Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação : The journal Ensaio : Assessment and Public Policies in Education aims to publish articles related to Education, focusing on evaluation and public policies in education, prioritizing the results of research, theoretical studies and essays..

News

The Globethics.net library contains articles of Ensaio as of vol. 12(2004 ) núm. 45 to current.

Recent Submissions

  • A Lei no 13.415 e as alterações na carga horária e no currículo do Ensino Médio

    Hernandes,Paulo Romualdo (Fundação CESGRANRIO, 2020-01-01)
    Resumo O objetivo deste estudo é analisar a Lei nº 13.415, no que se refere à problemática determinação de ampliação da carga horária e, também, à proposta de inovações para o currículo sem que tivesse sido feito diagnóstico para essas impactantes alterações. Para efeito de parâmetro das consequências que essas ações podem provocar nas escolas públicas, no terreno das hipóteses, toma-se como paradigma o Programa Ensino Médio Inovador. Estuda-se o conteúdo da lei, tendo como base teórico-metodológica, a Pedagogia Histórico-Crítica, corrente pedagógica elaborada pelo professor Saviani, em seus pressupostos de pesquisa, apoiados pelo materialismo histórico e dialético e em seu entendimento sobre a razão de ser da Educação Escolar: o Ensino e a aprendizagem de conhecimentos complexos, elaborados, sistematizados. O estudo indicou que a ampliação da carga horária e as inovações do currículo, sem política de financiamento para as escolas públicas realizarem essas alterações, sobretudo para contratação, melhor remuneração e melhores condições de trabalho do docente, poderão vir a ser fatores que afastem a escola de sua função social.
  • Interlocuções e discursos de legitimação em EaD

    Habowski,Adilson Cristiano; Conte,Elaine; Jacobi,Daniel Felipe (Fundação CESGRANRIO, 2019-01-01)
    Resumo O trabalho discute a pluralidade de abordagens extraídas de teses na área de tecnologias na educação, que refletem um panorama de discursos sobre a legitimação da educação a distância (EaD). Trata-se de um trabalho de abordagem hermenêutica, com o objetivo de compreender e dialogar com as problemáticas que constituem o foco das investigações no campo da EaD, em teses defendidas no período de 2012 a 2015. Diante da diversidade de discursos mapeados, reconhecemos nas interlocuções com as teses que ainda há muitos desafios às abordagens formativas da EaD, que revelam ambiguidades nos estudos dessa modalidade de ensino. Algumas teses apontam para uma tendência operacional da EaD ancorada em métodos tradicionais destituídos de criticidade e voltados para o mercado, enquanto outras apostam nas aproximações culturais e nos métodos dialógicos que essa modalidade de ensino provoca na práxis socioeducacional.
  • As condições de democratização da gestão da escola pública brasileira

    Souza,Ângelo Ricardo de (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
    Resumo O artigo discute elementos que contribuem para a constituição e funcionamento da gestão democrática das escolas públicas e constrói um indicador para dimensionar o desenvolvimento deste importante princípio constitucional. O texto utiliza dados de 2003 e 2015 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação, focalizando em questões atinentes à gestão democrática, e dá um tratamento estatístico a eles. A análise indica que as regiões Norte e Nordeste ainda apresentam os piores indicadores e as regiões do centro-sul brasileiro, os melhores. Contudo, em geral, o Brasil tem crescido nas condições de democratização da gestão das escolas, em especial no que tange ao ambiente escolar democrático. Por outro lado, as formas de provimento democráticas da direção escolar parecem perder força, uma vez que a ênfase recai sobre a utilização de modelos menos democráticos e que enfatizam a face técnica ou a vinculação política e eleitoral do diretor escolar com o governo vigente, de forma a se tratar, ao que parece, de uma retomada de modelo patrimonialista da gestão pública no Brasil.
  • Technology use habits of children under six years of age at home

    Tena,Rosalía Romero; Gutiérrez,María Puig; Cejudo,Maria del Carmen Llorente (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
    Abstract Parents, teachers and researchers are wondering how the digital and technological world affects young children between 0 and 6 years of age at home. This study aims to show the use they make of it, the characteristics of this use, and the relationship that children establish with technologies, as well as to find out whether there are rules for this use and who sets them. A mixed quantitative-qualitative methodology, using the “questionnaire on the use of technology at home”, semi-structured interviews, and analyses of Early Childhood Education Assemblies (ECEA), generated very significant results. For instance, despite the quick incorporation of tablets or video game consoles, TV is still the favorite device of the youngest population, followed closely by mobile phones. The results indicate that these children spend an average of 92 minutes per day watching TV. In addition, 92% of them have a tablet and spend an average of 60 minutes per day using a computer or a tablet. It can be concluded that children start accessing and using ICT at the age of two.
  • Uma solução para a divergência de diferentes padrões no SAEB

    Klein,Ruben (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
    Resumo Neste artigo, mostramos que há necessidade de se construir um consenso sobre terminologia dos níveis, que as metas do Todos pela Educação são razoáveis e que não há discordância com os níveis da divulgação do SAEB 2017, desde que se definam corretamente as metas para cada nível e que sejam feitas as correções necessárias. Para isso, construímos uma distribuição de referência ancorada a uma distribuição empírica de uma população alvo. No artigo, utilizou-se a população dos estudantes dos países pertencentes à OCDE. Indicamos que as metas do IDEB deveriam ser mais altas e mais consistentes com as metas do Todos pela Educação.
  • Ideologias de conveniência em Educação

    Estêvão,Carlos Vilar (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
  • Aprendizagem do desenho artístico no ensino superior: concepções de estudantes

    Freire,Luiz Gustavo Lima; Duarte,António Manuel (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
    Resumo No âmbito da Fenomenografia, este estudo teve como objetivo avaliar a natureza e mapear as concepções de estudantes universitários sobre a aprendizagem do desenho artístico. Um grupo de dezesseis estudantes de uma disciplina livre de desenho foi entrevistado, entre outros aspectos, sobre a natureza, o processo e o contexto da aprendizagem do desenho artístico. As respostas, submetidas a uma análise de conteúdo temática, evidenciaram a distinção entre uma representação da aprendizagem do desenho como algo mais passivo - cópia de realidades observadas; através de técnicas e da prática; no ambiente académico - e algo mais ativo - expressão pessoal; através da compreensão do que se percepciona e de mudanças pessoais; no ambiente amplo. Emergiu também uma representação de meio-termo, que define a aprendizagem do desenho como algo de intermédio - desenvolvimento perceptivo; representação de percepções ou da imaginação; criação de técnicas. A conscientização sobre as concepções de aprendizagem do desenho poderá constituir factor da sua eventual modificação. Assim, a taxonomia que resulta deste estudo poderá ajudar estudantes, professores e técnicos no diagnóstico e intervenção sobre aquele tipo de concepções.
  • La formación práctica desde las voces del estudiantado de pedagogía

    Turra-Díaz,Omar; Flores-Lueg,Carolina (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
    Resumen Este artículo presenta resultados de una investigación que tuvo como objetivo indagar en la percepción que posee el estudiantado en proceso de formación docente sobre el área de práctica, instalada en el plan de estudio de dos carreras de pedagogía. La metodología empleada fue de tipo cualitativa, con un diseño de estudio de casos, utilizándose como técnica de obtención de información la entrevista semiestructurada. Los participantes del estudio fueron 10 estudiantes. Entre los resultados principales se destaca una positiva valoración de esta área de formación, por cuanto permite una temprana inmersión en la realidad escolar y un acercamiento al rol profesional docente; asimismo, se reconoce como un espacio que contribuye a promover procesos reflexivos sobre las complejidades del quehacer pedagógico, aunque a nivel individual. Por otro lado, se observa que persiste una distancia entre el conocimiento académico y los saberes requeridos desde el aula escolar y la ejecución de asignaturas-taller centradas en transmisión de contenidos, situación que continúa en la línea de legitimar un entendimiento técnico-aplicacionista de este ámbito formativo.
  • Programa nacional de livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula

    Albuquerque,Eliana Borges Correia de; Ferreira,Andrea Tereza Brito (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
    Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa que buscou analisar as mudanças nos critérios de avaliação dos livros didáticos de alfabetização submetidos a diferentes edições do PNLD e como tais mudanças influenciaram na produção e no uso que os professores fazem desse material. Como metodologia, realizamos análise documental de fichas de avaliação e resenhas presentes em guias do PNLD e entrevistas com 24 docentes que lecionavam no 1º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados revelou que as mudanças nos livros de alfabetização se relacionam às mudanças nos critérios de avaliação, e que os professores têm usado os livros de alfabetização por meio de diferentes estratégias.
  • Masificación, equidad, educación superior: la universalización de la educación superior cubana

    Serpa,Gerardo Ramos; Falcón,Adriana López (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
    Resumen El objetivo del artículo es valorar los debates y retos de la masificación y universalización de la educación superior en varias regiones del mundo y en el caso de Cuba, con la finalidad de apreciar su significado para las políticas públicas y las buenas prácticas que se proponen contribuir mediante la pertinencia y equidad de la educación superior a la sostenibilidad del desarrollo. Se emplean los métodos de análisis documental, analítico-sintético y el enfoque en sistema para, a partir de estudios realizados y documentos sobre esta política pública, caracterizar y apreciar los diferentes puntos de vista y formas de implementación de la masificación de la educación superior en diversos contextos, así como su interdependencia con la equidad social y educativa. Se arriba a evidenciar las divergencias acerca de la masificación de la educación superior, cómo este proceso abarca también la esfera de los estudios de posgrado, y su manifestación en el caso de la universalización de la educación superior cubana.
  • Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?

    Barros,Conceição de Maria Pinheiro; Dias,Ana Maria Iorio; Cabral,Augusto Cézar de Aquino (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
    Resumo Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições de ações de formação docente institucionais para a constituição do docente-bacharel. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e descritiva e estudo de casos múltiplos. Utilizaram-se as técnicas análise documental, observação participante e questionário. Participaram da pesquisa 37 docentes-bacharéis que atuam na Universidade Federal do Ceará (Brasil). No processo de interpretação dos resultados recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo. Como principais resultados, tem-se: as ações de formação docente institucionais colaboram para a constituição do docente-bacharel por oferecer subsídios para a produção de conhecimentos pedagógicos e propiciam mudanças de paradigmas para a atuação do bacharel como docente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. Porém, existem lacunas relacionadas às necessidades específicas do bacharel para que desenvolva saberes da docência.
  • Implications of concomitance in technical education financed by Pronatec in the Mato Grosso do Sul state education network (2012-2015)

    Oliveira,Arão Davi; Ferreira,Valdivina Alves; Silva,Celeida Maria Costa de Souza e (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
    Abstract The National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec) is a program for financing technical education launched in 2011 under the government of Dilma Rousseff (2011-2016) enacted by Law 12.513/2011. Among its actions is the promotion of the Technical Education Networks in the states. This research study discusses the implications of concomitance in the technical education courses financed by Pronatec in the Mato Grosso do Sul State Education Network (REE / MS), in the period from 2012 to 2015. It is a documentary, bibliographical and empirical research study that uses Gramsci’s concept of “state” (1991) and Harvey’s of “flexible capital accumulation” (1992). Semi-structured interviews were conducted with four managers who participated at the implementation of Pronatec in the REE/MS, during the period studied. The results indicate that in the REE/MS the Pronatec prioritized courses concomitant with or subsequent to standard higher secondary education courses and that resulted in high dropout and failure rates in the studied period.
  • A individualização dos percursos formativos como princípio organizador das políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil

    Silva,Roberto Rafael Dias da (Fundação CESGRANRIO, 2019-06-01)
    Resumo O presente artigo propõe-se a examinar os modos pelos quais a individualização dos percursos formativos é posicionada enquanto um princípio organizador das políticas curriculares para o Ensino Médio implementadas no Brasil, ao longo desta década. Ao inscrever-se no campo dos Estudos Curriculares, descreve e analisa como a escolarização juvenil passa a ser redimensionada no âmbito de diferentes “surtos individualizatórios”, intensificados nas condições de uma “economização da vida social” e da visibilização dos paradoxos de uma “crise do Estado”. Realiza uma análise de políticas curriculares mobilizadas nos estados do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
  • Políticas Públicas em Educação Superior a Distância – Um estudo sobre a experiência do Consórcio Cederj

    Assumpção,Georgia de Souza; Castro,Alexandre de Carvalho; Chrispino,Álvaro (Fundação CESGRANRIO, 2018-06-01)
    Resumo O presente trabalho tem por objetivo traçar um panorama geral sobre as Políticas Públicas em educação superior a distância, abordando as legislações mais relevantes que tratam de sua regulamentação, principais características, aspectos gerais da modalidade. Retrata-se, de modo particular, a experiência do Consórcio Cederj/Fundação Cecierj, um dos projetos pioneiros de educação a distância implementados no País. A partir dos estudos realizados ficou esclarecido que a EAD se mostra como uma ferramenta importante no processo de Políticas Públicas para ampliação da educação superior no país. Concluímos que o Consórcio Cederj pode ser considerado um caso de sucesso em educação a distância e, em que pesem limitações, está contribuindo de forma positiva para a expansão da educação superior no estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, para uma ampliação da inclusão social no país.
  • Festival of school teachers as a practice-oriented form of improving teachers’ skills

    Merzon,Elena E.; Senko,Yury V.; Salimullina,Elena V. (Fundação CESGRANRIO, 2018-06-01)
    Abstract The article discusses the formation of the authorial position of the teacher at the Festival of school teachers as innovative forms of improvement of their professional competence. The author’s position is transforming the understanding of the meeting the teacher is the moderator of the Festival and is a potential point of entering them both in professional culture. Hence discussed in the humanitarian paradigm the focus of the author’s position direct participants in educational meetings, manifested in accessing professional – wider – life experiences with each other and with the idea, the sentiment, the co-action. Disclosed humanitarian treatment “teacher-moderator”, which constitutes the process of training and gives them the meeting pedagogical sense.
  • “O que é o bom resultado?” Indagando o sentido da avaliação e suas articulações curriculares

    Frangella,Rita de Cássia Prazeres; Mendes,Juliana Camila Barbosa (Fundação CESGRANRIO, 2018-06-01)
    Resumo Esta reflexão desdobra-se de pesquisa que interroga a produção de políticas curriculares no Município do Rio de Janeiro, discutindo as conexões e articulações entre as demandas da rede e as demandas locais de cada escola, dando especial atenção à coordenação pedagógica como espaço de articulação/produção curricular. Em meio às análises do corpus empírico da pesquisa, a relação entre currículo e avaliação, num cenário de cultura de testagem, foram sendo postos em destaque os sentidos de uma prática avaliativa e sua relação com a produção curricular. Assim, problematizamos os deslocamentos de sentidos que são ressignificados e hegemonizados na produção da política curricular que tem a avaliação como dimensão instituinte de uma política calcada na prescrição de qualidade atrelada a um discurso de accountability.
  • La respuesta educativa a los alumnos más capaces en los planes de atención a la diversidad

    Diez,Lorenzo Pérez; Fernández,Carmen Jiménez (Fundação CESGRANRIO, 2019-01-01)
    Resumen La atención a la diversidad es un principio básico del sistema educativo español y su finalidad es dar respuesta a las necesidades de los estudiantes escolarizados en sus centros. En esta diversidad, los estudiantes de altas capacidades han ido adquiriendo cierta visibilidad en el diagnóstico y la intervención. La normativa nacional establece el Plan de Atención a la Diversidad (PAD de aquí en adelante) como el instrumento básico para planificar, implementar y evaluar las medidas de atención a la diversidad de diferentes colectivos, entre ellos, el de los alumnos más capaces. Mediante la técnica del análisis de contenido, esta colaboración analiza los PAD en una muestra de centros escolares de la provincia de Palencia perteneciente a la Comunidad Autónoma de Castilla y León. Concluye que, en dichos planes, la presencia de medidas educativas dirigidas a los más capaces es nula o meramente testimonial no trascendiendo más allá de la normativa en la que se fundamentan, resultando ser una necesidad desarrollar estos planes en la práctica educativa real.
  • A gestão democrática nos sistemas municipais de ensino do Paraná: uma análise a partir dos conselhos municipais de educação

    Flach,Simone de Fátima (Fundação CESGRANRIO, 2019-01-01)
    Resumo Este texto discute a gestão democrática nos Conselhos Municipais de Educação dos municípios paranaenses que constituíram sistemas próprios de Ensino e tem, por objetivo, demonstrar como os órgãos normativos são compostos, as possibilidades e os limites para a participação democrática nos contextos locais. Para tanto, tendo como pressuposto teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético, o artigo discute a autonomia municipal para condução da educação sob sua responsabilidade e analisa a composição dos Conselhos Municipais de Educação dos municípios que já instituíram sistemas próprios de Ensino. As análises evidenciam que a composição dos Conselhos Municipais de Educação se caracteriza como possibilidade de exercício democrático, mas os limites também se fazem presentes, indicando vinculação com os interesses hegemônicos que orientam as políticas locais.
  • Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM: A formação continuada na Gered de Chapecó – SC

    Morescho,Sandra Maria Zardo; Delizoicov,Nadir Castilho (Fundação CESGRANRIO, 2019-01-01)
    Resumo Este artigo apresenta dados sobre a formação continuada de professores ofertada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no período de 2014 a 2015. O trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos orientadores de estudo do Pacto sobre a formação desenvolvida junto a professores de 10 escolas públicas estaduais pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, Oeste de Santa Catarina. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturada e suas análises apresentam o parecer do orientador de estudo, as mudanças nas ações dos professores e os impactos do término do PNEM. Os resultados indicaram que a formação foi de significativa qualidade, induzindo ao reconhecimento do estudante em sua individualidade. Como aspecto negativo, encontra-se a finalização do PNEM, bem como o temor do aumento da desvalorização da docência diante da Reforma do Ensino Médio.
  • O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as competências para uma Educação Estatística Crítica

    Hollas,Justiani; Bernardi,Lucí T. M. dos Santos (Fundação CESGRANRIO, 2019-01-01)
    Resumo O artigo coloca em tela o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), importante exame de avaliação de larga escala no Brasil, e tem por objetivo discutir como as questões de estatística propostas nas provas do Enem podem contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Estatística Crítica no ensino médio brasileiro. A pesquisa é de cunho teórico: bibliográfica e documental. Na primeira etapa, caracterizamos as competências de uma Educação Estatística Crítica: raciocínio estatístico, pensamento estatístico e literacia estatística. Na segunda, mapeamos as provas do período de 1998 até 2018, analisando todas as questões de estatística, da área de Matemática e suas Tecnologias. O estudo nos permite inferir que: i) é possível desenvolver uma Educação Estatística Crítica no ensino médio, e indicamos alguns elementos potencializadores para os processos educativos; ii) o Enem, nos parâmetros em que está organizado, não pode ser seu elemento mobilizador, pois carece de elementos críticos, reflexivos, problematizações e contextualizações, impulsionando uma formação acrítica.

View more