The Revista Brasileira de Educação (Brazilian Journal of Education), published by ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (National Association of Post-Graduation and Research), publishes academic and scientific articles and is geared towards enhancing academic interchange within a national and an international scenario. Its main audience is teachers, tutors, lecturers and researchers in education, as well as undergraduate, graduate and post-graduate students of the social and human sciences. Areas of interest - education; primary and secondary education; higher education and educational policies; social movements and education. The Revista Brasileira de Educação is a quarterly publication.

News

The Globethics.net library contains articles of Revista Brasileira de Educação as of no. 14(2000) to current.

Recent Submissions

  • Participação e democracia no Brasil: da década de 1960 aos impactos pós-junho de 2013

    Assis,Tauã Carvalho de (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
  • Projeto Horizontes - relação entre capital cultural, na acepção de Bourdieu, e o fracasso escolar

    Miranda,Maria Geralda de; Villardi,Raquel Marques (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO Este artigo é resultado de pesquisa realizada com alunos de escola pública na comunidade da Maré, na cidade do Rio de Janeiro, de agosto de 2014 a dezembro de 2016. Os alunos selecionados possuíam histórico de notas baixas e repetência, quase todos com defasagem idade-série. A pesquisa partiu da hipótese de que a intervenção com os discentes, por meio do oferecimento de atividades culturais, valorizadas no universo educacional, poderia levá-los a melhorar o desempenho. A metodologia participante permitiu a interação entre a equipe do projeto e os educandos, de modo que se pôde confirmar a hipótese de pesquisa no decorrer do trabalho, à mediada que os alunos iam participando das atividades culturais e refletindo sobre elas. Os resultados apontaram para a estreita ligação entre o “consumo” de atividades culturais e a capacidade de interagir com os conteúdos livrescos, julgando necessária a construção de uma cidadania do acesso aos bens culturais valorizados pela escola.
  • Aspectos pedagógicos del conectivismo y su relación con redes sociales y ecologías del aprendizaje

    Ortiz,Jaime Andrés Torres; Corrêa,Thiago Henrique Barnabé (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMEN Esta investigación se desarrolla a partir de la revisión sistemática de literatura, método que permitió seleccionar aquellas investigaciones que se incluyen en la pregunta: ¿Qué experiencias educativas se presentan a través del desarrollo e implementación del conectivismo, en los procesos educativos en red y su relación con las perspectivas sistémicas y ecológicas del flujo de información y conocimiento? Se escogieron investigaciones sobre conectivismo; el aprendizaje autónomo en red; las experiencias constructivistas, cognitivas, sociales y culturales en redes educativas virtuales; la dinámica conectivista en las redes de aprendizaje y comunidades de práctica. Entre las conclusiones se evidencian pedagogías emergentes enfocadas en la incidencia del conectivismo en las ecologías del aprendizaje, los ecosistemas, el actor-red, el eco-conectivismo y, el aprendizaje nómada. Entre otras pedagogías que se contextualizan en comunidades de práctica y los ecosistemas educativos.
  • A participação das crianças nas pesquisas: nuances a partir da etnografia e na investigação participativa

    FERNANDES,NATÁLIA; Marchi,Rita de Cássia (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO As conquistas realizadas nas últimas duas décadas sobre a possibilidade de considerar as crianças como sujeitos de pesquisa foram muito significativas e, desse modo, têm-se multiplicado publicações que anunciam a participação da criança no desenvolvimento de investigações. No entanto, o conceito de participação tem sido invocado para dar conta de práticas de pesquisa nas quais, muitas vezes, não está assegurado sequer um nível básico em tomar as vozes das crianças em consideração. Neste texto propomos argumentar pela mobilização crítica desse conceito com base em dois métodos de pesquisa: a etnografia e a investigação participativa. Discutiremos semelhanças e diferenças entre esses métodos, argumentando e interrogando as formas e os significados que a participação das crianças assume em cada um, tendo em conta aspectos epistemológicos e políticos que lhes são inerentes e as implicações que têm na forma como o conceito de participação é mobilizado nos processos de pesquisa.
  • Avaliação da educação superior em Portugal: entrevista com Alberto Amaral

    Guerra,Maria das Graças Gonçalves Vieira (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
  • As equipas de autoavaliação: as representações dos atores educativos

    Carvalho,Maria João; Ferreira,Ana Cristina Folgado (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO A avaliação das escolas e das políticas educativas vem assumindo um papel central cuja emergência e expansão não conhece desaceleração. Considerando a autoavaliação da escola, desenvolvemos um estudo de caso, num agrupamento de escolas de Portugal, procurando conhecer as representações dos professores relativamente à equipa de autoavaliação e aos impactos de seu trabalho. Os dados foram coletados com a aplicação de um inquérito a 217 professores e a realização de 16 entrevistas semiestruturadas. Concluímos que a autoavaliação estava centrada na equipa que a dinamizava, com fraco envolvimento dos professores e pouco impacto no desempenho desses profissionais. Desenvolvida em resposta às pressões externas de avaliação, das escolas e das políticas educativas, a autoavaliação não foi ainda capaz de promover todo o seu potencial de melhoria.
  • Imagens de identidade profissional de futuros professores

    Rodrigues,Filomena Alves; Mogarro,Maria João (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO Neste artigo problematiza-se a identidade profissional dos professores, com base na análise das reflexões finais de quatro mestrandos da Universidade de Lisboa, procurando-se compreender as concepções de identidade profissional desses futuros professores de ciências do ensino secundário. Nesta análise utiliza-se uma metodologia qualitativa centrada em uma perspectiva narrativa. Em suas reflexões, esses futuros professores referem a importância das aprendizagens que realizaram no âmbito da prática de ensino supervisionada e o seu contributo para o desenvolvimento profissional. Essas narrativas, escritas em primeira pessoa, expressam as percepções dos mestrandos sobre a própria evolução ao longo do processo de formação inicial e evidenciam suas identidades profissionais no final desse ciclo de formação. Essa evolução decorre de suas experiências letivas e não letivas e revela diferentes graus de consolidação das suas identidades profissionais.
  • Ensinar história [entre]laçando futuros

    Pereira,Nilton Mullet; Gil,Carmem Zeli de Vargas; Seffner,Fernando; Pacievitch,Caroline (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO O artigo analisa escritos em disciplinas de introdução à prática e estágio em um curso de licenciatura em história, em uma problematização do tempo e da temporalidade. Parte da premissa de que as questões urgentes do presente são condutoras da aprendizagem em história. Tal estratégia, decorrente da produção de planejamentos e de diários dos licenciandos, sustenta-se no tempo futuro como abertura ética da aula de história em sua relação com o mundo. Nesse sentido, foi fundamental o pensamento de Pagès como possibilidade para o planejamento de aulas de história, pautadas nas urgências do presente e de um passado que não passa e que, por isso mesmo, insiste e subsiste na forma de um acontecimento que distribui seus efeitos em um tempo não cronológico e não estabilizado.
  • Discursos em análise na pesquisa em educação: concepções e materialidades

    Ferreira,Liliana Soares (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO Apresentam-se compreensões de discurso, tendo a dialética como aporte teórico-metodológico. Para tanto, desenvolveu-se percurso teórico-metodológico de modo sistemático, configurado em movimentos de idas e vindas, partindo de um suposto, elaborando sobre ele argumentos, para retomá-los, reiniciar o processo reiteradamente a fim de confirmá-los ou refutá-los, na medida em que foram submetidos ao confronto e à análise comparativa em relação às demais compreensões. Resultante desse percurso teórico-metodológico, este texto visa a apresentar as sistematizações elaboradas em seções que contêm a concepção de discurso, a diferenciação desta em relação às concepções estudadas e considerações sobre a proposição aplicada dessa concepção, considerando a experiência com dados discursivos produzidos no grupo de pesquisa para, em decorrência, sínteses que visam a lançar à frente os estudos sobre o tema.
  • Análisis multifocal en la formación inicial de docentes: interpretaciones de alumnado y supervisores

    Saiz-Linares,Ángela; Ceballos-López,Noelia (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMEN Se analiza la experiencia de practicum de la titulación de maestro de la Universidad de Cantabria (España) desde la perspectiva de supervisores universitarios y alumnos. Su objetivo es poner en diálogo las concepciones de ambos colectivos y anticipar algunas orientaciones de mejora. Se ha utilizado una metodología cualitativa concretada en un estudio de caso en el curso 2017-2018. La muestra se compuso de 12 participantes y las técnicas de recogida de información han sido entrevistas en profundidad y análisis de documentos. Los resultados manifiestan concepciones profesionalizadoras del practicum para los alumnos frente a orientaciones más formativas para los supervisores. Asimismo, se analizan diferentes estrategias para favorecer practicum más reflexivos. Además, se muestran algunas limitaciones del actual sistema de evaluación. Finalmente, se discute sobre la necesidad de configurar practicum más colaborativos entre el supervisor universitario, el tutor de escuela y los alumnos.
  • Formação pedagógica e desenvolvimento profissional no ensino superior: perspetivas de docentes

    Almeida,Marta Mateus de (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO O texto apresenta os resultados de um estudo em que se procurou perceber que práticas de desenvolvimento profissional são reconhecidas por docentes do ensino superior, em particular para a dimensão do ensino. Visou-se ainda compreender como esses atores percecionam a formação pedagógica. Inscrevendo-se em uma abordagem mista, com recurso à técnica de entrevista e de questionário, auscultaram-se académicos afiliados a três escolas superiores de educação da região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados revelam uma tendência para processos de aprendizagem de cariz artesanal, sendo valorizado o autoestudo e a socialização. No entanto, verifica-se um reconhecimento da relevância da formação pedagógica, em especial para quem não detém formação qualificante para outros níveis de ensino, surgindo como crença perfilhada a ideia de que as aprendizagens pedagógicas adquiridas para outros contextos de educação e ensino podem ser transferidas para a atuação docente no nível do ensino superior.
  • Ambivalência, solidariedade e educação: entre o indivíduo e o social

    Cassol,Claudionei Vicente (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO Pensar a educação como ação individual e atitude de acolhida e solidariedade, assumindo o pensamento de Zygmunt Bauman como base teórica central é a preocupação fundamental deste ensaio. No primeiro momento, a tematização desenvolve-se no intuito de demonstrar a existência de um paradigma ambivalente que, instalado na modernidade líquida, se fortalece pela hermenêutica pluralizadora. No segundo, conferindo-se a possibilidade de factibilidade da ambivalência, tanto no mundo concreto quanto no simbólico, debatemos sobre a necessidade e a alternativa da solidariedade na ação educacional. A compreensão de educação para a/com solidariedade, do horizonte da condição humana, é potencialidade e alternativa instituinte. Desse modo, destacamos a ideia do ato educativo como acontecimento possível na relação entre humanos, constituindo-se em atitude mediante subjetividades e dimensionando-se para as vivências/experiências coletivas. O paradigma da ambivalência permite, portanto, pensar e questionar a pluralidade de compreensões em afastamento às verdades únicas e determinantes.
  • Tecnologias digitais, letramentos e gêneros discursivos nas diferentes áreas da BNCC: reflexos nos anos finais do ensino fundamental e na formação de professores

    Fuza,Ângela Francine; Miranda,Flávia Danielle Sordi Silva (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO Neste artigo analisamos os anos finais do ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular nas diferentes áreas de conhecimento, refletindo sobre seus impactos na escola básica e na formação de professores. O trabalho é documental, situado na Linguística Aplicada, e dialoga com os Novos Estudos do Letramento. Os dados foram gerados da análise do documento, orientada pela questão do digital proposta pela normativa. Os caminhos que orientaram as discussões: o entendimento sobre a concepção de letramento, de tecnologias digitais e a identificação de gêneros discursivos sugeridos nos componentes. Os resultados apontam práticas de letramento ideológico embasando ações sugeridas para as áreas, ainda que haja variação sobre como e o que seja usar tecnologias digitais em situações de ensino e no trabalho com gêneros. Acreditamos que os reflexos da Base Nacional Comum Curricular sobre as práticas escolares e a formação docente ainda precisam ser avaliados, a despeito dos benefícios sinalizados por ela.
  • Profesores en dictadura y democracia: perspectiva biográfica de docentes en fin de carrera profesional

    Orellana-Fernández,Rosa; Merellano-Navarro,Eugenio; Berríos-Villarroel,Adolfo; Almonacid-Fierro,Alejandro (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMEN Este artículo analiza las trayectorias profesionales de cinco profesoras en dos momentos importantes en la historia de Chile: la dictadura y el regreso a la democracia. Nos apoyamos en el método biográfico con el fin de comprender, desde las voces de las protagonistas sus experiencias significativas. Estas se analizaron según los preceptos de la teoría fundamentada. Los resultados describen una trayectoria profesional marcada por el miedo y la desconfianza. Desprendemos que los últimos años de trabajo ponen de manifiesto el desaliento frente a los cambios educativos que reducen la autonomía y la colaboración. Las profesoras analizan la permanente búsqueda de resultados estandarizados y experimentan una profunda decepción frente a al régimen democrático que instalado al término de la dictadura de Pinochet. Suponemos que estos aspectos organizan la identidad del docente en final de carrera y que nutren una forma de sufrimiento ordinario.
  • Escuelas en Territorio Mapuche: desigualdades en el contexto chileno

    Ortega,Katerin Elizabeth Arias; Peña-Cortés,Fernando; Millán,Segundo Quintriqueo; Mansilla,Elías Alejandro Andrade (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMEN El artículo presenta un estudio exploratorio sobre resultados en la prueba de evaluación del Sistema de Medición de la Calidad de la Educación en comprensión lectora, durante los años 2011 al 2015, en La Araucanía, Chile. Metodológicamente, se describen los resultados obtenidos por una muestra de 22 escuelas emplazadas en comunidades Mapuches. Los resultados dan cuenta que las escuelas municipales rurales, obtienen mejores resultados respecto a las escuelas particulares subvencionadas con una diferencia de 8 a 10 puntos. Esto es relevante, porque en comunidades Mapuches existe una supremacía de escuelas particulares subvencionadas, que sistemáticamente obtienen bajos puntajes, lo que continuaría perpetuando las desigualdades sociales y educativas en el territorio entre Mapuches y no Mapuches.
  • Linguagem, hermenêutica e educação

    Sichelero,Junior Jonas (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2019-01-01)
    RESUMO Tendo como fio condutor o método fenomenológico/reconstrutivo, o artigo analisa algumas possibilidades de instauração de sentido que a linguagem nos propicia em educação. Assim, partindo de uma leitura hermenêutica, busca delinear as principais características que a linguagem assume dentro da filosofia heideggeriana e examina como tais características podem nos servir de alavancas interpretativas perante a ação educativa. Ademais, entende que a instauração de sentido em educação tem na linguagem seu lugar material. No entanto, conclui que, pedagogicamente, isso depende de uma atitude hermenêutica. É, pois, no âmbito dessa atitude que está vincada a efetiva possibilidade de uma prática educacional “na” linguagem. Essa é a hipótese que o texto levanta, e é a isso que se retém ao longo de todo o périplo que faz.
  • Associação entre bullying escolar e o país de origem: um estudo transcultural

    Zequinão,Marcela Almeida; Medeiros,Pâmella de; Lise,Fábio Augusto; Trevisol,Maria Teresa Ceron; Pereira,Maria Beatriz Ferreira Leite Oliveira (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2019-01-01)
    RESUMO O objetivo do estudo foi analisar o bullying em Portugal e no Brasil verificando possíveis associações com o país de origem. Participaram 789 crianças e adolescentes. Apesar de haver diversos questionários acerca da temática, utilizou-se o Questionário de Olweus em virtude de sua relevância e vasta utilização em todo o mundo, o que facilita a comparação dos resultados. Verificou-se que os brasileiros apresentaram associações envolvendo menor escolaridade da mãe, maior índice de reprovação escolar, menor incidência da prática de atividades físicas, menos chances de denunciar o agressor e menos apoio dos colegas no momento da agressão. Os brasileiros se autodeclararam mais vítimas e os portugueses mais vítimas-agressoras. Em ambos os países, o local em que mais aconteceram agressões foi no recreio. Em geral, os brasileiros apresentaram mais indícios de vulnerabilidade para o envolvimento em situações de bullying, ressaltando-se o isolamento social como característica de risco das vítimas-agressoras.
  • O modelo liberal tecnoburocrático e as recentes reformas educacionais brasileiras: limites da tese reformista na perspectiva marxista

    Maia Filho,Osterne Nonato; Mendes Segundo,Maria das Dores; Rabelo,Josefa Jackline; Jimenez,Maria Susana (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2019-01-01)
    RESUMO No presente ensaio, buscamos analisar três teses reformistas implantadas nos marcos do liberalismo tecnoburocrático assumido pelo capitalismo em crise no Brasil. A primeira tese explicita o modus operandi das reformas educacionais colocadas em prática a partir de 1990, especialmente na América Latina, que se configuraram, inicialmente, como estratégias ditas inovadoras de financiamento e gestão para depois se materializarem como reformas curriculares. A segunda tese analisa os fundamentos filosóficos mais amplos que amparam o reformismo educacional brasileiro. E, como consequência, elucidamos a terceira tese: com o propósito de combater as resistências sociais, são implementadas medidas e/ou projetos pontuais, articulados ao modelo de gestão tecnoburocrático e liberal. No contraponto a essas teses, desvelamos, à luz da crítica marxista, seus limites e a inconsistência de seus fundamentos, apresentando, como ilustração, experiências reformistas brasileiras no campo educacional.
  • Trabalho ubíquo na pós-graduação stricto sensu em educação: in/extensificação e multitarefa

    Lara,Rafael da Cunha; Quartiero,Elisa Maria; Bianchetti,Lucídio (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2019-01-01)
    RESUMO O trabalho docente universitário mediado por tecnologias digitais e móveis ganha cada vez mais contornos de atividade ubíqua, com suas paradoxais repercussões que afetam dois elementos comuns a todas as atividades humanas: tempo e espaço. Desbordamentos de fronteiras entre público e privado e a incorporação do modus operandi da reestruturação produtiva nas políticas de regulação e avaliação da pós-graduação brasileira tensionam o trabalho docente sob diferentes aspectos. Com base em investigação realizada com docentes de 48 cursos de doutorado em educação, analisamos as tendências do trabalho ubíquo, em um contexto em que trabalho e educação enfrentam forte ataque das políticas governamentais. As análises sinalizam uma intensificação do caráter multitarefa de trabalhar e da in/extensificação do trabalho para outros tempos e espaços, o que redesenha e compromete o trabalho intelectual dos pesquisadores.
  • Educação da vontade e renovação pedagógica nos contextos espanhol e brasileiro nas décadas iniciais do século XX

    Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2019-01-01)
    RESUMO Nos finais do século XIX e nas primeiras décadas do século XX é patente na imprensa pedagógica de distintos países a ênfase sobre a educação da vontade. Formas privilegiadas de educação das sensibilidades, as retóricas sobre a educação da vontade recorriam a um conjunto de princípios e práticas, tais como o método intuitivo, a educação física e estética, a vida na natureza, para consignar aquilo que se pode chamar de uma educação moral de caráter laico que, ao menos retoricamente, se baseava na ideia de liberdade. Ritos, práticas, disciplinas eram desenvolvidos para consignar aquele objetivo que aparecia de modo transversal no currículo escolar e afetava outras dimensões da educação social. Explorando revistas pedagógicas espanholas e brasileiras, busquei compreender os fundamentos da educação da vontade nas retóricas de renovadores dos dois países presentes na imprensa periódica, como baliza de um amplo processo de renovação dos costumes pela via da renovação pedagógica no período.

View more