The journal Práxis Educativa, published under the responsibility of the Graduate Program in Education (Master's and Doctorate), Ponta Grossa State University, aims to publish works that contribute to its specific field of research and that can serve as a reference for other research. A Revista Práxis Educativa, editada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem como objetivo publicar trabalhos que contribuam para o seu campo específico de investigação e que possam servir de referência para outros trabalhos de pesquisa. A Revista Práxis Educativa tem como missão a publicação de trabalhos que apresentem rigor científico, solidez teórica e análise crítica. Os artigos devem resultar de pesquisas ou ensaios com reflexões originais, sobretudo que desenvolvam interlocuções entre os mais variados campos da ciência e do conhecimento. O nome da revista reflete a preocupação com uma perspectiva em que a teoria e a prática estejam integradas na tessitura da ação educacional, entendida não como prática banal ou reprodutiva, mas como atividade criativa e transformadora em que a teoria e a ação constituem um único movimento, o que se expressa no nome "práxis".

News

The Globethics.net library contains articles of Práxis Educativa as of 1(2006) to current.

Recent Submissions

  • La producción académica sobre Política Educativa desde perspectivas comparadas en la Argentina: un análisis de artículos publicados entre 2001 y 2015

    Jorge M. Gorostiaga; Lucía Ferrere (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2020-07-01)
    En este artículo ofrecemos un análisis de la producción sobre política educativa desde una perspectiva comparada de autores basados en instituciones argentinas para el período 2001-2015. Se estudió una base de artículos obtenidos de una muestra de revistas académicas --incluyendo revistas especializadas en educación editadas en el país y revistas extranjeras- para establecer su distribución respecto a los temas abordados, foco geográfico de los artículos y pertenencia institucional de los autores. En segundo lugar, se realizó un análisis de los enfoques teóricos y metodológicos de un subconjunto de artículos, aquellos que toman como su objeto de estudio a las políticas del período 1990-2015 para la educación básica en América Latina. Palabras clave: Política educativa. Perspectiva comparada. Enfoques teórico-metodológicos. Argentina.
  • A participação de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus: intercessões entre o modelo bioecológico e a funcionalidade humana

    Miriam Ribeiro Calheiros de Sá; Márcia Denise Pletsch (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-03-01)
    Este artigo apresenta resultados da participação e da funcionalidade de crianças com deficiência múltipla em decorrência da Síndrome Congênita do Zika Vírus em atividades realizadas em ambiente domiciliar. A pesquisa qualitativa foi realizada na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Para colher informações, utilizamos o instrumento Participation and Environment – Children and Youth (PEM-CY). Os dados foram analisados a partir dos referenciais da teoria bioecológica e sistêmica do desenvolvimento humano de Uri Bronfenbrenner, em diálogo com a perspectiva da funcionalidade humana da Organização Mundial de Saúde. Os resultados evidenciaram que as mães não são apenas as principais responsáveis pelos cuidados diários das crianças em casa, mas também elaboram diferentes estratégias para ampliar a participação e a funcionalidade do(a) filho(a) nas atividades diárias, sendo, por isso, protagonistas da inclusão social e educacional. Indicaram, também, a necessidade de programas e ações intersetoriais para favorecer o desenvolvimento dessas crianças e melhorar a qualidade de vida e seu bem-estar.
  • Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado

    Sara Dias-Trindade; António Gomes Ferreira; José António Moreira (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-04-01)
    Atualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens.
  • O legado de Paulo Freire sobre a velhice: história de vida e o contexto brasileiro atual

    Mônica de Ávila Todaro; Meire Cachioni (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-03-01)
    Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921. Completou 60 anos de idade no Brasil, uma vez que seu retorno do exílio se deu em 1980. Morreu antes de completar 76 anos; portanto, segundo o critério etário, viveu a fase da velhice por 15 anos. Nesse sentido, o objetivo deste texto é buscar na obra À sombra desta mangueira, de Freire, reflexões sobre a velhice. A questão que nos moveu a realizar o estudo foi: Que legado esse criador de ideias pedagógicas deixou sobre velhice para os seus leitores? A análise da obra permitiu identificar a concepção de velhice trazida por Freire, à luz do contexto brasileiro de envelhecimento populacional e das pesquisas da área de Gerontologia. Foi possível concluir que o autor não admite que os critérios da velhice possam ser puramente os do calendário, o que aproximou sua história de vida dos estudos acadêmico-científicos sobre velhice.
  • A constituição do ser humano a partir de diversos contextos e experiências nas infâncias: a complexidade das obras de Paulo Freire

    Franciele Clara Peloso; Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-04-01)
    Paulo Freire elaborou uma obra distinta, na qual defendeu múltiplos saberes: científicos, tecnológicos, técnicos, populares, humanitários. Freire é um intelectual infindo que se concentrou em compreender os problemas sociais. Suas obras são consideradas, majoritariamente, pelas suas contribuições à educação de pessoas adultas e, mais especificamente, à educação popular. Todavia, em suas obras, também existem reflexões acerca das crianças e suas infâncias. Assim sendo, este é um ensaio teórico cujo objetivo é discutir e refletir criticamente sobre as preocupações de Freire com a educação das infâncias. Essas análises permitem afirmar que os pressupostos freirianos podem ser recriados nos contextos relativos à educação das infâncias, anunciando outras possibilidades em relação às práticas realizadas com as crianças bem como às concepções das infâncias.
  • Educação, Utopia e Paulo Freire

    Izadora Maleski Serrano Alves; Sandra Regina Ferreira de Oliveira (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-03-01)
    A abordagem Educação, Utopia e Paulo Freire deriva de uma pesquisa de Mestrado intitulada Educação, utopia e sonho: contrapontos da Pedagogia Empreendedora. Nela, além das abordagens conceitual e política, realizou-se uma investigação no material didático da Pedagogia Empreendedora de Fernando Dolabela, que foi implementado na Rede Municipal de Ensino de Londrina, Paraná, no ano de 2011. A partir da discussão acerca do empreendedorismo na Educação é que Paulo Freire passou a compor o escopo da discussão e a promover reflexões de tais conceitos. A intenção deste artigo, portanto, é relacionar o período de fala do autor com a atualidade e aproximá-los do debate da educação escolar para, posteriormente, assumir, por meio do trabalho do professor, o compromisso de libertação dos indivíduos alienados. Essa é a Utopia defendida pelo autor, que se constrói pelo compromisso da escola e da sociedade.
  • Ser Mais: coerência entre a vida e o conceito de Paulo Freire

    Vania Finholdt Angelo Leite (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-04-01)
    Neste texto, discute-se a coerência entre a construção teórica do conceito de Ser Mais com ações e decisões ao longo da vida de Freire, o que pode justificar a repercussão de sua obra. O estudo partiu da análise de 12 entrevistas realizadas com Paulo Freire de 1992 a 1997, disponíveis no Acervo Paulo Freire. Após as análises, foram identificadas nove características do Ser Mais, são elas: consciência de si; consciência do mundo; esperança, lidar com a diferença – aprender quem eu sou; estar sendo e humildade; identidade cultural; ser político – não neutralidade; e sonho. Nota-se que há uma coerência entre a teorização do conceito Ser Mais e o ser histórico, inacabado, limitado, que nunca traiu seus sonhos. Freire sempre denunciou a sociedade exploradora e injusta e propôs a educação libertadora que anuncia uma sociedade mais democrática e inclusiva. Uma educação em que Ser Mais é o objetivo de todos os educandos e educadores.
  • Paulo Freire e o cristianismo da libertação: contribuição do conceito de visão social de mundo

    ALLAN DA SILVA COELHO; Fernanda Malafatti (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-04-01)
    Neste artigo, estuda-se a possibilidade de relacionar a teoria pedagógica de Paulo Freire, em especial sua obra Pedagogia do oprimido, à Teologia da libertação na América Latina, a partir da categoria de visão social de mundo, como conceito de uma certa tradição do marxismo que percorre desde Lucien Goldmann a Michael Löwy. Nessa proposta, entender o cristianismo de libertação, não apenas como movimento social, mas também como portador de uma determinada visão social de mundo, permitiu compreender a obra de Paulo Freire como parte de um grupo social que constitui uma totalidade significativa completa e coerente, com características explícitas. A abordagem deste estudo teve caráter interdisciplinar, a qual associou Filosofia da Educação, Sociologia e Estudos da Religião. Com inspiração na metodologia da Sociologia do Conhecimento, propõe-se que a biografia de Freire apenas confirma alguns elementos de suas opções ético-críticas compartilhadas, as quais podem ser aprofundadas com potencial subversivo.
  • As contribuições do pensamento de Paulo Freire para os estudos sobre as masculinidades

    Alexandre Nishiwaki da Silva (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-03-01)
    Este artigo apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica sobre as contribuições do pensamento de Paulo Freire para os estudos sobre as masculinidades realizados no âmbito de Doutorado em Educação. Nessa direção, apresenta-se, inicialmente, o contexto de vida e os principais conceitos da obra freireana relacionados diretamente ao objetivo deste trabalho, tais como liberdade, diálogo e conscientização. Em seguida, articulam-se as discussões filosófico-educacionais do autor com os estudos sobre as masculinidades, de modo a explicitar suas relações e seus distanciamentos. Por fim, reflete-se sobre como o pensamento de Paulo Freire ajuda a construir práticas sociais transformadoras que favorecem e promovem a masculinidade dialógica.
  • CAMPOS, Névio de; MONTANER, Gerardo Garay. (org.). Os intelectuais em contextos nacionais e internacionais: campos, fronteiras e disputas. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. 461 p.

    Jaine dos Santos Floriano (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-04-01)
    Resenha: CAMPOS, Névio de; MONTANER, Gerardo Garay. (org.). Os intelectuais em contextos nacionais e internacionais: campos, fronteiras e disputas. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. 461 p.
  • Contribuições de Paulo Freire na Educação do Campo: formação de professores/as e o ensino de Ciências

    Adalberto Penha de Paula; Roberto Gonçalves Barbosa (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-03-01)
    Este trabalho expõe uma reflexão a respeito do pensamento teórico e metodológico do educador brasileiro Paulo Freire no âmbito da Educação do Campo e de suas contribuições para o processo de formação de professoras/es de Ciências da Natureza. Com esse objetivo, tomou-se como referência o curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, a partir do qual se apresentam os princípios e as influências históricas, filosóficas, sociais e práticas que conduziram à implantação de cursos dessa natureza nas universidades públicas nacionais. Metodologicamente, trata-se de um estudo teórico, mas também conta com evidências empíricas de práticas educacionais já realizadas. Dentre as reflexões finais, destaca-se a importância da pedagogia freiriana como uma pedagogia contra-hegemônica e balizadora para a educação dos povos do campo, das águas e das florestas.
  • Estrategias de aprendizaje y creencias sobre el idioma inglés: una aproximación correlacional en estudiantes universitarios

    Juan Fernando Gómez; Claudio Díaz Larenas; Walter Darién Gómez Torres (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-03-01)
    Este trabajo tiene como objetivos analizar las estrategias y las creencias sobre el aprendizaje de lenguas mediante el Strategy Inventory for Language Learning (SILL) y el Beliefs About Language Learning Inventory (BALLI) respectivamente, y examinar las correlaciones entre ambas variables, en una muestra de 303 estudiantes universitarios. Esta investigación es de tipo descriptivo correlacional, de corte transversal. Se usó la prueba U de Mann-Whitney para buscar diferencias en función del sexo y el test de Spearman para encontrar correlaciones entre el SILL y el BALLI. Los resultados indicaron que las estrategias sociales se usan con mayor frecuencia, y se presentaron diferencias entre el sexo en las estrategias de memoria.
  • Paulo Freire e os estudos culturais: pistas para convergências possíveis

    José Licínio Backes; Ruth Pavan; Andréa Rosana Fetzner (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-04-01)
    O objetivo deste artigo foi analisar possíveis convergências entre o pensamento de Paulo Freire e os estudos culturais. Para tanto, investigaram-se as obras de Freire e Hall, considerando-se sua concepção de história, a presença de Marx, a centralidade da cultura, a importância da linguagem e o impacto dos estudos feministas e de raça. Argumenta-se que ambos construíram campos teóricos avessos a reducionismos e propuseram a articulação entre classe, raça e gênero como forma de tornar a teoria/política um meio de fazer a diferença, na perspectiva de lutar contra todas as formas de opressão. Conclui-se que há convergências possíveis entre Paulo Freire e os estudos culturais e que elas podem ser uma alternativa promissora para a construção dos inéditos viáveis, que Freire sempre defendeu.
  • Educação Popular e Pedagogia Crítica: os princípios pedagógicos freireanos na formação de Educadores Populares em Saúde

    Fúlvia da Silva Spohr; Mariana Parise Brandalise Dalsotto (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-04-01)
    Este artigo, derivado de uma pesquisa qualitativa, apresenta a organização pedagógica de um Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Populares em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), com vistas a verificar, nesse planejamento, a presença dos princípios da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS). A PNEP-SUS está fundamentada nas concepções teórico-metodológicas da Educação Popular inspiradas na Pedagogia Crítica e na obra de Paulo Freire. A análise realizada identificou os seguintes princípios: Diálogo; Construção compartilhada do conhecimento; Amorosidade; Problematização; Construção do projeto democrático e popular; Convivência não hierarquizada; e Emancipação, os quais orientavam o planejamento das atividades didáticas do curso. O estudo evidenciou que estratégias de Educação Popular em Saúde, fundamentadas na obra freireana, podem promover a participação popular, a gestão participativa, o exercício do controle social e o cuidado em saúde.
  • La liberación freiriana del sujeto en la Educación Matemática Decolonial Transcompleja

    Milagros Elena Rodríguez (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-04-01)
    A Educação Matemática em crise hoje é chamada e exige uma libertação, pois é uma prática opressora e ainda se encontra em um quadro colonizador apesar dos grandes avanços; É urgente libertar o sujeito de sua prática evasiva. Como objetivo complexo, a libertação freiriana do sujeito é analisada em Transcomplex Decolonial Mathematical Education (EMDT); da transmetodologia transcomplex com a desconstrução rizomática como um transmétodo transcomplex na transmodernidade. É transcendido em construções rizomáticas, complexas e transdisciplinares; aprofundando de Paulo Freire a crise da Educação Matemática hoje. Nas conclusões iniciais, na reconstrução sob a consciência de que o legado freiriano estará sempre ali dando boas novas como uma jarra que não se esgota, com uma sabedoria de amor pela vida, com profunda fé nos alunos.
  • A Educação Especial como campo acadêmico no Brasil: fontes de pesquisa

    Rosana de Castro Casagrande (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-02-01)
    Este artigo teve como objetivo indicar as principais fontes de pesquisa utilizadas para explorar a constituição do campo acadêmico da Educação Especial. Foi organizado um conjunto de 13 fontes de pesquisa, divididas entre os três momentos que resultaram no processo de constituição acadêmica da Educação Especial: 1. Antecedente; 2. Constituinte; e 3. Expansão. Fundamentado no conceito de campo de Pierre Bourdieu, em autores do campo da Educação Especial e em autores que tratam da institucionalização de campos acadêmicos, obteve-se como resultados: a) Os textos que circulavam em Revistas sobre Educação e a formação de professores caracterizaram as fontes sobre o campo teórico da Educação Especial; b) As fontes do momento constituinte apontaram a década de 1960 como marco inicial do campo acadêmico, por meio da oferta dos primeiros cursos voltados à Educação Especial na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, até o surgimento em 1989, do GT15 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd; e c) O momento de expansão do campo foi evidenciado pelas fontes, a partir da década de 1990, com o desenvolvimento do movimento inclusivo, até os dias atuais. É necessária ampliação das pesquisas para fortalecimento desse campo.
  • Paulo Freire: un pensador desde las favelas en reclamo en el Sur

    José Gregorio Lemus Maestre (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-03-01)
    La indagación se inscribe en la línea de investigación: Integración Comunitaria, Pedagogía y Evaluación en la formación de profesionales, con el objetivo complejo de analizar la obra freiriana a la luz de los clamores del Sur y algunas salidas a la crisis. Desde el transmétodo rizomático transcomplejo la deconstrucción se dio cabida a la revisión de algunas obras de este insigne abogado, filósofo y educador, al mismo tiempo que se deconstruida la crisis. En la reconstrucción se encuentra plena urgencia la convocatoria de Paulo Freire; la libertad como asunto político de los ciudadanos o ciudadanas, donde la educación se repiensa con el dialogo y la alfabetización política. Se reanuda el compromiso político de liberación a la luz de la liberación de la crisis de vida, especialmente en el venezolano.
  • Por uma educação freireana que atue contra a desigualdade de gênero no Brasil contemporâneo

    Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro; Isabela Maria Oliveira Catrinck; Sandy Aparecida Barbosa Magalhães (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-03-01)
    Este estudo discute relações existentes entre uma educação freireana pautada em valores democráticos e o papel de discussões sobre desigualdade de gênero na escola brasileira. Para tanto, indagamo-nos sobre o papel que discussões sobre gênero e diversidade sexual desempenham na escola e na construção de uma sociedade mais justa e equânime, refletindo sobre as consequências de se promover interdições na educação escolar em temas fundamentais ao equilíbrio de forças sociais. Ao final, o estudo considera que a inserção de tal temática na escola contribui para a desconstrução de estereotipias, o fomento ao respeito mútuo e à diminuição de preconceitos, desenvolvendo uma consciência crítica coletiva capaz de levar os estudantes a olharem para si e para o outro como partes integrantes de um mesmo corpo social, orientando as novas gerações para o ideal da igualdade dentro da diversidade.
  • La recuperación de la praxis en el desarrollo curricular de la formación docente. El caso de la provincia de Buenos Aires

    Noralí Boulan (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-03-01)
    El presente artículo es producto de la investigación doctoral desarrollada entre 2015 y 2019 en la que se analizó el proceso de reformulación curricular para la formación de profesores del Nivel Primario en la Provincia de Buenos Aires, así como también, orienta la hipótesis que dicho proceso implicó, una reestructuración de los sentidos de la enseñanza a partir de la centralidad de la categoría “praxis” en la formación profesional. Asimismo, el análisis de las fuentes primarias, bibliografía especializada y las entrevistas realizadas a los sujetos involucrados permiten afirmar que el curriculum es comprendido como práctica discursiva que procura configurar identidades, aunque es posible observar en las resistencias que los docentes establecen al respecto, durante el proceso de desarrollo curricular en dicha jurisdicción entre los años 2004 y 2007, un proceso de negociación permanente entre la interpelación oficial y los sujetos destinatarios de dicha política.
  • Tecnologias digitais e formação permanente de professores: continuidade ou insurgências?

    Maria José da Silva Dias; Lucila Pesce (Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2021-04-01)
    O artigo tem como objetivo discutir a utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) junto às demandas educacionais contemporâneas. Para tanto, optou-se pelo estudo da educação brasileira a partir da chave analítica proposta por Paulo Freire, em sua defesa dos processos formativos permanentes. Para além das disposições cultivadas pelas referidas tecnologias e seus impactos nas diversas instâncias sociais, o artigo procura investigar a contextualização das estruturas de poder em que tais tecnologias se assentam, de modo a torná-las aptas ao aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem, com vistas à emancipação dos atores escolares.

View more