• English
    • français
    • Deutsch
    • español
    • português (Brasil)
    • Bahasa Indonesia
    • русский
    • العربية
    • 中文
  • English 
    • English
    • français
    • Deutsch
    • español
    • português (Brasil)
    • Bahasa Indonesia
    • русский
    • العربية
    • 中文
  • Login
View Item 
  •   Home
  • Theology and ecumenism
  • Intercultural and Contextual Theologies
  • Latin American Christianity / Theologies
  • View Item
  •   Home
  • Theology and ecumenism
  • Intercultural and Contextual Theologies
  • Latin American Christianity / Theologies
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Browse

All of the LibraryCommunitiesPublication DateTitlesSubjectsAuthorsThis CollectionPublication DateTitlesSubjectsAuthorsProfilesView

My Account

Login

The Library

AboutNew SubmissionSubmission GuideSearch GuideRepository PolicyContact

Statistics

Most Popular ItemsStatistics by CountryMost Popular Authors

El tesoro escondido de aparecida: la espiritualidad popular

  • CSV
  • RefMan
  • EndNote
  • BibTex
  • RefWorks
Author(s)
Ciro Bianchi, Enrique
Keywords
magisterio latinoamericano
religiosidad popular
Popular Piety
Popular Christian Spirituality
Aparecida
Vth Conference of Latin American Bishops
espiritualidad popular
pobres
Latin American Bishops Magistrate

Full record
Show full item record
URI
http://hdl.handle.net/20.500.12424/151741
Online Access
http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=3150032
Abstract
Aparecida representa el punto más alto en la consideración del magisterio sobre la piedad popular latinoamericana. El artículo comienza con un somero recorrido histórico desde Medellín, donde se considera la religiosidad popular como algo positivo, hasta Aparecida, donde se enseña que esta forma de vivir la fe de grandes mayorías de pobres latinoamericanos es una verdadera espiritualidad cristiana. Luego se detiene a presentar las novedades del documento de la V Conferencia del Episcopado latinoamericano (Aparecida) y termina explicitando algunas cuestiones abiertas.
Aparecida represents the highest reaching point in the magisterial theology regarding popular piety. The article starts with an initial historical span starting with Medellin where popular piety is judged as something valuable and ending with Aparecida that considers the popular expresion of faith a truly christian sprituality. In the last part of the article the author shows the new aspects brought forth by the Vth Conference of Latin American Bishops in Aparecida and some newly presented questions that remain open.
Date
2009
Type
text (article)
Identifier
oai:dialnet.unirioja.es:ART0000374868
(Revista) ISSN 0328-1396
http://dialnet.unirioja.es/servlet/oaiart?codigo=3150032
Copyright/License
free
Collections
Latin American Christianity / Theologies

entitlement

 

Related items

Showing items related by title, author, creator and subject.

  • Thumbnail

    Aspecto lírico-religioso das canções marianas: um estudo sobre as metáforas e metonímias que representam Maria

    Feltes, Heloisa Pedroso de Moraes; Cás, Lauro Edson da (2014-05-28)
    Este trabalho analisa o aspecto lírico-religioso de três canções marianas, recolhidas do Cancioneiro Popular do imigrante italiano na Região de Colonização Italiana e se propõe revelar, sob o aspecto das metáforas e das metonímias, a representação de Maria. Para tanto, este estudo dialoga com temas imprescindíveis para a obtenção de resultados, como História, Cultura, Identidade, Regionalidade, Mariologia, Metáforas, Metonímias (a Teoria de Metáforas Conceituais) e música. Assim sendo, a dissertação está estruturada sobre quatro capítulos que norteiam a análise e a interpretação. A saber: o Primeiro Capítulo entrelaça a História e a Cultura, procurando fazer uma revisão de aspectos relevantes da história da imigração italiana na RCI na Região Nordeste do Estado, focando a importância da religião e ou da fé desde os primórdios desse processo. A partir disso, há a análise sobre Região, Identidade e Religiosidade. O Segundo Capítulo destaca o Cancioneiro Popular e assim, o aspecto da Tradição Oral Popular. Aprofunda o aspecto da cultura popular expressada com o canto e traz em evidência a caracterização do Canto Mariano (origens, ritualismo e devoção do imigrante italiano). Demonstra, ainda, aspectos da devoção mariana, tão presente e viva junto ao imigrante, pois Maria é descrita como sendo a mãe que está sempre presente e junto aos seus filhos (povo). O Terceiro Capítulo, por sua vez, concentra a análise dos aspectos da Teoria da Metáfora Conceitual, da Simbologia e, também, da interpretação e pesquisa sobre as Virtudes, objetivando a análise da figura da mulher idealizada , ou ainda, da representação da mãe - Maria (Madonna). Por fim, no Quarto Capítulo, tem-se a Metodologia e a Análise das canções marianas, ou seja, a análise do corpus das canções: Beléssa di Maria; Maria Consolatrice; O Bèla mia Speransa, que motivam este estudo. Esta parte segue o método da análise semântica com base em George Lakoff (e colaboradores) que permeiam o estudo das metáforas conceituais. Há, também, a posição etnográfica, onde é destacada a pesquisa de campo realizada para conhecer opiniões e perspectivas do povo, indo além da análise do pesquisador. Após isso, é feita a síntese com os resultados obtidos pela pesquisa/estudo.
  • Thumbnail

    A realidade socioambiental de Laranjal do Jari/AP: soluções apontadas por moradores na perspectiva da educação popular

    Cunha, Ana Maria de Oliveira; Paixão, Eliana do Socorro de Brito (2014-08-18)
    A cidade de Laranjal do Jari, no estado do Amapá, tem sido historicamente afetada por incursões capitalistas, como o Projeto Jari, implantado na região em 1967. Demograficamente, é a terceira maior cidade do estado e concentra 94,9% da população do município que é de 39.942 habitantes. Sua extensão territorial é de apenas 32 km² dos 31.170,30 km² incorporados pelo município. O restante das terras foi destinado a parques, reservas e áreas privadas. A cidade emergiu como um núcleo denominado Beiradão, em razão da ocupação desordenada às margens do rio Jari, onde ainda habita grande parte dos moradores em casas construídas em forma de palafita, em áreas ambientalmente frágeis (várzea), configurando uma enorme favela fluvial, sujeita a sinistros do tipo incêndios e inundações. As precárias condições de moradia e a insalubridade ambiental visualizada no esgoto a céu aberto, na elevada densidade de resíduos sólidos, no depósito dos dejetos humanos sob as casas, na ausência de esgotamento sanitário, dentre outras mazelas, ratificam a pobreza que é da ordem de 46,2%. Essa situação, em larga medida, também é concreta nas áreas de terra firme da cidade. A situação ora apresentada me instigou a seguir pistas que me permitissem elucidar o seguinte problema: Quais foram as soluções pontadas por um grupo de moradores da cidade de Laranjal do Jari, à luz dos pressupostos da educação popular, para questões socioambientais locais, que possam subsidiar futuras ações governamentais? O trabalho teve por objetivo geral identificar e analisar soluções para questões socioambientais em Laranjal do Jari, apontadas por um grupo de moradores locais, à luz dos pressupostos da educação popular. A pesquisa se ancorou nos métodos histórico e dialético e se assentou na abordagem qualitativa. As atividades realizadas em campo foram moldadas no Círculo de Cultura e o tratamento dos dados coletados, inspirado na análise de conteúdo. Os sujeitos participantes são moradores da cidade de Laranjal do Jari dos bairros Sagrado Coração de Jesus, Malvinas, Agreste e Mirilândia. Dentre os resultados obtidos, a pesquisa apontou que as questões socioambientais, na cidade de Laranjal do Jari, são heranças da implantação do Projeto Jari e sua consolidação apresenta densa vinculação com a permanência desse projeto na região; ficou evidenciado nos depoimentos e debates em grupo a descrença na atuação do poder público que não consegue responder positivamente aos anseios da população; quando se trata de propor alteração no ambiente construído, é fundamental convocar quem conhece a realidade em que vive; o conhecimento da realidade expresso pelos moradores locais foi claramente evidenciado nas suas falas e os seus posicionamentos densamente críticos no que concerne à realidade posta; moradores foram buscar na poesia a liberdade de expressão diante da realidade vivenciada pelos mesmos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
  • Thumbnail

    D. António da Costa, paladino da instrução popular em Portugal no século XIX

    Pinto (Portugal), Maria de Fátima M. M. (2017)
    This article analyzes the role of D. António da Costa concerning the development of public and popular education in Portugal in the second half of the nineteenth century. Special emphasis is given to the creation of popular libraries, one of the popular education tools provided in the project designed by the man who was the first Minister of Public Education in Portugal His intervention surpassed the time of this position, starting a decade earlier and extending after it, through the implementation of popular libraries. An expert of the reality of his time and his country, D. António da Costa took conciliatory positions, believing that the success of their proposals depended on the coordination of public and private laic and religious initiatives in a decentralized political intervention scope.
DSpace software (copyright © 2002 - 2023)  DuraSpace
Quick Guide | Contact Us
Open Repository is a service operated by 
Atmire NV
 

Export search results

The export option will allow you to export the current search results of the entered query to a file. Different formats are available for download. To export the items, click on the button corresponding with the preferred download format.

By default, clicking on the export buttons will result in a download of the allowed maximum amount of items.

To select a subset of the search results, click "Selective Export" button and make a selection of the items you want to export. The amount of items that can be exported at once is similarly restricted as the full export.

After making a selection, click one of the export format buttons. The amount of items that will be exported is indicated in the bubble next to export format.