Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) [Ensaio Research in Science Education] is a scientific publication of the Center for Science and Mathematics Education, CECIMIG (www.fae.ufmg/cecimig) – a center for science education research and outreach at the Faculty of Education at UFMG [Federal University of Minas Gerais] and of the Post-Graduate Education Program at UFMG. It is a publication of original research articles (empirical research reports or theoretical essays), articles of literature review (state of the art), and book reviews with themes of interest for the field of science education research. The journal seeks to attend to criteria of academic accuracy and social and educational relevance. The target public includes: researchers and post-graduate students in the areas of Scientific Education, Natural Sciences Education (Biology, Physics, Chemistry, Geosciences and Astronomy), Health and Environmental Education; undergraduate students and graduate students in the area of Natural Sciences and Related Technologies; researchers in related areas (Philosophy, Sociology, Psychology, Communication, etc.), working in collaboration with science education and teachers involved with science education at all levels (from pre-school through undergraduate courses).

News

The Globethics library contains articles of Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências as of vol. 1(1999) to current.

Recent Submissions

  • PRÁTICAS EPISTÊMICAS NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS NATURAIS DE PAÍSES DA AMÉRICA LATINA: UM ESTUDO ENTRE BRASIL, CHILE E COLÔMBIA

    Zompero, Andreia de Freitas; Lozano, Diana Lineth Parga; Rosa, Cleci Teresinha Werner da; Tibaud, Ximena Vildósola; Laburú, Carlos Eduardo (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022-12-19)
    RESUMEN: Este estudio tuvo por objeto identificar y caracterizar las prácticas epistémicas en cuanto a la Producción, Comunicación y Evaluación del conocimiento científico establecidas en las propuestas curriculares oficiales de enseñanza en Brasil Chile y Colombia. Se trata de una investigación cualitativa y documental. Fueron analizados los documentos curriculares vigentes en cada país del área de Ciencias Naturales. Los documentos muestran que hay un mayor número de prácticas epistémicas asociadas a la dimensión social de Producción del conocimiento, seguida de la Comunicación y la Evaluación del conocimiento. En Brasil, las prácticas epistémicas predominantes son problematizar, concluir y usar el lenguaje representacional. En Chile prevalecen planear la investigación, articular observaciones a los conceptos y presentar ideas propias. En Colombia predomina el uso del lenguaje representacional. Consideramos que las orientaciones curriculares presentes en los documentos normativos presentan implicaciones para la formación de los estudiantes en lo que se refiere a la formación científica.
  • O SUBJETIVO E O OPERACIONAL NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS

    Alves, José Moysés; Parente, Andrela Garibaldi Loureiro; Bezerra, Hanna Patricia da Silva; Bezerra, Sérgio Henrique de Oliveira (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022-02-07)
    RESUMO: A superação das dificuldades de aprendizagem escolar foi explicada por um modelo teórico, desenvolvido no âmbito da teoria da subjetividade de Fernando González Rey, que não foi elaborado com base em pesquisas no contexto do ensino e aprendizagem em ciências. Outro modelo teórico foi elaborado pelos construtivistas espanhóis Juan Ignácio Pozo e Miguel Ángel Gómez Crespo para explicar a superação das dificuldades de aprendizagem em ciências, porém sem levar em conta a dimensão subjetiva da aprendizagem. No presente artigo, apresentamos os dois modelos teóricos. Embora não seja possível justapor os dois modelos, derivamos implicações do construtivismo para o estudo da dimensão operacional da superação das dificuldades de aprendizagem, que integrado à dimensão subjetiva, irá compor o nosso modelo teórico inicial. Objetivamos construir, por meio de pesquisas, uma extensão do modelo da teoria da subjetividade.
  • AS TEORIAS PEDAGÓGICAS E AS CONCEPÇÕES DE MUNDO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    Pressato, Daiany; Campos, Luciana Maria Lunardi (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022-02-07)
    RESUMO: O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado e tem por objetivo identificar e analisar as articulações e contradições presentes nas concepções dos licenciandos frente às teorias pedagógicas. Os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista e analisados a partir do referencial teórico-metodológico do Materialismo Histórico Dialético, da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica. A análise das entrevistas foi realizada por meio das categorias de consciência (irrefletida e refletida/filosófica), catarse e concepção de mundo. Foi possível identificar o nível de consciência dos estudantes frente às teorias pedagógicas e como as catarses - fundamentais ao desenvolvimento do pensamento teórico - podem formar e transformar a concepção de mundo dos estudantes em relação ao trabalho docente.
  • A REPRESENTAÇÃO DO ANIMAL COMO RECURSO DIDÁTICO: ETAPA 2 DO MODELO DE RECONSTRUÇÃO EDUCACIONAL (MRE)

    FISCHER, MARTA LUCIANE; FURLAN, ANA LAURA DINIZ (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022-03-28)
    RESUMO: Buscando atender a 2ª etapa do modelo de reconstrução educacional objetivou-se caracterizar a representação do animal como recurso didático e dos métodos alternativos/substitutivos para licenciados, bacharéis e graduandos do curso de ciências biológicas. As 331 respostas obtidas por questionário on line evidenciaram que embora a escolha do curso seja passional, que haja adesão às alternativas e conhecimento dos princípios éticos, muitos participantes legitimaram as aulas com animais. O instrumento permitiu identificar as peculiaridades de cada grupo, principalmente associadas com nível de ensino e formação anterior ou posterior a Lei 11.794/08. Os resultados apontam para importância de associar a formação com um arcabouço teórico metodológico possibilitando a capacitação para funções técnicas e educacionais com conduta humanitária, ética, crítica, responsável e sustentável.
  • O CASO MARIE CURIE PELA LENTE DA HISTÓRIA CULTURAL DA CIÊNCIA: DISCUTINDO RELAÇÕES ENTRE MULHERES, CIÊNCIA E PATRIARCADO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

    Jamal, Natasha Obeid El; Guerra, Andreia (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022-03-28)
    RESUMO: A pesquisa aqui apresentada foi construída na premissa que a educação em ciências deve superar um ensino voltado à aprendizagem de conceitos científicos, indo em direção a uma educação crítica e conectada com questões políticas da modernidade, como as relações entre ciência e patriarcado. A partir da recorrência na literatura de Marie Curie como exemplo de mulher na ciência, desenvolvemos a pesquisa com vistas a responder a seguinte questão: quais condições possibilitaram Marie Curie a participar da ciência e como a compreensão dessas condições permite caminhos na educação em ciências capazes de promover discussões a respeito dos baixos números de exemplos femininos na história da ciência. Com base em referenciais da educação em ciências e da História Cultural da Ciência, construímos subsídios para responder à pergunta de pesquisa, apontando que trazer exemplos de mulheres na ciência é insuficiente para uma suposta representatividade feminina. Isso porque a visibilidade de uma cientista depende de suas condições de participar das práticas científicas e, portanto, para termos mais mulheres na ciência, as condições estruturais para elas trabalharem devem ser ampliadas.
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CURRÍCULOS NÔMADES: CONEXÕES COM A FILOSOFIA PÓS-ESTRUTURALISTA

    Pessoa, Helen Moura (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022-03-07)
    RESUMO: Este trabalho busca articular algumas possibilidades curriculares para a educação ambiental, compreendendo os nomadismos que podem ocorrer nos espaçostempos escolares e comunitários. Na cartografia, produzida durante o doutorado em Educação, encontra composições que podem promover aberturas nos bons encontros com os movimentos que atravessam a escola, a universidade e a comunidade, com as culturas locais e “conhecimentos outros”. Aposta nos agenciamentos eco-comunitários para subverter o “monoculturalismo”, por meio de conexões que transversalizam o multiculturalismo e suas articulações com a educação ambiental. Ao final, suscita a pensar em um currículo nômade como espaço de liberdade, sem barreiras e fronts, para potencializar o atravessamento de uma educação ambiental decolonial.
  • EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM EM VISITA FAMILIAR À EXPOSIÇÃO “QUANDO NEM TUDO ERA GELO” DO MUSEU NACIONAL

    Massarani, Luisa; Pereira, Julia Botelho; Scalfi, Graziele; Pinto, Antero Vinícius Portela Firmino; Araújo, Juliana Magalhães de; Rocha, Jessica Norberto (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022-02-20)
    RESUMO: Neste estudo, analisamos as experiências de aprendizado de famílias em visita a uma exposição de ciência por meio das interações e conversas. O objetivo é compreender como uma exposição com um design de ambiente narrativo pode facilitar o processo de aprendizagem e a construção de significado de temas relacionados à ciência. Participaram do estudo, que tem abordagem qualitativa e caráter exploratório, nove grupos de famílias com crianças em visita espontânea à exposição “Quando nem tudo era gelo”, desenvolvida pelo Museu Nacional (RJ). Os registros audiovisuais das visitas foram analisados com um protocolo que combina aspectos teóricos e empíricos da experiência de visitação a museus. Os resultados indicam que as famílias foram capazes de desenvolver entendimentos da exposição e que módulos expositivos de característica contemplativa, com enfoque nos objetos e artefatos, contribuíram para a construção de sentido e compreensão de temas relacionados à ciência.
  • CAMINHOS PARA A REESTRUTURAÇÃO DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIOS CURRICULARES: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO-PRÁTICO PARA FUNDAMENTAR A ATUAÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES DE CIÊNCIAS

    LUZ, ANGÉLICA RAMOS DA; BEGO, AMADEU MOURA (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2022-06-03)
    RESUMO: Este trabalho teórico-bibliográfico tem como objetivo investigar o papel e as características dos professores supervisores de estágio (PrS) no cenário nacional e internacional. Os resultados apontam que o papel e as atribuições dos PrS seguem indefinidas, apresentando fragilidades como a ausência de uma legislação específica que defina carga horária, remuneração, atribuições, condições de trabalho e outros. Para além de fatores externos a ações dos PrS, há também problemas na interação entre as IES, as escolas-campo e os professores universitários. Considerando essas limitações no processo de supervisão de professores de ciências, propõe-se um modelo teórico dividido em duas dimensões: condições objetivas para a atividade de supervisão; perfil e atribuições do professor supervisor de estágio. A finalidade do modelo está pautada em orientar novos debates e sustentar os discursos para a proposição de uma política pública educacional específica para a figura do PrS no âmbito da formação inicial de professores de ciências.
  • COOPERAÇÃO LATINO-AMERICANA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

    MORENO-RODRIGUEZ, ANDREI STEVEEN; MASSENA, ELISA PRESTES (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020-11-30)
    RESUMO: A cooperação internacional é uma estratégia enriquecedora que contribui para se pensar na construção de uma sociedade justa/sustentável. Nessa perspectiva, este estudo bibliográfico visou caracterizar processos de cooperação para a formação de professores de Ciências na América Latina. Por meio de Análise Textual Discursiva, foram analisadas produções científicas resultantes de atividades de cooperação e documentos regulamentares de convênios internacionais entre Universidades. Quatro categorias emergiram do processo: Particularidades dos projetos e convênios de cooperação; Objetivos e motivações; Entendimentos sobre América Latina e Cooperação; Desafios e perspectivas para a Formação de Professores de Ciências. Considera-se necessário criar/divulgar mais espaços de cooperação para construir novas visões acerca do contexto da educação científica latino-americana e fortalecer a formação dos atuais e futuros professores.
  • A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS CARACTERÍSTICAS DE UM PROBLEMA EFICAZ

    RIBEIRO, DANIEL DAS CHAGAS DE AZEVEDO; Passos, Camila Greff; SALGADO, TANIA DENISE MISKINIS (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020-11-30)
    RESUMO: Na literatura, encontramos algumas classificações para os enunciados dos problemas, mas existem escassas discussões sobre como elaborar bons problemas para serem utilizados com a metodologia de Resolução de Problemas. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é apresentar características fundamentais de um Problema Eficaz para o Ensino de Ciências. A partir das investigações desenvolvidas ao longo da última década, propomos que um Problema Eficaz deve contextualizar a temática à realidade do aluno, suscitar a reflexão crítica acerca do assunto abordado, motivar o estudante e tornar a proposição passível de ser pesquisada. Nossa intenção com este artigo é oferecer subsídios aos professores na elaboração e utilização de problemas investigativos em suas aulas.
  • DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS PARA UNA CIUDADANÍA CRÍTICA. REFLEXIONES Y PRÁCTICAS CONTEXTUALIZADAS PARA PROBLEMÁTICAS DE AMBIENTE Y SALUD

    BERMUDEZ, GONZALO MIGUEL ANGEL; GARCÍA, LÍA PATRICIA; CISNERO, KAREN GIMENA (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020-11-30)
    RESUMEN: En este artículo problematizamos el concepto de ciudadanía democrática dado el impacto de las desigualdades sociales en el sistema educativo y, desde una perspectiva política de la alfabetización científica, cuestionamos visiones simplistas sobre la emancipación ciudadana. Con el objetivo de caracterizar cómo ocurren procesos de construcción de ciudadanía crítica y alfabetización científica tendientes a la transformación social, realizamos una investigación de desarrollo en aulas de ciencias naturales. Siguiendo una metodología cualitativa, configuramos casos en función de problemáticas socioambientales relativas a salud y ambiente (huerto agroecológico, dengue/chikungunya/zika y biodiversidad). Así, analizamos, reconocemos y reflexionamos sobre una Didáctica en el territorio de lo público que, desde un abordaje curricular intersticial y de borde, contextualiza las prácticas de enseñanza en problemáticas socioambientales cotidianas.
  • A PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS NATURAIS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    MACEDO, PEDRO AMARILHO ALMEIDA; Reis, Rita de Cássia (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020-11-30)
    RESUMO: Neste artigo discutimos sobre a formação docente para atuar no Ensino Fundamental a partir das percepções de estudantes de dois cursos de licenciatura: um em Ciências Biológicas e outro em Ciências Naturais. A metodologia utilizada envolveu a aplicação de um questionário com itens abertos e fechados que nos permitiu elencar pontos de convergência e divergência entre os dois percursos formativos investigados. Para os licenciandos, seus cursos desenvolvem os conhecimentos necessários para atuarem como docentes e reforçam sua escolha pela profissão. Por outro lado, eles sinalizam que os cursos deveriam rever suas matrizes curriculares, no que diz respeito à abordagem dos conhecimentos disciplinares. Acreditamos que essa discussão seja válida para pensarmos em processos formativos que valorizem a docência nessa etapa da escolarização.
  • OS PERCURSOS DE TRANSFORMAÇÃO DA AÇÃO MEDIADA POR RECURSOS EDUCACIONAIS: O PONTO DE VISTA DE UMA PROFESSORA DE QUÍMICA ORGÂNICA DE ENSINO SUPERIOR

    OLIVEIRA, LEANDRO; MORTIMER, EDUARDO FLEURY (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020-11-30)
    RESUMO: Neste artigo, analisamos o processo reflexivo de uma professora de Química Orgânica do Ensino Superior sobre a história do uso de recursos educacionais em seu percurso profissional. Para isso, realizamos uma entrevista, que produziu relatos de lembranças/reflexões acerca dos processos mediados por recursos, das mudanças que ocorreram nesses processos e do reconhecimento de limitações/possibilidades dos recursos nas suas aulas, analisados à luz da Teoria da Ação Mediada. Como principais resultados, apontamos algumas transformações das ações da professora, a partir de adaptações, substituição e/ou abandono de alguns recursos ou por alterações nas suas habilidades em usá-los, muitas vezes, motivadas pelo reconhecimento de limitações/possibilidades desses recursos no ensino. A partir disso, apresentamos contribuições e implicações desta pesquisa para o Ensino de Ciências.
  • EXCELÊNCIA, EVASÃO E EXPERIÊNCIAS DE INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA

    LIMA JUNIOR, PAULO; ANDRADE, VANESSA CARVALHO DE; FRAGA JUNIOR, JAILTON CORREIA; SILVA, JÚLIA AMARAL E; GOULART, FELIPE MARTINS; ARAÚJO, ISRAEL MARINHO (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020-11-30)
    RESUMO: Em que medida a evasão e as experiências discentes nos cursos de graduação em Física estão relacionadas à pressão por excelência acadêmica? Baseados em leituras da sociologia da educação, realizamos uma análise de dados coletados no curso de Física de uma universidade brasileira. As evidências indicam que estudantes de famílias privilegiadas tendem a abandonar o curso, mas os que permanecem costumam ser bem-sucedidos. Ao mesmo tempo, a evasão não se relaciona com o desempenho acadêmico: há estudantes excelentes que desejam sair, bem como estudantes de baixo desempenho que desejam permanecer. A austeridade da organização curricular contribui para que os estudantes tenham lacunas em sua formação. Com algumas exceções, os professores são descritos como figuras opressoras, exigentes e sem empatia. Por outro lado, relações competitivas são percebidas entre os próprios estudantes. Enfim, ainda que a evasão não tenha relação com o desempenho acadêmico, a busca por excelência estrutura as experiências dos estudantes no curso.
  • CAMPANHA SANITÁRIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA A SAÚDE: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE IMPRESSO PARA O COMBATE A TRANSMISSÃO NÃO VETORIAL DO zika VÍRUS

    COSTA, JEFFERSON SILVA; CARNEIRO-LEÃO, ANA MARIA DOS ANJOS (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020-11-30)
    RESUMO: A pesquisa objetiva analisar a construção de sentido sobre um impresso de combate ao Zika vírus por Licenciandos em Ciências Biológicas após formação sobre a Gramática do Design Visual (GDV). A GDV propõe uma análise multimodal considerando a interação verbo-visual com o contexto social. A pesquisa foi dividida em: I) análise do impresso; II) questionário; III) curso sobre GDV e Multimodalidade; IV) propostas de alterações ao impresso. A análise proporcionou reflexões sobre o uso do impresso na Educação em Ciências. As respostas ao questionário reforçaram a importância de letrar multimodalmente professores. Após a formação, os licenciandos apresentaram dificuldades para compreender algumas das funções da GDV, contudo, as propostas de alteração demonstraram impacto positivo do curso na construção de sentido.
  • INDÍCIOS DA MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL A PARTIR DA LEITURA DO LIVRO A TABELA PERIÓDICA

    SÁ, LUCIANA PASSOS (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020-12-18)
    RESUMO: O presente estudo tem por objetivo buscar indícios da mobilização de conhecimentos profissionais de professores em formação inicial a partir da leitura e reflexão de capítulos do livro A Tabela Periódica, de Primo Levi, no contexto de uma disciplina de caráter teórico-metodológico. Como referenciais teóricos recorremos a estudos que discutem as necessidades formativas do professor de ciências e os conhecimentos profissionais que orientam a prática docente. Os resultados apontam, dentre outros aspectos, que o espaço dedicado à leitura e à reflexão crítica contribuiu para a mobilização de conhecimentos profissionais importantes para a formação inicial de professores de química, além de incentivar a prática da leitura dos participantes.
  • COMPREENSÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA A PARTIR DE SUAS REFLEXÕES SOBRE UM ESTUDO DE CASO HISTÓRICO

    Veloso, Gabriella Leone Fernandes; Mendonça, Paula Cristina Cardoso; Mozzer, Nilmara Braga (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020-12-18)
    RESUMO: Nesta pesquisa, analisamos as compreensões sobre Natureza da Ciência de uma licencianda em química a partir de suas reflexões sobre um estudo de caso histórico expressas em seu portfólio. O estudo de caso trata da história da síntese da amônia em escala industrial e sua abordagem se deu no contexto de um curso de formação inicial de professores sobre Natureza da Ciência. A análise textual discursiva foi a metodologia empregada na análise dos textos do portfólio. Os resultados desta pesquisa evidenciam uma compreensão contextualizada de diferentes aspectos de Natureza da Ciência pela licencianda. Isso sugere potencialidades de conjugar estudos de caso histórico e portfólios na formação inicial de professores de ciências para propiciar momentos de reflexões sobre Natureza da Ciência.
  • A ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COMO CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NA SOCIEDADE DE RISCO

    MIRANDA, DEINE BISPO; Zaneti, Izabel Cristina Bruno Bacellar (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2020-11-30)
    RESUMO: O presente artigo apoia-se no conceito de Risco , abordado em Sociedade de Risco, de Ulrich Beck, e tem por objetivo refletir, no âmbito do espaço escolar, sobre como a Educação em Ciências, pode, por meio do aporte da Educação Ambiental, promover a reflexão sobre os riscos oriundos dos avanços científicos e tecnológicos, de modo a contribuir para a formação da cidadania socioambiental dos atores da referida sociedade de risco. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa exploratória e bibliográfica à luz de Beck (2009; 2011), Beck, Giddens e Lash (1997), Giddens e Sutton (2017), dentre outros. Os dados iniciais apontam para a necessidade da incorporação das práticas ambientais na Educação em Ciências, de maneira a superar o entendimento estrito da visão física, química e biológica do conhecimento, dialogando no contexto social, político e econômico dos riscos, colocados a partir dos avanços científico-tecnológicos, tornando-se parte prioritária e não complementar na formação docente.
  • Significados construídos por acadêmicos de licenciatura em Física durante a execução de experimentos de pensamento históricos

    Giacomelli, Alisson Cristian; Rosa, Cleci T. Werner da (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2021-10-18)
    RESUMO: O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que visa discutir a potencialidade dos Experimentos de Pensamento (EPs) para a aprendizagem significativa em Física. A questão central da investigação é dada por: como os elementos cognitivos mobilizados pelos estudantes durante a realização de EPs em Física podem ser representativos de indícios de aprendizagem significativa? Para respondê-la, a pesquisa foi estruturada a partir dos resultados da aplicação de dois episódios de ensino envolvendo EPs históricos (“Microscópio de raios gama de Heisenberg” e “Gato de Schrödinger”), juntamente a licenciandos em Física. Para a produção dos dados, foram utilizados os materiais escritos pelos acadêmicos e as videogravações das discussões estabelecidas. Os resultados do estudo, aqui restritos à análise de uma das intervenções realizadas, possibilitaram identificar, frente ao proposto pela Teoria da Aprendizagem Significativa, que os EPs se revelam uma tarefa potencialmente significativa para a construção de significados pelos participantes.
  • Reflexões sobre o engajamento de estudantes no Ensino Remoto Emergencial

    Espinosa, Tobias (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2021-09-15)
    RESUMO: Em estudo anterior sobre o engajamento dos estudantes de uma disciplina de Física em uma escola pública federal, reestruturada para o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em função da pandemia da COVID-19, foram identificados indícios de engajamento discente nas dimensões cognitivo-comportamental (e.g., participação e compromisso com estratégias de estudo) e emocional (e.g., reações positivas e de identificação com a escola e os temas estudados). A partir das reflexões geradas durante o processo de arbitragem do trabalho mencionado, neste artigo são expandidas duas discussões: diferentes perspectivas teóricas e indicadores do construto engajamento; e fatores que podem influenciar o engajamento dos estudantes no ERE

View more