sônia Fátima; Santos, Aline Nunes dos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2022-02-16)
    RESUMO A Educação do Campo tem aberto algumas fissuras para o reconhecimento da diversidade epistêmica e a decolonialidade da formação de educadoras/es para as escolas do campo. A análise toma por base o desenvolvimento de uma proposta curricular original – a Licenciatura em Educação do Campo (LECAMPO), da Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, que é organizada em diferentes territórios/turmas para viabilizar o acesso das comunidades assentadas, quilombolas, indígenas, ribeirinhas, de agricultores familiares à educação superior. A pesquisa empírica envolveu observações e entrevistas com educadoras/es e estudantes, por meio da metodologia da história oral/história de vida, em quatro turmas da LECAMPO, nos municípios da Lapa, Cerro Azul, Adrianópolis e Matinhos. O estudo infere que a inserção da Universidade no contexto da diversidade socioterritorial do campo, a partir da pedagogia da alternância e da itinerância, tem ressignificado a lógica e a epistemologia da formação docente.
  • Experiências em Ensino Autônomo de Artes no Reino Unido, 2010-até o presente

    Hudson-Miles, Richard (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2022-02-16)
    RESUMO Este artigo examina e contextualiza criticamente a recente onda de escolas de arte autônomas fundadas no Reino Unido a partir da Independent Review of Higher Education Funding
  • Territorialidad y Neoliberalismo: el caso de la Universidad Estatal de Aysén en Chile

    Fierro, Francisco Durán del; Tumanoff, Roxana Pey (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2022-02-16)
    RESUMEN Este artículo reflexiona sobre la experiencia de la Universidad de Aysén como subversidad. Para ello, analizamos cómo la Universidad ha traducido las políticas nacionales y las expectativas de la comunidad local en prácticas institucionales orientadas a concretar el proyecto territorial. Así, en primer lugar, exploramos la imposibilidad de la Universidad de convertirse en subversidad en función de las tensiones que derivan de las políticas de mercado. En segundo lugar, indagamos en la posibilidad de la subversidad a partir de la constitución del Consejo Social. Este análisis nos permite concluir que la Universidad contiene una promesa que descansa en la capacidad del Consejo Social de repensar los principios fundantes de la Universidad.
  • Ambientes Esculpidos em Narrativas de Infância

    Guimarães, Leandro Belinaso; Karam, Heloísa (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2019-11-25)
    Resumo: O presente artigo deriva-se de uma dissertação de mestrado em Educação, inspirada nos Estudos Culturais em seu encontro com a Educação Ambiental, voltada a pensar sobre como narrativas de infância nos ensinam modos de viver e se relacionar com os ambientes que nos enredam. No artigo discutimos como objetos afetivos da infância disparam histórias. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com sujeitos que, quando crianças, habitaram uma cidade litorânea de Santa Catarina. Suas falas foram gravadas e transformadas em narrativas, que esculpem ambientes no próprio momento de sua invenção. Narrativas grafadas em palavras escritas e em imagens, que tornam vivos os objetos afetivos da infância, contando um pouco sobre um tempo, um lugar.
  • Wittgenstein, Pesquisa Educacional e a Captura da Ciência

    Smith, Richard (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2020-10-26)
    Resumo: O autor discute a importância do pensamento de Wittgenstein para a relativização da atitude científica na filosofia da educação, particularmente quando as ciências sociais tendem a seguir o modelo das ciências duras em suas atividades de pesquisa.
  • Wittgenstein, Terapia e Educação Escolar Decolonial

    Miguel, Antonio; Tamayo, Carolina (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2020-10-26)
    Resumo: Partindo-se da convicção de que o conjunto da obra de Wittgenstein - que tem como marco decolonial emblemático de partida a crítica terapêutico-gramatical que ele dirige à obra monumental do antropólogo escocês James George Frazer, intitulada O ramo de ouro - pode ser visto, não propriamente como uma filosofia ou uma nova filosofia, mas como um filosofar (auto)terapêutico acerca de um conjunto de problemas que a tradição escolar denominou ‘filosóficos’ - dentre eles, o problema básico da linguagem que, para ele, não constitui um problema entre outros, mas a condição para o filosofar e, por extensão, para a desconstrução filosófica ou verbalista dos demais problemas -, o propósito deste artigo é caracterizar e descrever terapeuticamente o que vemos como o aspecto decolonial desse filosofar. Para isso, levaremos ao divã, constitutindo-o como uma doença passível de ser tratada por uma atitude terapêutico-gramatical, o próprio problema da colonialidade que vem orientando a educação escolar global desde a constituição dos sistemas nacionais de escolarização, a partir do século XIX. Sob esta perspectiva, temos assumido e praticado a crença de que uma escrita (auto)terapêutica deve ser também uma escrita (auto)decolonial. Assim, optamos por escrever este artigo segundo um gênero dialógico polifônico, que é também uma das características do modo terapêutico de LW filosofar. Especificamos as autorias das vozes que participam do diálogo pelas iniciais do nome e sobrenome de seus autores, de modo que Ludwig Wittgenstein aparecerá como LW. Já as nossas vozes serão referenciadas por HW e WH, o que, intencionalmente, não as distinguem.
  • Currículo [de matemáticas]: una problematización de la dicotomía teoría/práctica desde un territorio chocoano

    Charry, Óscar; Jaramillo, Diana; Tamayo, Carolina (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2020-10-26)
    Resumen: En este artículo problematizamos las relaciones entre teoría y práctica (teoría/práctica) en el campo del currículo [de matemáticas] desde y para un territorio indígena colombiano. Relaciones que, en términos curriculares, son vistas como un problema, toda vez que parecen ser jerárquicas. Este artículo es derivado de una investigación doctoral en curso; estudio en el que asumimos una actitud terapéutico deconstruccionista para la conducción de investigaciones académicas, inspirada en los trabajos de los filósofos Wittgenstein y Derrida; a su vez, realizamos algunas articulaciones con los estudios foucaultianos, con el fin de pensar el currículo [de matemáticas]
  • Análise da Configuração Textual: uma aula de L. S. Vigotski

    Shimite, Amabriane da Silva Oliveira; Koga, Fabiana Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2020-10-19)
    Resumo: Pela análise do texto/aula O pensamento do escolar objetivou-se refletir sobre a síntese dos conceitos que constituem a Teoria Histórico-Cultural, com destaque para o desenvolvimento da consciência humana. O método para tal ação foi a análise documental e o procedimento de interpretação empregado foi a análise da configuração textual. Foram analisados aspectos do contexto histórico e da tradução, bem como a síntese de conceitos apresentada por Vigotski para professores em formação. A tentativa de esclarecer, exemplificar, contextualizar e demonstrar aos professores a necessidade de refletir sobre os conceitos da Teoria Histórico-Cultural na prática pedagógica explorou o pensamento conceitual no processo de desenvolvimento da criança.
  • Ordem, Limpeza e Germinação: regulação da vida nas escolas cívico-militares

    Roseiro, Steferson Zanoni; Gonçalves, Nahun Thiaghor Lippaus Pires; Rodrigues, Alexsandro (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2020-10-19)
    Resumo: Esse texto objetiva fabular as insurreições escolares onde a militarização é mais latente. No atual governo, as escolas cívico-militares tornaram-se modelo de ensino. Aliando o discurso de ordem e progresso à militarização escolar, faz-se prosperar uma imagem suja da escola pública atacando todos os corpos. Políticas conservadoras mais recentes investiram na higienização da vida realizada por elementos tensoativos. Eis as fabulações como resistência à militarização, cenas de pequenas insurreições no funcionamento da escola. Sobre o esfacelamento da vida, a pesquisa propõe pensar nas insurreições que ocorrem dentro das escolas como modo de valorizar as relações e os afetos tecidos entre corpos, ressaltando o caráter educativo de diferenciação infinito da vida.
  • Letramento Digital para Idosos: percepções sobre o ensino-aprendizagem

    Flauzino, Karina de Lima; Pimentel, Maria da Graça Campos; Batistoni, Samila Sathler Tavares; Zaine, Isabela; Vieira, Lilian Ourém Batista; Rodrigues, Kamila Rios da Hora; Cachioni, Meire (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2020-12-02)
    Resumo: Os programas de letramento digital para idosos propõem ampliar as habilidades e competências digitais, porém os conhecimentos sobre as abordagens metodológicas e de ensino nestas intervenções são escassos. O estudo objetivou verificar os fatores otimizadores no processo de ensino-aprendizagem em programas de letramento digital para idosos, a partir das percepções de alunos. Utilizando-se a técnica de análise de conteúdo, duas categorias principais foram identificadas entre as emissões de 278 participantes. Conclui-se que os aspectos humanos devem ser valorizados pelos instrutores no processo de ensino-aprendizagem para alunos idosos, principalmente, demonstrar as qualidades de ser paciente, calmo e atencioso.
  • Do Exílio Nacional à Cegueira Institucional: Mirela, uma criança congolesa

    Almeida, Maicon Salvino Nunes de; Santos, Mônica Pereira dos; Silva, Carine Mendes da (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2020-12-02)
    Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir a cegueira observada em uma instituição escolar pública fluminense a partir do acompanhamento do caso de uma criança refugiada congolesa. O estudo, qualitativo do tipo estudo de caso (Yin, 2010), caracterizou-se pela observação não participante da aluna ao longo de um mês na escola para a qual foi encaminhada, além de entrevistas com educadores e outros atores sociais. Para nossa análise, utilizamos a perspectiva Omnilética (Santos, 2013). Os resultados nos permitiram perceber que a escola em questão parece ter desenvolvido uma certa cegueira quando se trata de casos de inclusão de crianças refugiadas, a despeito das boas intenções de vários de seus profissionais.
  • Más allá de la Academia: estudios culturales y prácticas interculturales

    Mato, Daniel (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2019-11-25)
    Resumen: Los debates sobre la institucionalización de los Estudios Culturales y sus dimensiones políticas, éticas y epistemológicas fueron particularmente importantes durante la década de 1990, cuando el campo pasaba por una importante expansión transnacional impulsada por universidades y editoriales de Estados Unidos e Inglaterra, que crecientemente involucró a colegas e instituciones de diversos países europeos, asiáticos y latinoamericanos. Los debates se asociaban a menudo a la diversidad de genealogías y tradiciones intelectuales en juego. Dejando en segundo plano las diferencias entre esas diversas tradiciones intelectuales, este texto se centra en algunas dimensiones políticas, éticas y epistemológicas de hacer estudios culturales más allá de la academia, o bien dentro y fuera de la academia.
  • Políticas Culturales y Ciudadanía

    Yúdice, George Anthony (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2019-11-25)
    Resumen: El objetivo del presente artículo es, en un primer momento, presentar la evolución del concepto de ciudadanía cultural dentro del marco de los derechos humanos. Se explora la relación del concepto con otros, tales como desarrollo, comercio, multiculturalismo, descolonización. En un segundo momento, se aborda la inserción de la cultura en la economía creativa, las políticas para la cultura viva comunitaria y la ecología. Se pasa, igualmente, por la discusión acerca de las ciudades como territorios geográficos-sociales-culturales importantes para la constitución de políticas culturales de las más diversas órdenes a la población. Finalmente, se exploran iniciativas para compatibilizar el enfoque económico y social de la cultura.
  • Carneiro Leão and the Reform of Foreign Languages in Brazil (1930-1934)

    Chaguri, Jonathas de Paula; Machado, Maria Cristina Gomes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2019-11-28)
    Abstract: Carneiro Leão’s proposal for a reform in the teaching of foreign languagesat secondary school level, at the Colégio D. Pedro II, between 1930 and 1934, is analyzed. Results show that Carneiro Leão was in favor of a foreign language reform featuring an active and dynamic learning process within the context of engagement in the ideals of an active school. In fact, Carneiro Leão gave a new identity to the study of languages, ensuring a convincingly practical and useful teaching, without the disassociation of the characteristics of the Humanities for people who needed training for production means in the country’s commerce and industry.
  • Semiformação Literária: a instrumentalização da literatura na nova BNCC

    Cechinel, André (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, 2019-11-28)
    Resumo: O presente texto propõe-se a debater o processo de instrumentalização da literatura decorrente do fechamento da área das Linguagens no âmbito das competências e habilidades que estruturam a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para tanto, o argumento divide-se em duas etapas fundamentais: primeiro, investiga a nomenclatura utilitária que controla a literatura no documento proposto; a seguir, debate o que de fato significa formação humana ou integral tendo em vista as operações intransitivas da literatura. O que se deseja demonstrar, em poucas palavras, é que, mesmo em nome de uma educação supostamente crítica, a BNCC precariza a potência de fato formativa do literário e daquilo que não tem uma aplicabilidade imediata.

View more