The Revista Brasileira de Educação (Brazilian Journal of Education), published by ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (National Association of Post-Graduation and Research), publishes academic and scientific articles and is geared towards enhancing academic interchange within a national and an international scenario. Its main audience is teachers, tutors, lecturers and researchers in education, as well as undergraduate, graduate and post-graduate students of the social and human sciences. Areas of interest - education; primary and secondary education; higher education and educational policies; social movements and education. The Revista Brasileira de Educação is a quarterly publication.

News

The Globethics.net library contains articles of Revista Brasileira de Educação as of no. 14(2000) to current.

Recent Submissions

  • Divisão internacional do conhecimento e o declínio das ciências humanas: o cenário das instituições privadas de educação superior na Região Nordeste do Brasil

    Paula, Alisson Slider do Nascimento de; Costa, Frederico Jorge Ferreira; Lima, Kátia Regina Rodrigues (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2019-12-09)
    RESUMO O presente artigo objetivou analisar o cenário da oferta de cursos de graduação por área de formação profissional das instituições privadas de educação superior na Região Nordeste do Brasil e sua correlação com as condicionalidades da economia do conhecimento. Para se obter uma ideia clara acerca do universo quantitativo da oferta de cursos, utilizamos a base de dados relativa às instituições de educação superior e aos cursos de graduação e-MEC. Constatou-se que a educação superior brasileira vivencia uma proeminência do setor privado, bem como a predominância da oferta de cursos superiores focados em áreas rentáveis para a acumulação capitalista e a consequente subalternização das ciências humanas decorrente da submissão da educação ao economicismo vinculado ao movimento da globalização e à emergência da economia do conhecimento.
  • A agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência e o caso brasileiro

    Pereira, João Márcio Mendes; Pletsch, Márcia Denise (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-08-20)
    RESUMO Este artigo analisa a agenda educacional do Banco Mundial para pessoas com deficiência, relacionando-a às diretrizes gerais de reforma educacional e ao programa político da instituição. Inicialmente, discutem-se aspectos relevantes da história do Banco Mundial e de sua configuração institucional, seu programa político e a agenda educativa da entidade. Em seguida, analisa-se a agenda do Banco Mundial para a educação de pessoas com deficiência, com base no Relatório Mundial sobre a Deficiência, para avaliar em que medida essa agenda específica converge com o programa político mais geral do Banco Mundial. O texto também questiona as recomendações do Relatório Mundial sobre a Deficiência à luz da experiência brasileira no que diz respeito à institucionalização de direitos sociais e educacionais das pessoas com deficiência.
  • A instrução pública em Condorcet e suas vicissitudes

    Boto, Carlota; Souza, Leonardo Marques de (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-08-20)
    RESUMO O projeto objetiva abordar a obra educacional de Condorcet a partir de dois problemas. O primeiro é a relação entre os princípios educacionais do autor, como: liberdade, laicidade, gratuidade e universalidade de ensino. O segundo é a comparação entre as suas duas obras: Cinco Memórias Sobre a Instrução Pública e Instrução Pública e Organização do Ensino, tendo em vista analisar semelhanças e diferenças entre ambas. Buscamos a comparação entre as obras devido à dissonância na literatura sobre o tema, pois, enquanto Cahen afirma que não há qualquer diferença substancial entre as duas obras, Albertone destaca que, em uma compração entre as duas obras, o Projeto parece ter maior sensibilidade social do que as Memórias, demonstrando, assim, uma descontinuidade entre as obras.
  • Retorno sobre uma antiga questão: Karl Marx e o estatuto dos Manuscritos econômico-filosóficos

    Alves, Wanderson Ferreira (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-03-19)
    RESUMO O artigo retoma a antiga questão do estatuto dos Manuscritos econômico-filosóficos de Karl Marx. Trata-se de um estudo teórico que se apoia na literatura de base sobre o tema e busca recuperar a história e as muitas disputas em torno dos Manuscritos de 1844, sobretudo em relação aos anos 1960-1970. O exame de algumas contribuições de três destacados autores do referido período - István Mészáros, Ernest Mandel e Lucien Sève - permite restituir a complexidade da discussão empreendida naquele contexto. O artigo conclui que, diante das questões tratadas, é importante ponderar sobre o conteúdo dos Manuscritos de 1844 no conjunto da obra marxiana, bem como é importante evitar duas posturas equivocadas, a de subestimar e a de superestimar esse incontornável texto de Marx.
  • Sobre a história do currículo: temas, conceitos e referências das pesquisas brasileiras

    Meira, Letícia Mara de (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-12-07)
    RESUMO O objetivo deste artigo foi analisar, por meio da incidência de temas, conceitos e referências, a produção historiográfica sobre currículo no Brasil. Como metodologia, foram utilizadas estratégias da pesquisa bibliométrica e metapesquisa. O trabalho foi organizado em três etapas: revisão sistemática da literatura; análise dos títulos e resumos de teses e dissertações; e análise de referências bibliográficas e palavras-chave de artigos científicos. A análise dos objetos de estudo das teses e dissertações demonstrou que a produção acadêmica pode ser distribuída em quatro eixos temáticos que dizem respeito tanto ao contexto escolar como ao contexto acadêmico: cursos, disciplinas, políticas e teorias-práticas. Já as redes formadas pelas referências bibliográficas e palavras-chave indicadas nos artigos revelaram que a base epistemológica dessa produção acadêmica está intrinsecamente relacionada às duas principais áreas de pesquisa: história da educação e estudos do currículo.
  • Do SIRENA ao MEB: articulações entre empresários, Igreja Católica e Estado para a implantação da radioeducação no Brasil (década de 1950)

    Bilhão, Isabel Aparecida; Klafke, Álvaro Antonio (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-11-09)
    RESUMO O artigo analisa as articulações entre a Igreja Católica, a Philips do Brasil e o governo brasileiro relacionadas à implantação de um sistema radioeducativo no país. Observamos as relações interinstitucionais ao longo da década de 1950, quando o enfrentamento ao analfabetismo se constituiu em política nacional. O exame das fontes privilegiou, além de documentos oficiais e outros escritos, o livro Educação fundamental pelo rádio, de João Ribas da Costa, professor, entusiasta da radioeducação e funcionário da Philips. Com base na ideia de estratégia, de Michel de Certeau, buscamos identificar os argumentos em defesa da implantação do Sistema Radioeducativo Nacional (SIRENA), compreender as noções do papel e da competência do Estado então veiculadas e destacar os distintos interesses que convergiam em um projeto comum. Finalmente, observamos as relações entre a constituição desse sistema e o estabelecimento do Movimento de Educação de Base (MEB), em 1961.
  • Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimento

    Torres, Marco Antônio; Saraiva, Izabella Marina Martinho; Gonzaga, Rubens Modesto (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-11-09)
    RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa que investigou a produção da violência ética e do reconhecimento das sexualidades em contextos escolares. Entendemos que a radicalização da teoria do reconhecimento, por Judith Butler, tem possibilitado análises importantes sobre os vínculos entre política e moral. Uma das facetas da violência ética caracteriza-se pela obliteração do relato de si, do silenciamento das lutas e dos sofrimentos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais e mais (LGBTI+). Para nossas análises, promovemos grupos focais e uma entrevista narrativa com docentes da educação básica de escolas públicas. A pesquisa é fruto do trabalho de um conjunto de pesquisadores/as que nos últimos quatro anos, em um curso de mestrado, se envolveram com o tema das sexualidades nos contextos escolares. Nossas análises apontam tanto para a produção de vidas insuportáveis como para a constituição de resistências que buscam pela possibilidade de vidas habitáveis, porém numa ambiência marcada por discursos contrários às sexualidades.
  • Percepción de estudiantes y profesores jefes sobre la eficacia de sanciones formativas: estudio de caso

    Andrades-Moya, Jonathan (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-03-03)
    RESUMEN El presente artículo tiene como propósito analizar la óptica de alumnos y profesores jefes de un colegio de la comuna de Maule, sobre la eficacia de las sanciones formativas. La investigación siguió los lineamientos del enfoque cualitativo, basado en un diseño que privilegia el estudio de caso y cuyas técnicas supusieron la aplicación de grupo focal a estudiantes de 5° a 8° básico con alto índice de transgresión a las normas y entrevistas semiestructuradas a los respectivos profesores jefes. Los principales hallazgos muestran que las sanciones formativas no contribuyeron a la disminución de las transgresiones a las normas de convivencia escolar.
  • A cultura da reprovação em escolas organizadas por ciclos

    Almeida, Frederico Alves; Alves, Maria Teresa Gonzaga (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-03-03)
    RESUMO A reprovação está presente na educação brasileira desde a sua expansão, interferindo na trajetória escolar e na qualidade no ensino. Embora ações tenham sido tomadas para combater o problema, as taxas de reprovação e abandono persistem, retrato da permanência de uma pedagogia da repetência. Este trabalho investigou a crença de educadores sobre a reprovação e sua relação com práticas de avaliação em escolas públicas de ensino fundamental da rede municipal de Contagem-MG, Brasil, bem como a variação existente entre essas escolas. Por meio de um modelo de regressão logística multinível, foram definidas duas escolas em que se realizou uma pesquisa comparativa, com observação e entrevistas a educadores. Os resultados indicam que certas decisões avaliativas por vezes se distanciam de conhecimentos pedagógicos, influenciadas pela crença que a retenção de um aluno favorece o seu aprendizado, além de funcionar como um instrumento de coerção e justiça.
  • Educación patrimonial y formación inicial docente: aportes desde el rescate y conservación del patrimonio escolar

    Torres,Lorena López; Rojas,María Ignacia Castro; Villegas,Priscila del Pilar López (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-01-01)
    RESUMEN Este artículo presenta posibles formas de abordar la educación patrimonial en la Formación Inicial Docente a partir de la revisión del curriculum de la carrera de Pedagogía en Lengua Castellana y Comunicación de la Universidad Católica del Maule, considerando la creación de un archivo histórico en una escuela básica en la ciudad de Talca (región del Maule, Chile). El trabajo de conservación, archivística, investigación histórica y digitalización de los documentos del establecimiento ha significado la incorporación de un grupo de estudiantes universitarios, cuya participación ha despertado una reflexión rica e interesante sobre la necesidad de incorporar nociones de educación patrimonial en la formación docente universitaria. Su inclusión aseguraría una educación integral de los estudiantes, quienes, como ciudadanos, podrían preservar y valorar esta herencia, y enseñar a otros a apreciarla, en tanto experiencia comunitaria y social.
  • Aprendizaje colaborativo en grupos virtuales internacionales: creación de reportajes multimedia

    Fernández,Simón Peña; Ureta,Ainara Larrondo; Ayerdi,Koldobika Meso; Dasilva,Jesús Ángel Pérez (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-01-01)
    RESUMEN Este artículo ofrece los resultados de dos proyectos de innovación educativa basados en el aprendizaje colaborativo internacional, cuyo objetivo ha consistido en que el alumnado adquiera las habilidades digitales necesarias para el trabajo en los cibermedios, a la par que incorpora a su currículum competencias interculturales. Alumnado de cinco universidades de Brasil, Portugal y España han trabajado de manera conjunta y simultánea durante dos cursos académicos en la elaboración de reportajes multimedia, en el marco de las asignaturas sobre periodismo online que cursan en sus respectivos centros. Este modelo de aprendizaje despierta el interés del alumnado y contribuye a la adquisición de las competencias propuestas, aunque también genera nuevos retos a los que deben hacer frente, como las dificultades añadidas en la coordinación, el uso del idioma, o la aplicación de criterios periodísticos comunes en diferentes entornos informativos.
  • A educação na contemporaneidade: entre a emancipação e o retrocesso

    Araújo,Alberto Filipe; Fernandes,José Pedro Ribeiro de Matos; Araújo,Joaquim Machado de (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-01-01)
    RESUMO Desde o projeto da modernidade, criou-se a expetativa do poder libertador da educação, na lógica do progresso civilizacional, em que as conquistas da escolarização poderiam libertar o sujeito do obscurantismo, da ignorância e dos poderes políticos alienantes. Este artigo reflete sobre o par emancipação-retrocesso no âmbito do discurso educacional contemporâneo e discute se hoje faz sentido afirmar que a educação pode ainda emancipar. Parte, assim, de uma perspetiva crítica de emancipação, reflete sobre o perigo do retrocesso no contexto da pós-modernidade e, sob o signo da esperança, coloca um conjunto de interrogações e reflexões críticas, concluindo que o par emancipação-retrocesso, inserido em uma perspetiva evolutiva, expressa um tempo de mudança na reconfiguração do par emancipação-alienação.
  • Transformando experiências em demandas: interações entre o centro acadêmico e a escola de educação física da Universidade Federal do Rio de Janeiro

    MONTEIRO,MARCOS VINICIUS PEREIRA; Siqueira,Vera Helena Ferraz de (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-01-01)
    RESUMO Com base em entrevistas com estudantes e docentes do curso de licenciatura em educação física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mediante análise de iniciativa do Centro Acadêmico de Educação Física, o artigo evidencia visões que enfatizam a contribuição dessa entidade estudantil para os processos formativos, bem como sobre hiatos percebidos quanto à formação oferecida no curso. Partindo de breve discussão sobre o papel dos centros acadêmicos na formação política dos/as estudantes e com respaldo nos resultados obtidos, é defendida a pertinência de se assumir a dimensão político-pedagógica da educação e de contemplar no currículo formal as experiências do alunado em instâncias extracurriculares, como as oferecidas pelos centros acadêmicos. Essas experiências poderiam ancorar os conteúdos, dando a estes a devida relevância e propiciando a formação de um/a professor/a que reconheça que a prática docente vai muito além da transmissão de conteúdos.
  • Resenha da obra Didática no cárcere II: entender a natureza para entender o ser humano e o seu mundo

    Oliveira,Carolina Bessa Ferreira de (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-01-01)
  • Propuestas para un modelo de educación patrimonial en la formación inicial docente de pedagogía en historia, geografía y ciencias sociales

    Villarroel,Adolfo Berríos; Sepúlveda,Vanessa Tessada; Celis,Francisco Gallegos (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2021-01-01)
    RESUMEN El artículo tiene por objetivo principal reflexionar sobre el enfoque educativo que necesita el docente de Historia, Geografía y Ciencias Sociales para deconstruir la retórica consensual del patrimonio en la sala de clases. Considerando las prescripciones curriculares sobre el patrimonio en la educación primaria y secundaria chilena, el texto pone en tensión el concepto de ciudadanía activa y el uso de la memoria como herramientas de una pedagogía crítica que permita cuestionar el uso instrumental de los símbolos y valores que envuelven a los hitos y sitios catalogados de patrimoniales. A partir de una lectura crítica del quehacer docente en esta asignatura escolar, el artículo aboga por un modelo de educación patrimonial socio-constructivista y crítico que, desde una perspectiva comunitarista, transforme las actividades educativas en un ejercicio de formación ciudadana que contribuya a resignificar las identidades locales y su patrimonio.
  • Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual?

    Bertoldi,Anderson (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO No Brasil, tem-se visto o uso tanto de alfabetização científica quanto de letramento científico para referir-se à educação científica. Pode-se perceber, ao ler os principais autores sobre o tema no país, que nem sempre há consistência de significação no uso do mesmo termo. A introdução de letramento nas ciências da linguagem e na educação, na década de 1980, buscava distinguir as habilidades necessárias à leitura e à escrita, como a decodificação e a codificação do alfabeto, e as práticas sociais de leitura e escrita. Considerando-se que alfabetização científica e letramento científico são conceitos ainda mais recentes, busca-se, em primeiro lugar, analisar as diferenças conceituais entre alfabetização e letramento e, em segundo lugar, analisar como autores e estudiosos da área de educação científica os têm utilizado. Conclui-se que, enquanto para alguns autores trata-se de uma mera variação de denominação, para outros há uma diferença conceitual.
  • Autorregulación de las interacciones escritoras: una aproximación metodológica con universitarios

    González,Mauricio Ortega; Espinosa,Felipe de Jesús Patrón; Alvarado,Naneli López; Chávez,Virginia Pacheco (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMEN Una de interacciones escritoras más complejas es cuando un escritor revisa y corrige un texto elaborado por él mismo, o sea, una interacción escritora autorregulada. Una posibilidad metodológica para su estudio es cuando un escritor tiene contacto directo con aquello de lo que escribe y es él mismo quien funge como su propio lector para la corrección de su escrito. En este estudio se evaluaron los efectos del contacto directo de escritores con el referente sobre las modificaciones de las descripciones elaboradas. Veinte participantes escritores, describieron por escrito la ruta para ir de un lugar a otro, recorrieron dicha ruta descrita y corrigieron sus propios textos en diferentes momentos. Después, ochenta lectores recorriendo la ruta descrita por los escritores para evaluar la precisión de los textos. Los resultados muestran que quienes modificaron sus textos después de recorrer la ruta reelaboraron sus escritos de forma más precisa, pero no necesariamente más congruente.
  • Hacia la prevención del ausentismo escolar: propuestas para la intervención socioeducativa

    Pavez,Alicia Razeto (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMEN El ensayo tiene por objetivo visibilizar la problemática del ausentismo escolar en los centros educativos, definiéndolo no solo como la cantidad de días faltados a clase sino que como un complejo proceso de ruptura escolar, de profundas y variadas causas. También se analiza la relevancia que tiene la puesta en marcha de estrategias preventivas de intervención, tempranas y oportunas, de modo de evitar las consecuencias perjudiciales que puede traer el ausentismo en los niños y adolescentes. Finalmente, se proponen un conjunto de condiciones que las actuaciones preventivas de los centros educativos en torno al absentismo escolar pueden considerar en su formulación, con miras a favorecer la reducción de la presencia de este problema.
  • O educador: um perfil de Paulo Freire

    Dalsotto,Mariana Parise Brandalise (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
  • A escola ante a morte e a infância: (des)construção dos muros do silêncio

    Giaretton,Daynah Waihrich Leal; Olesiak,Luísa da Rosa; München,Mikaela Aline Bade; Quintana,Alberto Manuel (ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2020-01-01)
    RESUMO A escola é um espaço de mediação da realidade, influenciando na elaboração das vivências do desenvolvimento do aluno, como no luto de perdas reais e simbólicas. O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, com sete professoras de quatro escolas públicas do ensino fundamental do interior do Rio Grande do Sul e busca compreender como entendem a temática da morte nas escolas e os desafios com os alunos, em especial na infância. Realizou-se a análise de conteúdo, e todos os princípios éticos foram respeitados. Escola e professores assumem papéis importantes na formação emocional da criança e em seu acolhimento em momentos de crise. A barreira presente nas escolas diante da abordagem da morte denuncia o temor de a instituição não deter as respostas e transpor os limites do que é próprio da família. As docentes buscam, por meio de aberturas possíveis de abordagem sobre a morte e do lúdico, trabalhar o luto e os medos dos alunos, de modo que possam ser um amparo nessa vivência

View more