Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) [Ensaio Research in Science Education] is a scientific publication of the Center for Science and Mathematics Education, CECIMIG (www.fae.ufmg/cecimig) – a center for science education research and outreach at the Faculty of Education at UFMG [Federal University of Minas Gerais] and of the Post-Graduate Education Program at UFMG. It is a publication of original research articles (empirical research reports or theoretical essays), articles of literature review (state of the art), and book reviews with themes of interest for the field of science education research. The journal seeks to attend to criteria of academic accuracy and social and educational relevance. The target public includes: researchers and post-graduate students in the areas of Scientific Education, Natural Sciences Education (Biology, Physics, Chemistry, Geosciences and Astronomy), Health and Environmental Education; undergraduate students and graduate students in the area of Natural Sciences and Related Technologies; researchers in related areas (Philosophy, Sociology, Psychology, Communication, etc.), working in collaboration with science education and teachers involved with science education at all levels (from pre-school through undergraduate courses).

News

The Globethics.net library contains articles of Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências as of vol. 1(1999) to current.

Recent Submissions

  • AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA O DESENVOLVIMENTO DOS SABERES DOCENTES: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS, UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

    Silva,Delano Moody Simões da; Falcomer,Viviane Aparecida da Silva; Porto,Franco de Salles (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: A formação do professor deve ser pensada e construída dentro da sua profissão, com estratégias de formação que proporcionem aos futuros professores a inserção no seu ambiente de trabalho e o desenvolvimento/mobilização de saberes relacionados à carreira docente. Nessa perspectiva, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem contribuído para os processos de formação de professores em diversas áreas. O objetivo desse estudo foi, a partir dos relatórios entregues pelos alunos bolsistas do PIBID, discutir as contribuições desse programa para o desenvolvimento e mobilização dos saberes docentes nos alunos participantes do subprojeto de Ciências Naturais (Universidade de Brasília). Nossos resultados indicam que os bolsistas participantes do PIBID mobilizam e desenvolvem saberes relacionados à profissão docente, indicando que essa proposta tende a romper com um modelo de formação aplicacionista do conhecimento, respeitando e reconhecendo a escola e seus professores como colaboradores e parceiros no processo de formação.
  • UM CENÁRIO DE POSSIBILIDADES PARA O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CONTEXTO DE UM INSTITUTO FEDERAL

    Paniago,Rosenilde Nogueira; SARMENTO,TERESA JACINTO; Medeiros,Josiane; Nunes,Patrícia Gouvêa (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: Este artigo trata da pesquisa acerca da formação inicial de professores, focando o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O objetivo foi investigar o processo de estágio e buscar novas alternativas de atuação do docente recém-formado pelo viés da pesquisa. Neste texto, apresenta-se um recorte da pesquisa, que trata do atual modelo de prática do ECS e apresenta uma proposta de alteração pelo viés da pesquisa. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, de fontes escritas e orais, além da observação in loco nas escolas em que os estudantes realizaram os estágios. Participaram quatro professores orientadores de estágio e quatro estagiários. Os resultados revelam que o estágio vem sendo realizado numa concepção de racionalidade técnica e, para a sua superação, é preciso que seja tratado como elemento articulador que perpassa as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, e que ocorram reflexões coletivas para estudo, planejamento, execução e avaliação das ações.
  • INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL

    GUIDOTTI,CHARLES DOS SANTOS; HECKLER,VALMIR (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: O artigo apresenta um estudo bibliográfico com o objetivo de ampliar as compreensões acerca das abordagens investigativas comunicadas em periódicos nacionais sobre/na formação de professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. O estudo contemplou 13 periódicos brasileiros, disponíveis on-line e de classificação A1 e A2 em termos de Qualis Capes. Registra 35 artigos, que foram analisados seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise das informações emergiram três categorias finais: I) Investigação na escola como espaço da formação de professores; II) As concepções de ensino perpassam as práticas de investigação dos professores; III) A Prática profissional na formação do professor pesquisador. Compreendemos com a análise, a emergência de um argumento aglutinador de que a inserção de práticas investigativas em sala de aula perpassa pelas distintas concepções de ensino dos professores.
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS LICENCIANDOS SOBRE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

    Rosa,Caroline Antunes; Rosso,Ademir José; Ferreira,Adriano Charles (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: O objetivo do artigo foi discutir as Representações Sociais (RS) de Licenciandos sobre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). Participaram da pesquisa 90 licenciandos dos terceiros e quartos anos das Licenciaturas de Matemática, Geografia e Biologia. As informações foram coletadas em questionário e entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico é da abordagem estrutural de Abric e a dimensional de Moscovici. A análise estrutural das respostas dos questionários aplicados aos licenciandos de Matemática e Geografia indicou planejamento e aprendizagem como centrais nas RS do ECS. A análise dimensional das entrevistas com os Licenciandos de Biologia indicou atitudes favoráveis, contraditórias e desfavoráveis associadas a imagens de complexidade e dinamismo. O ECS é representado pelos licenciandos de Biologia como ambíguo, aplicação técnica e experiência pessoal.
  • CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DE PROFESSORES INOVADORES: UM ESTUDO DE CASO

    Harres,João Batista Siqueira; Lima,Valderez Marina do Rosário; Delord,Gabriela Carolina Cattani; Susa,Clara Inés Chaparro; Martinez,Rosa Inés Pedreros (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: Como parte de uma pesquisa de âmbito internacional, com o fim de compreender processos de inovação educativa já consolidados em práticas de docentes, este trabalho analisa as vivências de um grupo de professores considerados inovadores. Coletaram-se narrativas de seis sujeitos que atuam ou que realizaram formação continuada na Escola Pedagógica Experimental (EPE) da cidade de Bogotá (Colômbia). Da Análise Textual Discursiva emergiram três categorias: história e trajetória profissional; concepções e prática docente; inovação permanente. Defende-se que a constituição de professores inovadores ocorre pela conjugação de fatores relativos aos contextos escolares e formativos, aliados a características intrínsecas aos sujeitos e que a sustentabilidade da inovação é garantida pela reflexão e transformação contínua da prática docente.
  • REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA DE MESTRANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS

    Moreira,Maria Cristina do Amaral; Pinhão,Francine (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: Neste artigo, investigamos como mestrandos em curso de pós-graduação em ensino de ciências representam discursivamente a experimentação no ensino. Para tanto, analisamos dois elementos desta prática social: os atores sociais e as suas ações relacionadas à experimentação nas modalidades institucionalizadas. Para isso, utilizamos o aporte teórico-metodológico dos estudos da análise crítica do discurso. Como resultado, identificamos a recorrência de nominalização do termo experimento/experimentação e, por consequência, o apagamento do professor na condução do processo de ensino-aprendizagem, como também do estudante. Concluímos que as escolhas discursivas presentes nos enunciados apontam para a existência de limites na construção de práticas experimentais, seja por aspectos materiais ou por conhecimento superficial dos mestrandos para enfrentar as questões de ensino.
  • O PROCESSO DE REFLEXÃO ORIENTADA NA FORMAÇÃO INICIAL DE UM LICENCIANDO DE QUÍMICA VISANDO O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

    Suart,Rita de Cássia; Marcondes,Maria Eunice Ribeiro (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: Esse trabalho apresenta o Processo de Reflexão Orientada (PRO) vivenciado por um licenciando de Química ao elaborar, ministrar e analisar uma sequência de aulas baseadas em uma perspectiva de ensino por investigação e para a promoção da alfabetização científica no Ensino Médio. Os resultados mostram que o licenciando evoluiu com relação às concepções apresentadas ao iniciar sua participação no processo reflexivo, utilizando referenciais teóricos sobre ensino por investigação, alfabetização científica e exigência cognitiva das questões para avaliar a sua prática docente. Os resultados também evidenciam as contribuições do Processo de Reflexão Orientada para a formação inicial docente, já que, com a orientação da pesquisadora, o licenciando pôde questionar suas ações e repensar sua prática, reconhecendo suas dificuldades, dilemas e conflitos.
  • AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM CURSOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA

    Silva,Dayane dos Santos; Cavalari,Rosa Maria Feiteiro (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: Neste trabalho, buscou-se compreender o processo de ambientalização curricular, nos cursos de Ciências Biológicas, oferecidos pela Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba (UFCG). A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo “estudo de caso” foi realizada uma “análise documental” do Projeto Pedagógico, bem como das ementas e programas das disciplinas de três cursos de Ciências Biológicas da UFCG, PB. Foram realizadas, também, entrevistas semiestruturadas com os coordenadores desses cursos e professores responsáveis pelas disciplinas selecionadas. Com a análise dos dados, percebeu-se que esses cursos têm incorporado a temática ambiental em seus currículos, mas estão concentradas em componentes curriculares optativos. Ademais, constatou-se que a Ambientalização Curricular é um processo complexo.
  • AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS

    Ramos,Maria Neide Carneiro; Brito,Maria dos Remédios de (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: Este ensaio busca pensar a aprendizagem, no ensino de ciências. Esse campo, que pouco se disponibiliza a outras leituras, é influenciado por um ensino que se envolveu nas linhas de um pensamento nascido com a ciência moderna, chamado, aqui, ciência de Estado ou régia, que o conduzem por meio do método cientificista e torna a aprendizagem recognitiva. Contudo, algo se desprende do recognitivo e da ciência de Estado e, envolvido com outro tipo de ciência, aqui chamada de Nômade, faz o pensamento experimentar as multiplicidades, singularidades no processo de aprender. Diante disso, este ensaio tenta dar destaque a um modo de aprendizagem que é percorrida por uma linha ziguezagueante, que fomenta uma estranha variação no ensinar e no aprender. Essa linha, por sua natureza movente produz um campo problemático disparado pelos acontecimentos, encontros, signos que sinalizam uma mobilidade sensitiva, produtora de afetos no ensino de ciências.
  • O ATENDIMENTO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO E O ENSINO DE FÍSICA: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA CEGA

    SILVA,MARCELA RIBEIRO DA; Camargo,Eder Pires de (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: artigo aborda o processo de ensino e aprendizagem de Física de uma aluna cega matriculada no Ensino Médio e que frequentava as salas de aula regular e de recursos. Buscou-se compreender como têm se configurado as práticas pedagógicas adotadas pelas professoras de Física e da sala de recursos, a articulação entre essas profissionais e algumas das dificuldades encontradas por elas e pela aluna nesse processo. Foram realizadas observações e entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados à luz da Análise de Discurso de linha francesa. Os resultados indicam a ausência de parcerias entre as referidas professoras e um deslocamento da aprendizagem dos conteúdos de Física, que deveria se dar na sala de aula regular, para a sala de recursos.
  • PARA QUE ENSINAR CIÊNCIA NO SÉCULO XXI? - REFLEXÕES A PARTIR DA FILOSOFIA DE FEYERABEND E DO ENSINO SUBVERSIVO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA

    Damasio,Felipe; Peduzzi,Luiz O. Q. (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: A sociedade contemporânea é marcada por mudanças drásticas e rápidas, e assim uma educação pautada em transmitir verdade, certezas, dicotomias, entidades isoladas vem perdendo o sentido. A escola poderá ser mais útil se preparar os alunos para não serem subjugados aos poderes dominantes presentes na sociedade em que vivemos. Em especial, a educação em ciências pode ter um papel importante nesta nova forma de ver a educação. Este trabalho relata uma pesquisa de caráter teórico e empírico que procurou explorar como as obras de Neil Postman, Paul Feyerabend e Marco Antonio Moreira podem contribuir para evidenciar como a educação científica pode ser útil no século XXI. A articulação desses referenciais para uma educação científica por meio de história da ciência tem o objetivo de formar pessoas questionadoras, flexíveis, criativas, inovadoras, tolerantes e progressistas; que segundo Postman e Moreira, são as que menos se subjugam aos poderes constituídos na sociedade contemporânea.
  • MOTIVOS PARA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE COM PROFESSORES DE FÍSICA A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE

    TOTI,FREDERICO AUGUSTO; SILVA,ALESSANDRO COSTA DA (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: Analisamos justificativas para a Educação Científica estáveis na literatura, aproximando-as da categoria significação objetiva da Teoria da Atividade de Leontiev, articulando-as aos sentidos pessoais apresentados por professores de Física. Na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, tal análise equivale a investigar o trabalho docente em um nível psicológico fundamental, observando o nível de coerência entre as significações objetivas e os sentidos pessoais na construção de motivos, para o ensino. Os resultados indicam incoerências parciais entre as significações objetivas e sentidos pessoais dos professores para o Ensino de Física. Interpretamos essas incoerências parciais como dificuldades na construção de motivos eficazes para realização de uma atividade autêntica nesse caso, a atividade principal do professor de Física, a introdução dos jovens à cultura científica contemporânea.
  • CONTROVÉRSIAS SOBRE OS TRANSGÊNICOS NAS COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE QUÍMICA

    Marcelino,Leonardo Victor; Marques,Carlos Alberto (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: As biotecnologias compõem um campo científico-tecnológico em crescimento acelerado e um campo de batalha envolvendo interesses e (in)certezas sobre seus benefícios ou malefícios. Realizamos um estudo de caso comparativo entre professores de química de uma escola urbana e de uma escola rural sul mato-grossense, analisando compreensões sobre riscos e controvérsias dos organismos geneticamente modificados. As falas dos professores indicam negligência em relação às controvérsias científicas, apoiando-se na suposta certeza, objetividade e neutralidade da ciência fundamentando decisões tecnocráticas. Concluímos que as compreensões têm pouco vínculo com o contexto e consideramos que a educação química/científica pode partir do desvelamento dos valores e imagem mítica da ciência para promover o estudo das controvérsias, visando a participação democrática na tomada de decisões.
  • ESCOLAS DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE A LEGISLAÇÃO E PRÁTICA SIMPLEMENTADAS NO ENSINO DE FÍSICA

    Dias,FRANCIELE FRANCO; Leonel,ANDRÉ ARY (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: Objetivando investigar os elementos que caracterizam o Ensino de Física nas escolas do campo, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de levantamento bibliográfico nas atas dos principais eventos na área de Ensino de Física/Ciências. A análise dos dados foi orientada pela Análise de Conteúdo e os resultados apresentados em dois eixos temáticos: (i) Pedagogia da Alternância e Escolas Famílias Agrícolas; e (ii) Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Ciências/Física nas escolas do campo. Os resultados indicam uma evolução ao se considerar a construção de uma política específica para as escolas do campo nos últimos anos. Entretanto, o número de trabalhos referente às práticas desenvolvidas no Ensino Médio dessas escolas, mais especificamente nas aulas de Física, ainda é pequeno.
  • RELAÇÕES COM O SABER NA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO CIENTÍFICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

    Cazón,HERON OMAR ARRAYA; Oliveira,Odisséa Boaventura de (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2018-01-01)
    RESUMO: Busca-se compreender a “Relação com o Saber” na produção de documentários científicos, por alunos do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Analisa-se aqui o documentário “Anomalias cromossômicas: um olhar sobre a Síndrome de Down” visando à mobilização dos alunos: suas relações particulares com o saber, com a ciência, com o mundo, consigo e com os outros. Para isso faz-se uma aproximação entre os referenciais da Análise de Discurso e a Relação com o Saber. Por meio da imagem de um cubo, uma matriz com os eixos x (interdiscurso), y (intradiscurso) e z (relação com o saber), observa-se tal harmonia no percurso de produção, possibilitando correlacionar memória discursiva, relação com o saber e sentidos produzidos.
  • TRABALHO LABORATORIAL E PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ENSINO BÁSICO

    Correia,Marisa; Freire,Ana (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009-06-01)
    Na última década em Portugal, tem-se assistido a uma mudança nos currículos de ciências e nas orientações curriculares dirigidas à avaliação. Neste contexto, pretendeu-se caracterizar as perspectivas de ensino e aprendizagem de professores de Ciências Físico- Químicas do Ensino Básico, analisando o trabalho laboratorial que desenvolvem e as formas de o avaliar. Este estudo envolveu três professores em início de carreira. Para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas, a observação de aulas e a documentos. Os resultados sugerem que o trabalho laboratorial não é frequente nas aulas dos participantes e quando implementado apresenta um carácter verificativo e demonstrativo. Os professores demonstraram dificuldades na avaliação das aprendizagens dos alunos, o que é coerente com uma perspectiva de ensino e aprendizagem tradicional.
  • DIRIGINDO O OLHAR PARA O EFEITO ESTUFA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO MÉDIO: É SIMPLES ENTENDER ESSE FENÔMENO?

    Lobato,Anderson Cezar; Silva,Cristina Neres da; Lago,Rochel Montero; Cardeal,Zenilda de Lourdes; Quadros,Ana Luiza de (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009-06-01)
    Os livros didáticos, pela disponibilidade e acesso, são uma fonte importante de pesquisa para o professor de Ensino Médio, ao selecionar conteúdos e preparar suas aulas. Na tentativa de se adaptarem às novas tendências educacionais, esses livros vêm inserindo textos e assuntos que discutem os problemas vivenciados pela sociedade em geral. Nos livros de Química, um assunto que se faz presente é o Efeito Estufa. Analisou-se, neste trabalho, o tratamento e o aprofundamento dado a esse tema. Uma visão muito simplista do fenômeno foi percebida e, por isso, algumas sugestões foram incorporadas neste trabalho.
  • ENSINO DE CIÊNCIAS E CULTURA LOCAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS FALAS DE PROFESSORES DE UM CONTEXTO TEUTO-BRASILEIRO

    Strieder,Dulce Maria; Carvalho,Anna Maria Pessoa de (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009-06-01)
    O presente texto aborda os elos entre a cultura e o ensino de ciências, discutindo a existência de elementos da cultura local que permeiam os discursos dos professores de uma comunidade teuto-brasileira, sobre o ensino e a aprendizagem em ciências. O artigo relata resultados de uma pesquisa que investigou o cotidiano do ensino de ciências no município de Salvador das Missões (RS), colonizado por descendentes germânicos. Os resultados apontam que os principais identificadores culturais, como os valores atribuídos à escola, à família e à língua, continuam vivos no cotidiano da população local e permeiam as falas dos professores sobre temas como a função e os objetivos do ensino de ciências e as posturas adotadas em sala de aula.
  • A COLEÇÃO DE INSTRUMENTOS ANTIGOS DO LABORATÓRIO DE FÍSICA DA ESCOLA ESTADUAL BENTO DE ABREU DE ARARAQUARA (SP)

    Zancul,Maria Cristina de Senzi (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009-06-01)
    A Escola Estadual Bento de Abreu - EEBA, primeiro ginásio oficial da cidade de Araraquara, teve origem no início do século XX. Seu laboratório de Física abriga um variado conjunto de materiais para o ensino de Ciências e de Física do qual se destaca uma coleção de cerca de 200 instrumentos antigos, encontrados em locais impróprios e inacessíveis para a comunidade e para pesquisadores. Desde 2007 essa coleção vem sendo organizada, documentada e estudada visando à construção de um inventário com o objetivo de contribuir para a preservação da memória da escola, para a pesquisa sobre a cultura material escolar, bem como para o estudo da História do Ensino de Ciências e de Física no Brasil.

View more