Educar em Revista has the task of publishing with regular flow original articles from research on the educational field, as well as translations and book reviews of wide academic interest. It aims at approaching current and relevant issues in order to understand educational phenomena, and it accepts papers directly related to the Education field.

News

The Globethics library contains articles of Educar em Revista as of vol. 1(1981) to current.

Recent Submissions

  • Políticas Públicas de/para a Educação de Jovens e Adultos: um balanço de artigos publicados no Portal de Periódicos CAPES

    Musial, Gilvanice Barbosa da Silva; Araújo, Jurandir de Almeida (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2022-03-11)
    RESUMO Este artigo, parte de uma pesquisa maior, intitulada Fundamentos e autores recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico, tem como objetivo apresentar um balanço das publicações sobre Políticas Públicas de/para Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, tendo como base de informação o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). De abordagem qualitativa de tipo bibliográfico, com inspiração nas pesquisas de Estado do Conhecimento, como definido por Romanowski e Ens (2006), do ponto de vista teórico, dialoga com o conceito de política pública a partir de Souza (2006), Teixeira (2002) e Mainardes (2018). Em linhas gerais, o estudo revelou a complexidade que envolve a análise das políticas públicas de/para a EJA, em decorrência das nuances e multiplicidades de categorias e temas associados.
  • La Educación de Jóvenes y Adultos en Venezuela: anotaciones sobre sus fundamentos, estado actual y perspectivas

    Ruíz, Samuel H. Carvajal (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2022-03-11)
    RESUMEN El propósito de este aporte es analizar reflexivamente algunos aspectos del decurso histórico de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en Venezuela. Para este esfuerzo se hurgó, brevemente, en las orientaciones doctrinarias del proyecto pedagógico venezolano actual, atendiendo a las contribuciones del maestro Simón Rodríguez y El Libertador, Simón Bolívar, como pilares fundamentales en el entramado teleológico de dicho proyecto. Asimismo, se exponen las bases políticas y jurídicas de la educación del país, el panorama de garantías sociales que ofrece el marco constitucional vigente, que sirve de fundamento a las políticas educativas en general y, en particular, a la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Finalmente, se describen algunos programas que atienden en la actualidad las necesidades educativas de este vigoroso colectivo social.
  • O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia

    Debus, José Carlos dos Santos; Balça, Ângela (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2022-03-11)
    RESUMO Este artigo tem como objetivo situar e demonstrar os resultados de uma investigação de pós-doutoramento que analisa uma experiência de apropriação e uso dos princípios metodológicos do Teatro do Oprimido (BOAL, 2015) em estratégias de mediação do ensino de Artes nas escolas, junto aos professores e professoras de Artes da rede de ensino do município de São José em Santa Catarina, Brasil. Apontamos alguns fatores considerados favoráveis à autonomia e à capacidade do estudante de interpretar e compor o mundo a partir de suas relações no campo do ensino/aprendizagem desenvolvidas através de diálogos artísticos e de oficinas investigativas e comprometidas com perspectivas democráticas e livres. Nosso referencial teórico contou com as ideias de Augusto Boal no campo da dramaturgia e Paulo Freire e Immanuel Kant no campo da educação. As oficinas permitiram uma reflexão profunda sobre o momento atual da educação brasileira, totalmente profissionalizante, que não deixa espaço e tempo para aquilo que não é escrita ou cálculo. A metáfora de João e Maria possibilitou aos professores procurarem pelo olhar do estudante dentro do espaço ensino/aprendizagem e levarem em conta este olhar no processo de construção do saber dentro um espaço constitucionalmente democrático e aberto às experiências.
  • Educação de Jovens e Adultos e sua interface com a Educação do Campo: análise da produção em periódicos

    Oliveira, Ivanilde Apoluceno de (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2022-03-11)
    RESUMO O objetivo deste estado de conhecimento é analisar o levantamento de artigos científicos de periódicos nacionais que tratam da interface entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja sistematização e análise dos dados foram realizadas por meio de categorizações, tendo por base técnicas da Análise de Conteúdo. O levantamento dos periódicos foi realizado via internet, na Plataforma da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de Periódicos, por meio do descritor Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo, considerando existir uma interface entre os dois campos de saber. Entre os resultados destaca-se que os artigos apontam para a necessidade da interação entre a educação de jovens e adultos e a educação do campo, tendo os sujeitos do campo e seu contexto cultural o ponto de referência desta educação, superando o paradigma filosófico e curricular vigente urbanocêntrico.
  • Formación de Educadores de Jóvenes y Adultos en Brasil: análisis y perspectivas desde los Seminarios Nacionales

    Peña, Maria Victoria González; Soares, Leôncio (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2022-03-11)
    RESUMEN Uno de los propósitos para los cuales fueron creados los Seminários Nacionais de Formação de Educadores de Jovens e Adultos [Seminarios Nacionales de Formación de Educadores de Jóvenes y Adultos] (SNFEJA) desarrollados en Brasil en el período comprendido del 2006 al 2015, fue el análisis de las políticas en torno a la formación de educadores de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Sin embargo, a pesar de los avances reconocidos, aún existen carencias teórico-prácticas que promuevan la concreción de estas, encaminadas a tales fines. Por lo que el objetivo del presente artículo es analizar algunas contribuciones presentadas en los SNFEJA, en particular de los tres primeros, que tributan a crear las bases necesarias para la configuración de políticas educativas en función de la formación del educador de la EJA. El artículo que se presenta, es resultado parcial de una investigación más abarcadora encaminada a la conformación de la historia de estos seminarios. Para ello se revisaron algunas fuentes bibliográficas que fundamentan y abordan la temática, esencialmente los textos compilados de los tres primeros seminarios y entrevistas realizadas a coordinadores de estos. Los resultados, reconocen los aportes en las diferentes contribuciones analizadas, se considera un tema atendido de manera dispersa y poco sistematizada y advierten que el panorama cualitativo y cuantitativo aún es desafiador, por tanto, es latente la necesidad de continuar defendiendo la temática en esta dirección.
  • Implementação de uma política educacional no contexto da pandemia de Covid-19: o REANP em Minas Gerais

    Lima, Carla da Conceição de; Ramos, Maria Elizabete Neves; Oliveira, André Luiz Regis de (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2022-03-30)
    RESUMO O presente estudo analisa a implementação do ensino remoto no estado de Minas Gerais, no contexto da pandemia Covid-19, a partir de uma política pública educacional em caráter emergencial - o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP). O conceito de arranjo institucional de implementação é utilizado como referencial teórico e metodológico na análise dessa política educacional. A abordagem metodológica é qualitativa e constitui-se de análise documental, por meio da análise de conteúdo com base na legislação e manuais do REANP, complementada por uma exploração de dados quantitativos provenientes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). Os resultados evidenciam uma dificuldade na implementação da política pública REANP em função da significativa desigualdade digital no tocante ao acesso à internet, ao canal de TV aberta e à posse de equipamentos, recursos essenciais para implementação do REANP, que podem acentuar as desigualdades educacionais na rede pública estadual de Minas Gerais.
  • Políticas de acesso e permanência na Universidade do Texas, Austin (EUA): elementos para reflexão sobre o caso brasileiro

    Heringer, Rosana (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2022-03-30)
    RESUMO Este artigo traz análises e reflexões a partir de resultados iniciais de pesquisa realizada pela autora na Universidade do Texas em Austin, EUA (UT-Austin), durante o primeiro semestre de 2020, período em que esteve na instituição como Fulbright Visiting Scholar. Seu objetivo foi conhecer e analisar as principais políticas de acesso e permanência estudantil desenvolvidas por aquela instituição. São de especial interesse as políticas de ingresso, particularmente o plano chamado “Top 10%”, que destina um percentual de vagas aos estudantes com melhor desempenho no ensino médio em todas as escolas do Texas. Também destacamos os dados e análises sobre os chamados programas de “engajamento e sucesso acadêmico” desenvolvidos pela universidade. A análise dessas experiências também teve como objetivo subsidiar reflexões sobre as atuais políticas de acesso e permanência no ensino superior brasileiro, notadamente nas universidades federais.
  • O Contexto de Influência da Criação do Programa Bolsa Estágio Formação Docente

    Leal, Elimar Ponzzo Dutra; Teixeira, Beatriz de Basto (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2022-03-30)
    RESUMO Este artigo é recorte de tese de Doutorado que teve como objetivo geral analisar o Programa Bolsa Estágio Formação Docente como política estadual capixaba voltada ao estágio não obrigatório para a formação inicial de professores. Por meio de análise documental e bibliográfica, este artigo tem como objetivo analisar o contexto de influência da criação e implementação desta política. Observou-se que a criação do Programa vai ao encontro do contexto mais global das políticas de formação de professores, que se caracteriza por um discurso comum que centraliza a qualidade da educação na figura do professor e, nesse sentido, busca valorizar o contexto prático da formação, em especial os estágios e as práticas de ensino. E num contexto local, do cenário do estado do Espírito Santo, destaca-se a influência de grupo de atores empresariais na criação desta política e as fragilidades dos currículos dos cursos de formação inicial docente, especialmente no que concerne à relação teoria-prática e ao desenvolvimento profissional. Diante disso, cabe ressaltar a importância de políticas de formação como o Programa analisado, por sua possibilidade de valorização do contexto prático e integração teórico-prática. Entretanto, há a necessidade de um acompanhamento mais efetivo das atividades pedagógicas para o desenvolvimento profissional dos futuros docentes.
  • (Re)constituir-se: formação de professoras para educação das crianças

    Campos, Míria Izabel; Sarat, Magda (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2022-03-30)
    RESUMO A formação de professoras para a educação das futuras gerações se traduz em grande desafio, principalmente quando se acredita que junto do compartilhar de conteúdos científicos, curriculares, entende-se como partícipes dessa relação de aprendizado o compartir de conteúdos morais, sociais, éticos, estéticos etc. Daí, pensar em uma educação que se estabeleça em diferentes bases pode se tornar promissor, haja vista a possibilidade de se somar formação profissional e formação pessoal. Nessa perspectiva, utilizando os construtos teóricos eliasianos e a abordagem (auto)biográfica em suas interfaces com o campo educativo, o artigo traz à baila o inventário de um arquivo pessoal docente com foco em memoriais de infância (auto)biográficos elaborados por acadêmicas do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), localizada em Dourados, estado de Mato Grosso do Sul (MS). O objetivo foi examinar a formação inicial de professoras que, em perspectiva, trabalharão com a educação das crianças. Analisaram-se diferentes figurações que compuseram esses processos, bem como teias de interpendência presentes nas trajetórias da professora e das acadêmicas, apreendendo que a (re)significação do vivido, ato reflexivo entendido como sendo de autoconhecimento do indivíduo, pode viabilizar o (re)constituir-se, propiciando novos fazeres para o cenário educativo.
  • Apresentação - Educação de Jovens e Adultos: uma análise de políticas públicas, dos sujeitos e de processos educativos

    Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2022-03-11)
    RESUMO Atravessa-se um tempo de grande dificuldade e imprevisibilidade que, mesmo não sendo novo na história, obriga encontrar soluções que estejam de acordo com o conhecimento científico e com as transformações das práticas cotidianas das pessoas e da sociedade. É no intuito de buscar nas conquistas civilizacionais a democracia e a justiça social, em sociedades verdadeiramente inclusivas que se apresenta o dossiê temático Educação de Jovens e Adultos: políticas e processos educativos democráticos. Os trabalhos de pesquisa do Brasil são de diferentes estados, atendendo a quatro regiões do país, tais como Norte, Nordeste, Sudeste e Sul, de seis instituições universitárias brasileiras e seis instituições estrangeiras, totalizando-se nove artigos científicos que compreendem investigações e reflexões de pesquisadores de universidades do Brasil, de Portugal, de Cuba e da Venezuela. Os textos mantêm entre si uma articulação temática, metodológica e/ou teórica e situam contribuições importantes e inovadoras para o campo da Educação, particularmente o de Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Assim, organiza-se o presente dossiê em três eixos inter-relacionados, o primeiro acerca do debate de processos de políticas públicas e educacionais; o segundo, quanto à formação docente; o terceiro, trata dos sujeitos e das práticas pedagógicas junto a pessoas jovens, adultos e idosas. Perante a riqueza teórico-metodológica do conjunto dos artigos, é possível ressaltar o potencial político ao articular a socialização das investigações sobre diversos aspectos no que concernem à participação social dos diferentes sujeitos, às políticas, às práticas pedagógicas e aos processos educativos, particularmente à Educação de Jovens e Adultos, como uma modalidade da Educação Básica. Os trabalhos de pesquisa apresentados podem contribuir para melhorias das práticas educativas e para o monitoramento das políticas públicas e, portanto, para a construção de um futuro que traduza a vontade de um mundo melhor.
  • “Muitos como Um”: políticas curriculares, justiça social, equidade, democracia e as (im)possibilidades de diferir

    Frangella, Rita de Cássia Prazeres (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020-12-21)
    RESUMO O artigo põe sob exame os sentidos de justiça social e equidade que vem norteando as políticas curriculares brasileiras nos últimos anos, pondo em destaque a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Analisa-se como esse sentido de justiça alinha-se as proposições de John Rawls (2000) em sua formulação de justiça como equidade, problematizando os princípios de sua teorização a partir do diálogo com Bhabha (2001), Derrida (2010), Laclau e Butler (2008) e Mouffe (1999, 2015), que compõem o referencial téorico que sustenta as argumentações feitas, numa perspectiva pós-estrutural discursiva. Argumenta-se que as significações de justiça e equidade, tomadas como igualdade/universalidade/homogeneidade, funcionam como tentativas de regulação e controle, e assim expulsam de suas formulações a “diferença”; a tomada da equidade como igualdade esvazia as lutas políticas pela significação, na refutação de múltiplas e diferentes perspectivas. Defende-se, a partir do diálogo com Mouffe, um outro sentido de justiça, assentado no pluralismo agonístico.
  • Aprendizagens com signos trans - uma transetopoiese disruptiva

    Rocon, Pablo Cardozo; Barros, Maria Elizabeth Barros de; Rodrigues, Heliana de Barros Conde (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020-12-21)
    RESUMO Através de uma cartografia das linhas de formação, o artigo problematiza a hipótese, levantada pela literatura, da presença de uma insuficiência formativa dos trabalhadores da saúde como causa do desrespeito ao nome social, da discriminação e da patologização das identidades trans, que impedem o acesso dessa população aos serviços de saúde. Foram realizadas entrevistas gravadas em áudio com 7 (sete) trabalhadoras de um ambulatório do Processo Transexualizador do Sistema Único de Saúde (SUS) lotado em hospital universitário, e com 2 (dois) usuários. Analisa-se um conjunto de estratégias formativas que convergem para uma formação normalizadora que percorre linhas molares, nas quais os(as) trabalhadores(as) são disciplinados por protocolos e manuais de diagnóstico a aplicar as normas binárias de gênero e a heteronormatividade em seus processos de trabalho, produzindo a patologização das identidades trans e tornando seletivo o acesso aos serviços. A aposta feita no artigo é a de que o encontro com as pessoas trans pode fazer emergir aprendizados com signos que catalisam a experiência de uma arte de fazer-se trans, a qual culmina no mal-estar do desencontro com as verdades sobre gêneros e sexualidade. Sair de tal mal-estar supõe experimentar-se com tais signos - uma experimentação transetopoiética com a produção de um corpo com novos contornos, capaz de suportar a diferença que pede passagem, abrindo caminho para a produção de modos de viver e trabalhar com a saúde trans que afirmem a diferença.
  • Des/obedecer, des/dobrar, des/fiar e tecer uma nova ética da existência nos cotidianos escolares

    Silva, Sandra Kretli da (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020-12-21)
    RESUMO O artigo apresenta fragmentos cartográficos de experiências criadas por professoras e crianças de centros de educação infantil do município de Vitória/ES, que, movidos por uma política da alegria, inventam possibilidades de resistências às políticas de centralização e de padronização curricular, abrindo brechas para novas invenções curriculares. Problematiza a força da alegria constituída nos coletivos das escolas, que se engendram junto aos rituais cotidianos, às normatizações e prescrições da vida, aos tempos cronometrados e hierarquizados, questionando os efeitos das tecnologias de poder e os seus funcionamentos nos corpos dos praticantes ordinários dos cotidianos escolares; Aposta na insurreição dos corpos como possibilidade de desassujeitamento dos jogos das políticas da verdade, que tentam nos fixar em um único modelo, sob a vigilância e controle de avaliações padronizadas, medidores de índices de qualidade e premiações a partir da produtividade. Conclui afirmando que inventar políticas da alegria nas escolas é criar espaçostempos para redes de conversas, tendo os signos das artes como disparadores de pensamentos que possam movimentar as resistências coletivas e as invenções curriculares.
  • Direito de vida e morte em um currículo de Biologia

    Paranhos, Mayra Louyse Rocha; Cardoso, Lívia de Rezende (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020-12-21)
    RESUMO Este artigo tem o objetivo de analisar argumentações de licenciandos em Biologia acerca de testes genéticos que envolvem seleção ou descarte de características raciais, deficiências físicas, eugenia, reprodução humana e aborto. Por meio da análise foucaultiana sobre o material produzido nos grupos focais, argumentamos que o discurso biotecnológico tem construído um regime de verdades sobre corpos vivíveis e corpos matáveis, estipulando a genética saudável e instituindo padrões, abjetos e direitos pouco problematizados no currículo de formação aqui investigado. Ao problematizarmos o direito de vida e morte, pudemos confrontar dimensões éticas e culturais postas aos/às participantes nos procedimentos biotecnológicos, tais como início da vida, descarte de embriões e aborto. Por fim, a partir dos confrontos propiciados, construímos algumas considerações para pensarmos biotecnologias, currículos e produção de sujeitos não fascistas.
  • Saberes encruzilhados: (de)colonialidade, racismo epistêmico e ensino de filosofia

    Reis, Diego dos Santos (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020-12-21)
    RESUMO O artigo tem como objetivo apresentar o debate acerca da modernidade/colonialidade e sua crítica ao racismo epistêmico. Na análise são discutidos desde a perspectiva teórica do pensamento decolonial, os efeitos, os rastros, as estruturas persistentes da colonialidade na formação docente brasileira, e de modo especial, nos currículos de filosofia. Trata-se, ademais, de problematizar o descompasso entre as tendências acadêmicas hegemônicas de perspectiva eurocentradas, que desconsideram as determinações geopolíticas na construção do conhecimento, e os saberes e experiências de populações africanas, afrodiaspóricas, indígenas e latino-americanas. O texto argumenta, por fim, que o projeto ancorado nos valores da modernidade/colonialidade europeia opera pela subalternização e silenciamento dos conhecimentos produzidos a partir de outras matrizes corpo-políticas, invalidando-as pela via do epistemicídio. Pensar o ensino de filosofia em bases decoloniais e antirracistas exige, portanto, que se questionem as premissas ‘norteadoras’ deste projeto étnico, sexual e racialmente excludente.
  • A lógica do mercado e suas implicações nas políticas e processos de avaliação da Educação superior

    Fávero, Altair Alberto; Consaltér, Evandro; Tonieto, Carina (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020-12-18)
    RESUMO O presente texto é resultado de uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica, que buscou construir uma resposta satisfatória para o seguinte problema: quais são as evidências que apontam para a supremacia da visão mercantilista neoliberal na elaboração dos indicadores de qualidade da Educação Superior? O texto está dividido em três partes: na primeira, aponta-se o discurso da centralidade da avaliação na Educação Superior; na segunda parte, aborda-se a mercantilização da Educação Superior e o discurso em favor do mercado como critério de avaliação; na terceira e última parte, discute-se as implicações formativas provenientes do modelo educacional do mercado. Conclui-se que a lógica mercantil neoliberal e o caráter mercadológico da educação se ocultam por trás de indicadores de qualidade e de chavões de excelência, impactando na elaboração e condução das políticas de avaliação da Educação Superior.
  • Colaboração docente e resultados educacionais no Brasil

    Oliveira, Ana Cristina Prado de; Carvalho, Cynthia Paes de; Carrasqueira, Karina (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020-12-18)
    RESUMO Este artigo teve como ponto de partida a indagação sobre em que medida o trabalho docente coletivo produz diferentes resultados educacionais. O objetivo deste estudo quantitativo foi verificar se a colaboração docente tem impacto sobre a proficiência dos alunos e investigar fatores escolares associados ao aumento da colaboração docente. Foram utilizados dados da Prova Brasil de 2017, referentes ao 5º ano das escolas municipais e estaduais de todo país. A partir das respostas dos questionários contextuais, foram criados indicadores utilizados em regressões lineares que estimaram a relação entre proficiência do aluno e a colaboração docente, e a relação desta última com a percepção dos professores sobre outros fatores escolares. Os resultados indicam que uma maior colaboração entre o corpo docente tem impacto positivo na proficiência e que fatores como liderança do diretor, quantidade de escolas onde o professor trabalha e percepção de agressividade dos alunos estão associados a uma maior ou menor colaboração entre os professores.
  • “Eu, leitor de mim”: saberes narrativos e reflexividade autobiográfica no sertão potiguar

    Melo, André Magri Ribeiro de; Oliveira, Míria Gomes de (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020-12-18)
    RESUMO O discurso autobiográfico não se limita à narração episódica do vivido, mas encontra seu fundamento na ação humana de configurar narrativamente o curso temporal da experiência. Neste texto, propomo-nos a interpretar as narrativas de jovens leitores do sertão potiguar sobre seus processos de educação literária, enfatizando suas percepções sobre o gesto de compor memórias e narrá-las, além de suas relações com a leitura e a literatura enquanto saberes simbólicos e experiências autoformativas. Interessa-nos compreender suas histórias de leitura a partir das memórias evocadas durante entrevistas autobiográficas individuais, realçando o valor heurístico e autopoiético da narrativa de si. A análise sugere que o ato de se narrar, de performar criticamente a rememoração, efetiva acontecimentos na vida dos jovens leitores, abrindo-lhes à possibilidade de reelaborar o passado, dar novos sentidos ao presente e perspectivar projetos de vida no porvir.
  • La educación venezolana en tiempos de guerra

    Ruíz, Samuel H. Carvajal; Socorro, Paulina E. Villasmil (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020-12-21)
    RESUMEN El presente ensayo caracteriza de manera general las acciones unilaterales y coercitivas contra Venezuela, promovidas en estas dos últimas décadas por los gobiernos de Estados Unidos (EE.UU.) y su impacto en las políticas públicas sociales, específicamente las educativas. Se enfatiza en este esfuerzo descriptivo-analítico, en las medidas asumidas por la administración Obama-Trump, cuyos efectos han sido devastadores para la economía del país, con claras consecuencias en la vida cotidiana del pueblo venezolano. La finalidad de tales acciones de guerra, inscritas en la doctrina política de “cambio de régimen”, ha sido la de gestar desafección y rechazo de la sociedad hacia la dirigencia política del país y al proyecto político bolivariano, para facilitar la agenda mencionada. El gobierno de los EE.UU. ha utilizado la complicidad de la Organización de Estados Americanos (OEA), así como la conjura de gobiernos de países de la región reunidos en el cartel autodenominado “Grupo de Lima”, cuyos rasgos característicos es su obediencia y sumisión a las directrices político-ideológica de los sectores ultraconservadores de los EE.UU. en el poder y sus aliados corporativos fuera de éste. De allí que, se atisban algunos rasgos de la política social de la Revolución Bolivariana, enfatizando en la política educativa en tiempos de profundización de la lucha de clases cuya expresión es la hibridación de la guerra en contra del proyecto bolivariano.
  • O curso Gestão para Aprendizagem da Fundação Lemann como processo de institucionalização do gerencialismo nas escolas de educação básica alagoanas: implicações para a democratização da educação

    Peroni, Vera Maria Vidal; Oliveira, Cristina Maria Bezerra de (Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, 2020-12-21)
    RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre o público e o privado, mais especificamente a privatização na educação, por meio da parceria da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL) com a Fundação Lemann - curso Gestão para Aprendizagem, direcionado aos gestores escolares, com foco na gestão de resultados, reforçando o modelo gerencial de gestão na escola e as implicações para a democratização da educação. Analisamos a relação público e privado na educação como parte de um processo de correlação de forças que ocorre na sociedade, não apenas como propriedade, mas como projetos societários em disputa, tanto no Estado, quanto na sociedade civil. O privado não é uma abstração, nossas análises apontam para redes de sujeitos individuais ou coletivos (THOMPSON, 1981) que se relacionam e defendem projetos com interesses de classe, vinculados ao mercado e/ou ao neoconservadorismo. A pesquisa é qualitativa, com análise documental do material das aulas do curso Gestão para Aprendizagem, vídeos e planilhas padronizadas. Os dados coletados nos levaram a identificar a ênfase na gestão gerencial, em detrimento da gestão democrática, como parte do pressuposto neoliberal de que o público vai mal e o mercado tem que ser o padrão de qualidade, nos permitindo afirmar que a gestão gerencial tem assumido a direção das escolas públicas de Alagoas, com a imposição de ações padronizadas e rotinas pré-estabelecidas, retirando da escola sua autonomia administrativa e pedagógica.

View more