瀏覽方式

 

Psicologia Escolar e Educacional is a journal, associated to the Brazilian Association of Educational and School Psychology (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE), for the communication and debate of the scientific production in its area of specificity, since 1996. Its objective is to provide a medium for the presentation of the latest research in the field of Educational and School Psychology, for spreading knowledge, which is being produced in the area, as well as updated information to psychologists and other professionals in correlated areas. Original papers, which report studies related to Educational and School Psychology may be considered for publication, including, among others: basic processes, experimental or applied, naturalistic, ethnographic, historic, theoretical papers, analyses of policies, and systematic syntheses of research, and also critical reviews of books, diagnostic instruments and software.

最新消息

The Globethics.net library contains articles of Psicologia Escolar e Educacional as of vol. 1(1996) to current.

最近提交

  • MENTORIA DO TALENTO NA ESCOLA: ANÁLISE DE PUBLICAÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

    Suárez,Janete Tonete; Wechsler,Solange Múglia (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO Há evidências de que mentores fazem diferença na vida de estudantes talentosos/superdotados, motivo da investigação do tema e sua produção científica nacional e internacional de 2000 a 2018. Entre as bases de dados investigadas estão: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Banco de Teses/Dissertações Capes, Academic Search Premier, Portal Periódicos Capes e Sage Journals. Foram encontrados 59 estudos, sendo 24 nacionais e 35 internacionais. Sobressaíram-se estudos qualitativos com ênfase na abordagem exploratória. Na amostragem, destacaram-se professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior. Entre os objetivos, destacou-se o interesse dos pesquisadores pelo processo de formação de professores por meio da mentoria. Percebeu-se, ainda, que estratégias de mentoria são eficazes para estudantes talentosos, melhorando a compreensão de conceitos como os matemáticos, por exemplo, além de benefícios psicossociais e de carreira. Quanto aos instrumentos, estudos internacionais fazem uso dos mais específicos e maior variedade deles. O tema é inovador, o que justifica sua investigação.
  • MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL

    Scarin,Ana Carla Cividanes Furlan; Souza,Marilene Proença Rebello de (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO Este trabalho teve como objeto de estudo a constituição histórica, cultural e social que transforma dificuldades de aprendizagem e de comportamento vividas no processo de escolarização em problemas individuais, de cunho biológico e/ou orgânico. A pesquisa consiste na análise da produção do discurso médico-científico que consolida bases de interpretação do referente às dificuldades de aprendizagem enquanto problemas médicos ou psicológicos, tanto quanto na organização das informações em uma Linha do Tempo, acerca de como os The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) vêm tratando as dificuldades de aprendizagem desde a sua primeira edição. Para viabilização, foi realizada pesquisa bibliográfica em fontes como MEDLINE, PubMED, LILACS, SCIELO, PsycInfo. Para compilação de dados e explanação dos resultados, apresenta-se a Linha do Tempo dos DSM, a qual se encontra publicada na Biblioteca Virtual de Saúde - BVS PSI, no endereço: http://newpsi.bvs-psi.org.br/uploads/linha%20do%20tempo%20DSM/linha.html e será periodicamente alimentada.
  • AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: A MONITORIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

    Bonfá-Araujo,Bruno; Farias,Eliana Santos de (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO A avaliação psicológica enfrenta dificuldades devido à falta de sistematização em seu ensino. Existem maneiras possíveis para contornar tais dificuldades, sendo uma delas a monitoria acadêmica. O monitor, ao desempenhar suas funções, permite que um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico possa acontecer, não apenas para si, como também aos estudantes da disciplina. O objetivo deste estudo é descrever como a monitoria acadêmica pode contribuir para o desenvolvimento e postura crítica de estudantes. A instituição estudada disponibilizava a monitoria na disciplina de avaliação psicológica, sendo realizadas dez horas semanais. O espaço de monitoria era capaz de proporcionar aos estudantes situações de treinamento, esclarecimento de dúvidas e atividades de roleplay. A monitoria proporcionou estratégias para o estudante-monitor enfrentar situações acadêmicas tanto do ponto de vista do alunado como de professor e assim propiciou uma nova modalidade de aprendizagem ao monitor.
  • PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS SOBRE PADRÕES DE BELEZA

    Buss,Juliana; Stoltz,Tania (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO Há um padrão de beleza hegemônico que circula pela sociedade, afetando a identidade das pessoas. Entretanto, os estudos sobre o tema giram em torno dos adultos. Com isso, é necessário investigar as percepções das crianças acerca dos padrões de beleza, enfatizando suas práticas e falas. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória com 50 crianças (4, 6, 8, 10 e 12 anos), utilizando-se do Método Clínico (Jean Piaget), o qual permite uma investigação profunda. Os participantes foram solicitados a fazer um desenho, ver fotografias e responder a questões relacionadas a padrões de beleza. Notou-se que as crianças têm ideias próprias sobre a beleza e a feiura e que alteram essas percepções de acordo com a idade. Observou-se que os padrões e práticas culturais têm grande influência sobre as crianças, as quais são afetadas pelas mídias, construindo seus discursos através de vivências e aprendizados, tanto da família quanto da escola.
  • PROCESSOS DE CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA NO TERRITÓRIO ESCOLAR

    Botelho,Patrick Silva; Cunha,Thiago Colmenero; Bicalho,Pedro Paulo Gastalho de (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO O artigo é efeito de análises de pesquisa-intervenção realizada em um estabelecimento educacional, localizado em região periférica da cidade do Rio de Janeiro e apresenta reflexões acerca do cotidiano das escolas públicas brasileiras, analisando as possíveis interseções entre as demandas apresentadas e o processo de criminalização da pobreza existente em curso na sociedade. Julga-se importante compreender de que forma a Psicologia pode atuar frente às demandas escolares a fim de não contribuir com o contexto de exclusão e criminalização vivenciado por discentes oriundos das camadas populares. Aposta-se em uma forma de intervenção que se afaste das lógicas de individualização, culpabilização e judicialização da vida escolar. Como resultado, o estudo proporcionou a criação de espaços de reflexão aos estudantes, possibilitando análise do cotidiano escolar e da sua vivência em sociedade, visando a construção de um processo de autonomia e inventividade dos jovens.
  • A INFLUÊNCIA DA CRENÇA DE AUTOEFICÁCIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO IFMG - BAMBUÍ

    Menezes,Adalberto Nunes de; Alves,Bruna de Melo; Barbosa,Rosemary Pereira Costa e; Campos,Patrícia Carvalho (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO Autoeficácia é um conceito da Teoria Social Cognitiva que trata da capacidade da própria pessoa se organizar e executar ações para atingir metas. Neste estudo foi desenvolvida uma pesquisa que procurou averiguar os motivos que denotam baixo desempenho de alunos quando cursando a disciplina de Cálculo. Uma das hipóteses investigadas trata da avaliação da influência das crenças de autoeficácia utilizando como campo de estudo o corpo discente do IFMG - Campus Bambuí. A pesquisa foi desenvolvida com base na aplicação de duas etapas distintas de cunho descritivo e qualitativo que levaram em conta o início e o final das disciplinas. Os resultados apontaram a existência de crenças de autoeficácia nos alunos iniciantes que se fortaleceram nos alunos concluintes. Com base nisso, pode-se destacar a importância do professor no processo de formação da autoeficácia do aluno, a necessidade de se desenvolver novas metodologias e, também, a relevância do suporte pedagógico e psicológico.
  • NOÇÃO TEMPORAL DE CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO E TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO

    Costa,Rafaela Zortéa Fernandes; Marques,Inara; Santo,Dalberto Luiz de; Medina-Papst,Josiane (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO O objetivo do estudo foi comparar o desenvolvimento da noção de tempo entre crianças com Desenvolvimento Típico (DT) e com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Participaram 34 crianças, divididas nos grupos: DT 6-7 anos (n=9), DT 8-9 anos (n=8), TDC 6-7 anos (n=7) e TDC 8-9 (n=10). As crianças com TDC foram indicadas pelos professores por meio do checklist do MABC-2 e as crianças com DT por apresentarem bom desempenho. Posteriormente, todas foram avaliadas com a bateria do MABC-2. Para a análise da noção temporal, utilizou-se uma adaptação de uma prova proposta por Piaget, que visa compreender a sucessão dos acontecimentos percebidos, realizada em contexto experimental. Sendo assim, utilizaram-se dois brinquedos de madeira que realizavam movimentos distintos em relação ao tempo e ao ponto de chegada. O conceito dessa tarefa foi adaptado para duas tarefas de corrida em contexto aplicado. As crianças foram questionadas separadamente sobre questões temporais das tarefas e suas respostas gravadas e transcritas. Empregou-se o teste Mann-Whitney, observando-se que as crianças com TDC expressaram níveis operatórios de pensamento, não demonstrando diferença significativa entre grupos.
  • PROBLEMAS DE COMPORTAMENTO E RECURSO PRÓ-SOCIAL NA AVALIAÇÃO DE MÃES E PROFESSORAS

    SILVA,NILSON ROGÉRIO; Bolsoni-Silva,Alessandra Turini; Loureiro,Sonia Regina (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO Os problemas de comportamento das crianças podem ser internalizantes ou externalizantes, sendo os últimos mais comumente mencionados pelos pais e professores como fator de incômodo. Tem-se como objetivo comparar a avaliação de indicadores de problemas de comportamento e de recurso pró-social de escolares, a partir do relato de mães e professoras, considerando como variáveis o sexo e a escolaridade. Participaram do estudo 100 professoras, 200 alunos e 200 mães. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário de caracterização e o Questionário de Capacidades e Dificuldades - (SDQ). Verificaram-se diferenças estatísticas significativas na avaliação dos recursos adaptativos e problemas de comportamento, por mães e professoras, em todas as escalas e escore total do SDQ. As mães identificaram mais problemas que as professoras, para os meninos, mais recursos de socialização para meninas, e mais sintomas emocionais nos anos iniciais de escolarização. A avaliação simultânea de recursos adaptativos e problemas favorece práticas preventivas.
  • PESQUISA-AÇÃO NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: PROMOÇÃO DO TRABALHO COLABORATIVO

    Avila,Luciana Toaldo Gentilini; Frison,Lourdes Maria Bragagnolo; Simão,Ana Margarida Veiga (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO O objetivo deste estudo foi analisar as potencialidades da pesquisa-ação, ancorada na autorregulação da aprendizagem, na promoção do trabalho colaborativo entre estagiários de um curso de Educação Física. Participaram 12 estagiários de um curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade pública brasileira, os quais fizeram parte de um grupo de pesquisa-ação. A formação desse grupo teve a intenção de proporcionar aos estagiários investigarem a prática pedagógica e buscarem soluções aos desafios identificados nos estágios. Foram utilizadas para a coleta de dados: entrevistas, estimulação da recordação, perguntas detonadoras e discussões registradas em um grupo virtual. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo com apoio do software Nvivo-10. A partir dos resultados, identificou-se que a pesquisa-ação, alicerçada na autorregulação da aprendizagem, promoveu o aprender a trabalhar de forma colaborativa e proporcionou aos estagiários a autorregulação das suas ações para aprender a ser professor nos estágios.
  • PROMOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

    Andrade,Alana Augusta Concesso de; Rodrigues,Marisa Cosenza; Tette,Pedro Paulo Marci; Silva,Beatriz Maia Soares; Almeida,Bruna Costa de; Pereira,Humberto dos Reis; Barbosa,Thaynara; Cândido,Victória Marques (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO As estratégias de aprendizagem são processos autorregulatórios de aquisição e uso do conhecimento que devem ser constantemente estimuladas para um amplo aproveitamento da vida acadêmica. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de um programa de promoção de estratégias de aprendizagem em universitários. Utilizou-se metodologia quasi-experimental com 20 alunos de Psicologia, distribuídos em grupo experimental e controle, sendo realizados pré-teste, pós-teste e um ndican pós-teste quatro meses após a intervenção. O programa consistiu de oito encontros, focalizando-se a metacognição, administração de recursos internos e contextuais e autorregulação social. O primeiro pós-teste indicou aumento significativo da ndic do grupo experimental, que se manteve no ndican pós-teste, sendo o principal aumento observado na autorregulação de recursos. O grupo controle não modificou significativamente seu escore total ao longo dos pós-testes e ainda apresentou diminuição ndicant tive na autorregulação social. Os resultados indicam eficácia da intervenção e reforçam a relevância de programas dessa natureza.
  • Educação de alunos imigrantes: a experiência de uma escola pública em São Paulo

    Kohatsu,Lineu Norio; Ramos,Maria da Conceição Pereira; Ramos,Natalia (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO O estudo tem por objetivo geral investigar a experiência de uma escola municipal de ensino fundamental de São Paulo no acolhimento de alunos imigrantes. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com o diretor, coordenador pedagógico, professores e pais imigrantes bolivianos; observações de sala de aula, recreio e reuniões dos projetos destinados aos alunos imigrantes; aplicação da escala de proximidade entre alunos e análise do rendimento escolar. Os resultados mostraram que, na percepção dos profissionais e dos pais, houve uma redução significativa das manifestações de preconceito e discriminação, assim como maior interação entre os alunos. Iniciativas da escola no sentido de valorização da cultura dos imigrantes devem ser destacadas, assim como a incorporação do tema da imigração no currículo por meio dos roteiros de aprendizagem produzidos pelos professores. Por fim, destaca-se a importância da gestão democrática e da participação coletiva para o desenvolvimento de uma escola mais inclusiva.
  • TESTE DE CLOZE: EVIDÊNCIA DE VALIDADE POR PROCESSO DE RESPOSTA

    Cunha,Neide de Brito; Lima,Thatiana Helena de; Santos,Acácia Aparecida Angeli dos; Oliveira,Katya Luciane de (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO O objetivo desta pesquisa foi derivar evidências de validade por processo de resposta, por meio da análise dos tipos de erros cometidos pelos alunos, em um teste de Cloze e analisar a dificuldade de seus itens por meio de análise morfossintática. Participaram 593 estudantes do ensino fundamental II, de escolas públicas. Foram formados dois grupos de protocolos, um com os das crianças com médias mais altas e outro com as médias mais baixas. Os resultados mostraram que as crianças com médias mais altas cometeram mais erros sintáticos e as com médias mais baixas os erros semânticos. A avaliação da homogeneidade na distribuição dos tipos de erros permitiu encontrar a evidência de validade por processo de resposta. Os números totais das classes gramaticais encontradas por meio da análise morfossintática conferiram ao texto um equilíbrio quanto à dificuldade de recuperação das palavras, indicando seu uso para medir a compreensão de leitura.
  • ENTREVISTA COM PROF. DR. HERCULANO RICARDO CAMPOS

    NEGREIROS,Fauston; Campos,Herculano Ricardo (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO Com atuação consolidada na área da Psicologia Escolar e Educacional, o Professor Doutor Herculano Ricardo Campos construiu significativo itinerário como pesquisador e docente, com destaque aos estudos sobre violência e práticas sociais e educacionais com crianças e adolescentes. Nosso entrevistado da Seção História da Revista Psicologia Escolar e Educacional é Coordenador Atual do Grupo de Trabalho Psicologia e Políticas Educacionais da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, no biênio 2018-2020 e foi cedido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte para o governo do estado do Rio Grande do Norte, para presidir a Fundação Estadual do Atendimento Socioeducativo - FUNDASE. É autor de diversas produções acadêmicas e técnicas, e orientou teses e dissertações que analisam as políticas públicas de educação, infância e adolescência no Brasil, sob a perspectiva histórico-cultural. Sua relevante contribuição para o conhecimento da área pode ser expressa nesta entrevista realizada por Fauston Negreiros.
  • IGUALDADE, INDEPENDENTEMENTE DO QUE SEJA DIFERENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE INCLUSÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

    Azevedo,Kátia Rosa; Cerqueira,Teresa Cristina Siqueira; Coelho,Cristina Massot Madeira (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO A presente pesquisa teve por objetivo analisar as representações sociais sobre inclusão de jovens com deficiência intelectual (DI) no segmento de ensino médio (EM), na perspectiva de Jovens Nativos na Pedagogia de Orientação Inclusiva (JNPOI), matriculados numa escola pública de ensino médio de Planaltina, Brasília-DF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-interpretativa. Os dados foram obtidos a partir da aplicação do questionário de Livre Associação de Palavras a 186 jovens, dentre os quais, sete tinham DI. Realizamos a análise prototípica desses dados com ajuda do software Iramuteq. Os resultados sugerem que subjacente a uma representação social plenamente favorável à inclusão de pessoas com DI, no segmento de EM, está a busca por afirmar uma identidade compatível com normas, princípios constitucionais e procedimentos jurídicos que condenam firmemente a expressão do preconceito e das atitudes discriminatórias.
  • ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS

    Oliveira,Ana Paula de; Rodrigues,Olga Maria Piazentin Rolim; Capellini,Vera Lucia Messias Fialho (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO Pretendeu-se realizar um estudo de revisão de dissertações e teses brasileiras sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior. Para isso, efetuou-se uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. As teses e dissertações foram categorizadas quanto à frequência da publicação ao longo dos anos, as universidades de origem, o tipo de estudo, os objetivos, o número de participantes e os principais resultados. Foram encontradas 47 pesquisas e, a partir da leitura dos resumos, foram excluídas as que não abordavam especificamente a temática de AH/SD no contexto universitário e/ou que se repetiram, resultando no total sete, sendo cinco de mestrado e duas de doutorado realizadas entre 2011 a 2017. Concluiu-se que os temas mais abordados nas pesquisas relacionaram-se à identificação. É uma temática de interesse recente e carente de estudos que investiguem problemáticas mais amplas relativas aos estudantes universitários com AH/SD.
  • DIFERENCIAS EN LA IMPLICACIÓN EN LOS DEBERES ESCOLARES EN FUNCIÓN DEL RENDIMIENTO ACADÉMICO

    Regueiro,Bibiana; Martínez,Raquel; Estévez,Iris; Piñeiro,Isabel; Rodríguez,Susana; Ferradás,María del Mar (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMEN El objetivo de este trabajo fue comprobar si hay diferencias en la implicación en los deberes escolares en función de los distintos niveles de rendimiento académico de los estudiantes. Debido al posible efecto que pueden tener el género, curso y la motivación intrínseca, se controlaron sus efectos incorporándolas como covariables en el diseño. La muestra está integrada por 388 estudiantes de Educación Secundaria de centros públicos de A Coruña (España). Los resultados indican que, a medida que los niveles de rendimiento académico de los estudiantes sean más altos, hay un aumento progresivo en la cantidad de deberes realizados y en el aprovechamiento del tiempo. Además, otro resultado destacado es que, según los alumnos van avanzando de curso, realizan una menor cantidad de deberes de los prescritos por el profesor y aprovechan peor el tiempo que dedican a esos deberes. Todo ello debe tenerse en cuenta para la práctica educativa: una mayor motivación intrínseca implicará una mejor gestión del tiempo, una mayor cantidad de deberes realizados y, consecuentemente, un mejor rendimiento.
  • ESTUDANTES E O DOPING INTELECTUAL: VALE TUDO NA BUSCA DO SUCESSO NO VESTIBULAR?

    Trigueiro,Emilia Suitberta de Oliveira; Leme,Maria Isabel da Silva (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou caracterizar a percepção de estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, privadas e profissionalizantes e de cursinhos públicos e privados sobre o uso de medicamentos para aprimoramento cognitivo. A pesquisa contou com 534 estudantes das cidades de Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), e utilizou um questionário voltado à percepção desses estudantes sobre o uso de medicamentos que prometiam melhorar o aproveitamento nos estudos, se já tinham ouvido falar deles, se conheciam usuários e se fariam uso deles. A maioria considerou positivo o uso desses medicamentos, mostrou curiosidade em relação à substância e afirmou que faria uso, caso tivesse acesso, para garantir energia e concentração nas atividades. Os resultados deste estudo ressaltam a importância de se compreender a percepção dos jovens sobre este tema para que se possa orientar futuras intervenções.
  • CUIDAR E EDUCAR: O SUJEITO EM CONSTITUIÇÃO E O PAPEL DO EDUCADOR

    Oliveira,Marcia Aparecida; Donelli,Tagma Marina Schneider; Charczuk,Simone Bicca (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO Esta pesquisa objetivou conhecer a concepção de educadoras sobre seu papel na Educação Infantil. Foi realizado estudo de casos múltiplos a partir de entrevistas e observações com cinco educadoras, considerando questões sobre o cuidar e educar. Os dados foram analisados conforme os eixos teóricos da metodologia IRDI: Suposição de Sujeito, Estabelecimento de Demanda, Alternância Presença/Ausência e Função Paterna. Os resultados mostraram como o discurso científico atravessa as concepções e atitudes das participantes e a importância das orientações realizadas pelas equipes diretivas. Considerou-se relevante afinar a relação entre cuidar e educar para se sustentar uma prática subjetivante no espaço escolar infantil.
  • TEORIAS SUBJETIVAS DE DOCENTES SOBRE LA INSERCIÓN LABORAL DE SUS ALUMNOS CON CEGUERA

    Fajardo,Maritza; Castro-Carrasco,Pablo J. (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMEN La inserción laboral de las personas con ceguera ha sido investigada, pero no existen trabajos que indaguen sobre lo que piensan y conocen los docentes que forman a estas personas y sobre las dificultades de sus estudiantes para insertarse laboralmente después de su educación. El objetivo de esta investigación cualitativa fue comprender las teorías subjetivas de seis docentes de un establecimiento educacional de La Serena, Chile. El método de recolección de datos utilizado fue la entrevista en profundidad y el estudio de los datos se realizó a través de los procedimientos de codificación de la grounded theory y el análisis del contenido de las teorías subjetivas. Se encontró, como principal resultado que, para los participantes la educación inadecuada del ciego es la principal causa de la dificultad para la inserción laboral. Esta investigación puede aportar información valiosa para aquellos encargados de las políticas públicas entorno a la discapacidad visual.
  • DO CUIDADO COM O BEBÊ AO CUIDADO COM O EDUCADOR

    Wiles,Jamille Mateus; Ferrari,Andrea Gabriela (Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), 2020-01-01)
    RESUMO Este trabalho foi construído a partir da experiência de acompanhamento de educadoras e bebês em instituições de educação infantil e do trabalho com psicologia escolar. O olhar sobre o cuidado, inicialmente dirigido ao bebê, foi apontando para o cuidado dirigido à educadora. Foram escolhidas para este trabalho as experiências vivenciadas junto a duas educadoras de instituições de educação infantil em duas cidades do Rio Grande do Sul. As educadoras foram acompanhadas semanalmente através da Metodologia IRDI. Os dados foram coletados a partir de diário de campo e entrevistas. O “estar com” o educador de berçário, em sua cena de trabalho, destacou-se como fundamental. O acompanhamento do pesquisador-psicanalista presente também com seu corpo, isto é, participando do cotidiano das educadoras e bebês, apontou para inúmeras possibilidades de intervenções. Como possibilidades de cuidado com o cuidador-educador, propomos o cuidado como presença implicada-reservada, o cuidado da experiência e o cuidado de si.

查看更多