• La escuela: un espacio de promocion de salud

      Martínez,Albertina Mitjáns (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
      Há um novo conceito de saúde e esta concepção tem implicações concernentes ao papel de escola na promoção da saúde. Há cinco direções principais para a ação da escola: formação cultural, preparo para o trabalho, informações sobre saúde presentes no currículo de um modo geral e promoção da saúde por meio de disciplinas especiais (Educação Física, Educação Artística). A escola tem um papel relevante em relação à educação da personalidade e como conseqüência no estilo de vida das pessoas para que tenham saúde.
    • Qualities that will infIuence testing and assessment practices with children and youth toward the beginning of the twenty-first century: international perspectives

      Oakland,Thomas (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
      Conditions that have impacted test development and use, as well as are those that are likely to influence continued test development and practice, are reviewed. Emphasis is placed on test use with children and youth in the international arena.
    • Introdução à interação em sala de aula: elementos para compreensão

      Campos,Luiz Fernando de Lara (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
    • Roteiro para escrever "Livro"

      Witter,Geraldina Porto (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
    • Lendo histórias em família: influências sobre o vocabulário infantil e desempenho em leitura e escrita

      Santos,Acácia Aparecida Angeli dos; Joly,Maria Cristina Rodrigues Azevedo (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
      Os objetivos desta pesquisa foram: verificar a influência da leitura em família sobre o vocabulário infantil, o desempenho escolar de crianças e padrões de interação familiar. Os sujeitos da pesquisa foram 38 crianças, freqüentando duas pré-escolas (particular e pública) e seus pais que participam semanalmente de um programa voltado para atividades de leitura. Realizou-se a avaliação inicial e final através de: questionário informativo respondido pelos pais; o Teste Metropolitano de Prontidão (TMP) e o Teste de Competência em Leitura (ITPA) para os grupos experimental (GE) e de controle (GC). Os resultados revelaram melhora no desempenho geral dos sujeitos dos grupos experimentais e mudanças nas atitudes frente à leitura e freqüência à biblioteca.
    • Análise de conteúdo das sessões de comunicação científica do I Congresso Nacional de Psicologia Escolar

      Witter,Carla; Yukimitsu,Maria Terezinha C. P. (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
    • Pioneiros da psicologia escolar MIRA Y LÓPEZ (1896-1996)

      Pfromm Netto,Samuel (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
    • Proveccion del psicológo escolar en la comunidad educativa en Maracay - Venezuela

      Castillo,Hermínia V. de (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
    • Pavlovian temperament survey - P T S: Análise de itens e teste de realidade

      Guzzo,Raquel Souza Lobo; Riello,Isabel Cristina; Primi,Ricardo (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
      Os estudos de personalidade e temperamento tem sido conduzidos em diferentes países buscando entender e avaliar as diferenças individuais. Esta avaliação assume importante papel no Brasil, principalmente por três razões: 1) os psicólogos no Brasil não tem suficientes pesquisas e instrumentos para avaliação psicológica; 2) não existem inventários de temperamento específicos para a prática do psicólogo na escola; 3) para a prática do psicólogo escolar a avaliação de características de personalidade é uma função importante. O objetivo deste trabalho foi estabelecer referências para o conceito e dimensões avaliadas pela versão Brasileira do PTS e promover análises para a clarificação do constructo desta área. A amostra foi composta por 395 sujeitos de diferentes grupos de idade que responderam ao instrumento. Foi conduzi da uma análise de itens. Os resultados foram discutidos considerando a avaliação internacional do PTS.
    • Ciência no globo-ciência

      Mendonça,Otávio Machado Lopes de (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
      O objetivo da presente pesquisa foi verificar as áreas de conhecimento científico que se fizeram presentes na programação do Globo-Ciência, veiculada pela Rede Globo de Televisão,verificando também as estratégias usadas e o material empregado como recursos didáticos. O material utilizado foi o catálogo da programação do Globo-Ciência-10 anos (1984-1994). Os resultados mostram que as Ciências Exatas e da Terra foi a mais apresentada no programa com 49,65%,havendo pouco espaço para as outras, vindo em seguida a Ciência da Saúde com 21,42%. Com relação as estratégias utilizadas a Pesquisa foi a categoria mais utilizada para a apresentação dos programas com 31,9%. Conclui-se que talvez, em decorrência das ciências que tiveram maior espaço, foi privilegiada a estratégia pesquisa como meio de ensino. Novas pesquisas devem ser feitas para verificar aceitabilidade e motivação do programa.
    • Avaliação da produção científica sobre leitura na universidade (1989/1994)

      Witter,Geraldina Porto (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
      O ensino da leitura e o comportamento de ler na universidade são temas de 51 pesquisas arroladas no Annual Summary of lnvestigation Relating to Reading (1989/1994). A análise de conteúdo do material mostra: os títulos estão de acordo com as regras do discurso científico; os estudantes de graduação são os mais presentes nos estudos; o delineamento experimental é estatisticamente significante em relação aos outros delineamentos; estratégias de ensino e compreensão de leitura são os conteúdos mais pesquisados.
    • Funções da leitura para estudantes de graduação

      Oliveira,Maria Helena Mourão Alves de (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
      Esta pesquisa tem como objetivo identificar as funções da leitura de universitários e assim compreender os seus motivos de leitura. Os sujeitos são 123 estudantes universitários dos cursos de Engenharia e de Fonoaudiologia. O instrumento utilizado foi a Escala de Funções da Leitura. A análise das funções de leitura praticadas pelos estudantes de engenharia e fonoaudiologia evidencia o predomínio das funções Aprendizagem e Utilidade, seguindo-se a função Lazer. A maioria dos estudantes situam-se no nível médio de utilização das funções, sendo que a comparação inter grupos evidencia uma diferença significante em favor do estudante de Fonoaudiologia.
    • Psicologia Escolar mais um passo à frente

      Guzzo,Raquel Souza Lobo (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
    • A influência da representação social no atendimento psico-sócioeducativo do idoso

      Novaes,Maria Helena; Schiper,Aline; Coutinho,Ana Paula; Schiper,Ana Paula; Meirelles,Tatiana (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
      A pesquisa sobre a influência da representação social do idoso teve por objetivo analisar tal construto em grupos de idosos, institucionalizados ou não, de 60 a 90 anos, de vários níveis socioeconômicos. Três dimensões foram estudadas: a da sua influência nas modalidades de atendimento; nas atitudes dos profissionais que lidam com eles; e nos comportamentos interativos dos e com os idosos. Essa análise foi baseada nos elementos constitutivos do núcleo central desse construto que foram isolados, a fim de permitir o planejamento de uma intevenção de cunho preventivo e uma orientação mais adequada dos programas sócioeducativos.
    • Avaliação da pesquisa psicopedagógica

      Witter,Geraldina Porto (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
    • Entrevista com a fundadora da ABRAPEE Prof. Dra. Solange Múglia Wechsler

      Witter,Geraldina Porto (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1996-01-01)
    • Affective assessment

      Oakland,Thomas (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1997-01-01)
      The purpose of this paper are to present a taxonomy of affective qualities, to describe basic terms, to discuss principles that help ensure accuracy, to provide examples of methods commonly used to measure affective qualities, and to provide information that may further assist persons seeking more in-depth knowledge of some topics.
    • Democratização do conhecimento

      Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1997-01-01
    • O estímulo à criatividade no contexto universitário

      Alencar,Eunice M.L. Soriano de (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1997-01-01)
      O estudo examinou a extensão em que diferentes aspectos relativos à criatividade têm sido estimulados no contexto universitário, bem como a percepção, por parte de universitários, do nível de sua criatividade, do de seus colegas e professores. Quatrocentos e vinte e oito estudantes de universidades pública e particular participaram do estudo, respondendo a um inventário de incentivo à criatividade no contexto universitário, além de avaliar o nível de sua criatividade e o de seus professores e colegas. Os resultados apontam o pouco incentivo a distintos aspectos da criatividade por parte de professores universitários. Observou-se também que os universitários julgaram-se e a seus colegas como significativamente mais criativos do que os seus professores. Os resultados apontam a necessidade de maior atenção à expressão da cri atividade no contexto universitário.
    • Perfil do comportamento de leitura de alunos da 6ª série de escola do 1° grau segundo suas condições sociais

      Castillo,Hermínia Vincentelli de; Bascones,Jeanette Lejter de (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 1997-01-01)
      O presente estudo teve como objetivo caracterizar o comportamento de les de 295 estudantes do 6° ano da Escola Básica de instituições públicas e particulares em função do nível social. Para a obtenção da informação foram aplicados dois instrumentos: questionário para a caracterização do comportamento de ler (CCEL) e Medida de Entusiasmo frente a Leitura (MEL). Os resultados indicam que o perfil leitor da amostra varia segundo a camada social da qual são provenientes os sujeitos. Não obstante foram observados comportamentos semelhantes entre os sujeitos das três camadas sociais estudadas.