"SINAES" contraditórios: considerações sobre a elaboração e implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Keywords
EducaciónEducação superior
Avaliação da educação superior
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
Regulação e avaliação
Controle da educação superior
Full record
Show full item recordOnline Access
http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87313708015Abstract
As posições no debate sobre a avaliação da educação superior, que se iniciou na década de 1980, oscilam entre considerá-la como um processo interno de autoconhecimento institucional ou como ferramenta de regulação das instituições pelo Estado e/ou pelo mercado. Nesse contexto, o artigo trata do processo de elaboração e implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Mostra-se que, na lei que o institui, estão presentes concepções antagônicas de avaliação e que essa recebe influências díspares como a do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB) e a do Exame Nacional de Cursos (ENC). Conclui-se que o SINAES tem o mérito de sinalizar uma mudança na concepção da avaliação com foco no mercado para a ênfase na melhoria da qualidade. Contudo, a indefinição do modelo de avaliação adotado mostra as oscilações da política de educação superior do governo Lula.Date
2006Type
Artículo científicoIdentifier
oai:redalyc.org:87313708015http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=87313708015
Copyright/License
Educação & SociedadeCollections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A indissociabilidade entre teoria e prática: experiências de ensino na formação de profissionais de saúde nos níveis superior e médioMoreira,Carlos Otávio Fiúza; Alves, Neila Guimarães; Hortale, Virgínia Alonso; Moreira,Carlos Otávio Fiúza; Marsden, Melissa (2011-05-04)A presente dissertação tem como propósito geral discutir estratégias de ensino implantadas tanto na formação de profissionais de saúde de nível superior quanto de nível médio que utilizam como premissa a relação prática-teoria-prática. Estas estratégias têm ganhado posição de destaque nos debates atualmente traçados em prol da realização de mudanças na formação no campo da saúde. Inicialmente é apresentado o contexto em que surge esse movimento de mudança, suas principais críticas e princípios. Analisam-se as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Saúde fazendo um paralelo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Técnico área da saúde, apontando algumas de suas similaridades e particularidades. Relatam-se experiências de ensino no nível superior, a partir de textos levantados na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), disponível no site da Biblioteca Virtual em Saúde(BVS). Apresenta-se ainda uma discussão sobre os processos de ensino integrados a serviços de saúde, aprofundando a questão da inserção de alunos no serviço desde o início de seu curso universitário. São descritas nove experiências dessa inserção precoce, apresentando a ótica dos autores acerca dos principais obstáculos enfrentados e seus resultados. Em relação ao nível médio, é narrada a experiência pedagógica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), e que visa realizar a integração entre os conteúdos abordados em sala de aula e a prática profissional. A EPSJV tem posição de destaque na produção de conhecimento acerca da formação de técnicos em saúde. Ao descrever e analisar esta experiência, tenta-se aproximar questões comuns ao nível superior e médio de formação de trabalhadores para o sistema de saúde.
-
15 años desde la Declaración de Bolonia. Desarrollo, situación actual y retos del Espacio Europeo de Educación SuperiorAlonso-Sáez, Israel; Arandia-Loroño, Maite (Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación, 2017-01-01)Resumen: Este artículo realiza un análisis, a partir de una revisión de la literatura internacional, sobre los antecedentes, desarrollo, elementos claves y situación actual de este pretencioso proyecto que es el Espacio Europeo de Educación Superior (EEES) iniciado en 1999, poniendo especial atención en el caso Español.1 Para ello se aborda su evolución, se describen las características sociales de su desarrollo tales como la heterogeneidad, la democratización de estos estudios, la afluencia masiva de estudiantes o las nuevas necesidades que tiene la sociedad del conocimiento. También se profundiza en los procesos de mercantilización a los que se enfrenta de forma constante en las últimas décadas. Se finaliza con algunas reflexiones sobre el proceso de cambio y sobre el sentido final que debe de tener el propio EEES y la universidad en general.
-
Expansion of undergraduate nursing courses in Mato Grosso: implications and challengesCorrêa, Ludmilla Zangali de Mattos; Hospital Santa Rosa; Santos, Neuci Cunha dos; Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem; Kobi, Mirian Costa Barbosa (Faculdade de Enfermagem da UFG, 2015-01-26)The objective of this document-based study was to analyze the expansion of undergraduate nursing courses in Mato Grosso (MT), based on the National Education Guidelines and Bases Law/1996 and its implications. The number of these courses increased mainly between 2000 and 2010, from two to 21, and number of vacancies from 170 to 2137. During this same period, the percentage of such courses offered by private institutions rose from 50% to 71.4%. As occurred in Brazil, in MT, nursing studies expanded primarily through private universities, with geographic distribution linked to more economically developed regions. Despite the interest to democratize university access through expanding the number of vacancies, one must consider the imbalance and the need for trained and competent professors to guide the educational process of new nurses.doi: 10.5216/ree.v16i4.22581.