• Nominata dos Pareceristas

      Filosofia, Revista Educação e (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-26)
      Nominata dos Pareceristas/ Revista Nº 40.
    • Die Theologischen Traktate - A.M.S Boethius

      Marcio Chaves- Tannus; Universidade Federal de Uberlandia (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-26)
    • Confiança na educação - fundamento para o ato educativo protestante no Brasil

      Almiro Schulz (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-26)
    • Editorial

      Filho, Geraldo Inácio (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
    • O PROBLEMA DA FUNDAMENTAÇÃO DA ÉTICA NA FILOSOFIA DE SCHOPENHAUER

      Moreira, Jacqueline de Oliveira (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
      O presente artigo visa apresentar a concepção ética de Schopenhauer refletindo, primeiramente, sobre a ineficácia da razão no campo da moralidade. Para o filósofo o fundamento da ação moral está no sentimento da compaixão. E esse, por sua vez, só é possível mediante a percepção da verdade metafísica da unidade entre todas as coisas. Ultrapassando o véu de Maia do mundo fenomênico, através da abolição do egoísmo e negação da vontade individual, o homem encontra como princípio último do universo a Vontade, sendo que esse ato de abnegação desvela o verdadeiro princípio ético.
    • IDENTIDADES, SABERES E PRaTICAS

      Moreira, Antonio Flavio Barbosa (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
      O texto acentua a importância da discussão da identidade nos dias de hoje e a utiliza para analisar a presença dos “estranhos? em nossas salas de aula. Procura caracterizar o estranho e mostrar como, ao longo dos tempos, a escola buscava a homogeneização, expulsando o estranho. Defende que a concepção pós-moderna de identidade pode sugerir estratégias pedagógicas para se lidar com o estranho, de modo que ele se torne menos estranho na sala de aula.
    • RESENHA DA OBRA “DELEUZE E A EDUCAÇÃO?

      Danelon, Márcio (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
    • OS EDITORIAIS DA REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: UMA PRIMEIRA ANaLISE

      Loureiro, Maria Dulcinea da Silva; Favacho, André Marcio Picanço (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
      O presente artigo propõe-se a fazer uma reflexão sobre a Revista Educação e Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia, tendo como objeto de análise os seus editoriais. Inicialmente, descreveremos a trajetória da Revista em seus 17 anos de existência e, para isso, faremos uma rápida incursão no seu ciclo de vida, com o intuito de acompanhar as mudanças ocorridas, tanto no seu aspecto técnico – referente à organização, publicação e editoração da revista – quanto no conteúdo dos seus editoriais. Em seguida, deter-nos-emos na análise dos editoriais, pois compreendemos que os mesmos assumiram, durante muito tempo, o papel de porta vozes dos inconformismos com a política social, educacional, e com os encaminhamentos econômicos que estavam sendo postos em prática com a política neoliberal.
    • A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

      Nogueira, Mário Lúcio de Lima (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
      Este trabalho pretende trazer à reflexão o sentido que a Educação tem para os portadores de necessidades especiais tendo como foco principal a formação do caráter destes indivíduos, bem como a formação de atitudes e a compreensão de mundo e de sua inserção nele. Estas reflexões nos levam a entender a Educação Especial como sendo a busca de práticas pedagógicas que respondam à diversidade do alunado no contexto da escola para todos, oferecendo respostas educacionais centradas no processo de construção da cidadania de todos os alunos, especiais ou não.
    • O PROFESSOR DE MEDICINA VETERINaRIA NA ÓTICA DE EX-ALUNOS

      Feltran, Regina Célia de Santis (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
      Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se baseia nas teorias desenvolvimentistas, sobre avaliação do professor universitário na ótica de 32 ex-alunos de Medicina Veterinária, procedentes de 13 Estados brasileiros. Seu objetivo foi verificar se existem regularidades em torno das descrições do melhor professor evocado, daquele que se distingüiu dos demais, e se essas regularidades aproximam-se do que a literatura psicológica aponta conceitualmente como sabedoria. Foram utilizadas questões abertas, respondidas por escrito. Os resultados mostraram que as descrições do melhor professor apresentaram, no conjunto, elementos indicadores conceituais de sabedoria, significando que os docentes distinguem-se, pessoal e profissionalmente, na ajuda quanto ao desenvolvimento de seus alunos. Concordando com estudos na mesma temática, pode-se constatar que a validade do julgamento dos graduandos a respeito do professor permanece após o término do curso, para vários aspectos, dentre os quais a adequação de preparação, interesse, estimulação da curiosidade intelectual e atitude progressista. Esses e outros fatores descritos pelos ex-alunos compõem o perfil do professor que emana sabedoria.
    • HELOISA ODER DIE SEHNSUCHT NACH FREUNDSCHAFT

      Niggli, Ursula (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
      Unter dem Aspekt von Freundschaft wird die mehrmaligen Rollenwechsel einschließende Liaison zwischen Abaelard und Heloisa umrisshaft in ihrem Verlauf und ihrer Entwick-lung nachgezeichnet. Das Herzstück meiner Deutung thematisiert die Verführung Heloisas, ihre absolute (reine) Liebe und ihr Freundschaftsbegehren. Nicht weniger ausführlich gehe ich andererseits auf drei mögliche Gründe für Abaelards Unvermögen Heloisa gegenüber ein, und zwar in der Absicht, seine Liebe für Heloisa (entgegen dem Verdacht aller Welt) ganz in ihrem Sinn zu rechtfertigen.
    • DELIMITAÇÃO DA ANaLISE EXISTENCIAL DA MORTE

      Pisetta, Écio Elvis (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
      O propósito deste trabalho é muito simples: localizar ou delimitar uma análise existencial da morte em relação a algumas outras abordagens do mesmo fenômeno. Com isso pretende-se não apenas ampliar nossa compreensão acerca da morte, mas acessar filosoficamente o conceito existencial de ser-para-a-morte, desenvolvido na obra Ser e tempo de M. Heidegger. Para tanto, tomaremos por base o pensamento deste autor, principalmente o do §49 de Ser e tempo que se ocupa desta problemática.
    • COME SCRIVE PLATONE ESEMPI DI UNA SCRITTURA A CARATTERE “PROTRETTICO?

      Migliori, Maurizio (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
      Vários estudiosos dedicados ao pensamento de Platão defendem a tese segundo a qual o texto do ateniense é incongruente, contraditório e até mesmo “irremediavelmente estranho?. Neste artigo, tentamos demonstrar em que medida a crítica ao texto de Platão deve recair não sobre o seu gênio literário ou seu talento filosófico extraordinários – hipótese obviamente absurda –, mas, isso sim, sobre a qualidade do intérprete e do método usado para estudar o pensamento do filósofo. Aqui, entre outras coisas, analisamos, com base em trechos emblemáticos dos próprios diálogos, o conceito platônico de “escrito-jogo?, verdadeiramente fundamental para a compreensão das aparentes desarmonias do texto platônico.
    • ENTREVISTA COM GIOVANNI REALE PARA A EDIÇÃO COMEMORATIVA DA REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA

      Xavier, Dennys Garcia (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-03-27)
    • REMAUD, Olivier. Michelet, la magistrature de l' histoire Paris: Éditions Michalon, 1998

      Guido, Humberto Aparecido de Oliveira (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-08-18)
      .
    • Os conceitos de homem e de educação no Brasil no período do Estado Novo (1937-1945)

      Prado, Adonia Antunes (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-08-18)
      .
    • Aa. Vv. Senso e storia dell' estetica

      Marsico, Rosanna (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-08-18)
      .
    • A imagem humana da trindade: um estudo sobre o livro XIII, 11, 12, das confissões de Santo Agostinho

      de Rezende, Vani Terezinha (Edufu – Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2008-08-21)
      .