The Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP), created in 1944, publishes three issues a year in print and electronic format. The journal aims to contribute to the construction of knowledge in the area of Education.

News

The Globethics.net library contains articles of Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos as of vol. 93(2012) núm. 235 to current.

Recent Submissions

  • Condições de trabalho e valorização docente: um diálogo com professoras do ensino fundamental I

    Gomes,Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes,Célia Maria Fernandes; Pádua,Karla Cunha (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: Este artigo discute as condições de trabalho, consideradas importantes para a valorização docente e para a satisfação profissional dos professores. Apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a valorização docente com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio do entrecruzamento de referencial teórico sobre a temática e da análise de entrevistas narrativas realizadas com cinco professoras da rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, a pesquisa ressaltou vários fatores referentes às condições de trabalho docente e à complexidade das atividades concretas de exercício da profissão. Entre outras questões, a remuneração docente, o plano de carreira, a avaliação de desempenho e a infraestrutura física e material das escolas se destacaram como importantes aspectos que influenciam o modo de ser e estar na docência. O estudo também mostrou que a precariedade de algumas questões referentes às condições de trabalho pode favorecer o abandono da profissão e o adoecimento docente, o que aponta para a necessidade de políticas de melhoria das condições de trabalho e de cuidado da saúde dos professores.
  • A generificação da intersetorialidade no Programa Saúde na Escola

    Silveira,Catharina da Cunha; Meyer,Dagmar Elisabeth Estermann; Félix,Jeane (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: Este texto, inserido nos estudos de gênero e nos estudos culturais que dialogam com a teorização foucaultiana, utiliza pesquisa documental e análise cultural para escrutinar os modos pelos quais o trabalho intersetorial é definido, descrito e regulado em documentos normativos e materiais didáticos do Programa Saúde na Escola (PSE), a fim de discutir como o gênero atravessa e dimensiona um de seus princípios organizadores - a intersetorialidade. Destaca o que é dito, o que é silenciado, o como se diz e em quais circunstâncias e relações de poder-saber determinadas coisas podem ser enunciadas. Argumenta que, no PSE, noções como “somar esforços”, “unir-se” e “articular-se” são mobilizadas para propor modos de fazer educação e(m) saúde que demandam adaptabilidade, multifuncionalidade, flexibilidade e disposição para assumir trabalho a mais, sem remuneração adicional. Discute que esse processo, nomeado “generificação da intersetorialidade”, é descolado de corpos biológicos sexuados, mas segue (re)constituindo, reiterando e legitimando exercícios profissionais que naturalizam ações, lugares e arranjos institucionais que tomam atributos femininos como recurso funcional às necessidades da intersetorialidade proposta na política estudada.
  • A mediação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem) na Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, SC: a percepção do orientador de estudo

    Morescho,Sandra Maria Zardo; Delizoicov,Nadir Castilho (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: Este artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa sobre a formação continuada de professores ofertada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem). Investiga as percepções dos orientadores de estudo sobre a formação realizada em 2014 e 2015, com professores do ensino médio. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas, com 12 orientadores de estudo que mediaram a formação aos docentes de 10 escolas da Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, Santa Catarina. A análise dos dados aborda a formação dos orientadores, a mobilização dos docentes para participarem do Pnem, a interrupção do programa, as dificuldades enfrentadas e as mudanças observadas. Os resultados indicaram que os orientadores reconheceram a significância do Pnem para a formação docente, pois o programa mudou o cotidiano escolar e contribuiu para o reconhecimento do estudante como sujeito no processo de ensino-aprendizagem.
  • Educação ambiental: a conscientização sobre o destino de resíduos sólidos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá/PA

    Almeida,Nayara Cristina Caldas; Santos Junior,Cezário Ferreira dos; Nunes,Aline; Liz,Mariane Souza Melo de (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: As questões ambientais têm sido amplamente discutidas na atualidade, em virtude das mudanças no crescimento populacional, que acarretaram desequilíbrio ecológico, deterioração dos ecossistemas e escassez de recursos naturais. Nesse contexto, surge a necessidade da conscientização dos cidadãos por meio da educação ambiental. O objetivo deste estudo foi avaliar o destino de resíduos, o desperdício de água e o de alimentos no município de Cametá, estado do Pará. A pesquisa foi realizada com alunos do 4º e do 5º ano de uma escola da rede municipal de ensino, mediante estudo quali-quantitativo com utilização de questionário. Identificou-se que existem disparidades nas respostas entre os alunos de 4º e 5º ano. Contudo, os dados apresentados demonstram uma realidade comum vivenciada na Amazônia. São observadas dificuldades principalmente quanto ao manejo dos resíduos, à falta de tratamento de esgoto e ao aumento do consumo de alimentos industrializados nas comunidades. Com as atividades de educação ambiental, procurou-se conscientizar sobre o desperdício de alimentos e água, a destinação final dos resíduos e a importância de hábitos saudáveis.
  • O currículo e suas implicações nas relações sociais de gênero entre estudantes do ensino fundamental

    Freire,Eleta Carvalho (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: Este artigo apresenta resultados da pesquisa intitulada O currículo e suas implicações nas relações sociais de gênero entre estudantes do ensino fundamental. Trata-se de um artigo original, derivado da investigação que objetivou compreender as implicações do currículo escolar na construção das relações de gênero entre estudantes do ensino fundamental. A pesquisa se insere no campo dos estudos culturais em razão da centralidade que a cultura assume nesse campo teórico e dos nexos que estabelece com os estudos curriculares e de gênero. Está ancorada nos pressupostos pós-estruturalistas e na teorização pós-crítica do currículo que possibilitam compreender o trato dado às diferenças culturais de gênero no currículo escolar. O campo empírico da investigação foi uma rede municipal de ensino de uma capital do Nordeste brasileiro, em que foram analisadas as práticas curriculares vivenciadas no cotidiano da escola. Os dados coletados por meio de entrevistas com estudantes foram examinados com base na análise temática, derivada da análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados apontam que silenciamento e opacidade marcam as práticas curriculares pela naturalização das tensões entre gêneros, supostamente trazidas de fora da escola. Assim, ao invés da natureza, a cultura parece passar a ser o destino, tornou-se imutável. Com isso, nega-se à cultura a condição de produção humana, de território de lutas, disputas e conquistas, em permanente processo de (re)criação.
  • Séries de leitura graduada na escola primária em Mato Grosso do Sul: consolidação dos processos de leitura escolar

    Bertoletti,Estela Natalina Mantovani; Silva,Thaise da (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: Este artigo analisa duas séries de leitura (Vamos Estudar? e Vamos Sorrir) utilizadas em Mato Grosso do Sul, entre as décadas de 1960 e 1970, tendo por objetivo examinar a especificidade desses materiais na consolidação dos processos de leitura escolar, no cenário educacional brasileiro e de circulação nesse estado. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foram examinadas as duas séries de leitura utilizadas na região no período indicado, sob os pressupostos teóricos da história do livro e da leitura. Os resultados permitem concluir que, no caso das séries em análise, mediante um discurso exortativo do estudo (vamos estudar) e da alegria (vamos sorrir), ambas podem ser consideradas representativas da escolarização primária, da alfabetização e do significado de infância subsumido nessa prática em sua época. Além disso, os textos presentes nos materiais contribuiram para a constituição de uma identidade que visava formar o bom filho, o bom aluno e, no futuro, o bom cidadão.
  • O lugar da pesquisa nos Centros Regionais de Pesquisa Educacional nos anos 1950 e 1960: revisitando experiências de educação popular a partir do paradigma indiciário

    Gonçalves,Luiz Gonzaga; Zitkoski,Jaime José (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: Este artigo objetiva, na busca por fontes bibliográficas e com base no paradigma indiciário, compreender as abordagens progressistas da sociedade sobre os problemas políticos e educacionais dos anos 1950 e 1960 no Brasil. Entre diferenças e divergências quanto à cultura popular, com sua heterogeneidade cultural, étnica, regional e sua escassa tradição de luta operária, havia pontos de aproximação: o Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife, os Centros Populares de Cultura e os Centros Regionais de Pesquisa Educacional apostavam na educação para o fortalecimento da democracia e no desenvolvimento econômico e social, bem como buscavam propostas sob medida para o âmbito educacional. Assim, a pesquisa e o diálogo, com suas exigências e práticas, constituíram-se parte essencial da energia considerada subversiva. Os achados e as repercussões das pesquisas aumentaram os receios de militares e civis, pois as mudanças alteravam um suposto equilíbrio e um ajustamento dos indivíduos ao meio social, segundo os setores conservadores e dominantes do País.
  • Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental

    Alves,Maria Teresa Gonzaga; Xavier,Flavia Pereira; Paula,Túlio Silva de (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: Apresenta um modelo conceitual para avaliar a infraestrutura escolar no ensino fundamental, tendo como referência os marcos legais e baseando-se na literatura nacional e internacional sobre o tema. A garantia da infraestrutura escolar com padrões mínimos de qualidade está presente no ordenamento legal do País, mas permanece como um desafio para as políticas educacionais. A revisão da literatura resultou em um volume significativo de trabalhos, entre os quais não há um consenso sobre como definir, avaliar e mensurar a infraestrutura escolar. O modelo conceitual proposto adota uma perspectiva multidimensional, com vários indicadores para avaliar o construto. O artigo finaliza com a análise de dados públicos sobre o tema. Há muitas informações relacionadas à infraestrutura escolar nas pesquisas oficiais, sobretudo a respeito de instalações e espaços do prédio da escola. O modelo conceitual criado identificou que os aspectos relacionados ao bem-estar e à equidade apresentam menos cobertura de informações. Reformulações nos instrumentos de coleta de dados públicos permitiriam um alinhamento entre pesquisas nacionais e produção científica internacional.
  • Paratextos em livros de imagem selecionados para Educação de Jovens e Adultos

    Morais,Caroline de; Ramos,Flávia Brocchetto; Haddad,Sérgio (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: Este artigo tem como finalidade investigar a presença de paratextos em livros de imagem do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola - Educação de Jovens e Adultos (PNBE-EJA/2014). Por meio de investigação qualitativa e analítica, são estudados elementos paratextuais de quatro títulos com base em Genette (2009). Destaca-se que a capa e a contracapa privilegiam informações sobre os autores, mas que as obras não apresentam orelhas e prefácios. Nessa perspectiva, ao examinarmos os espaços que circundam a narrativa, são apontadas contribuições de elementos paratextuais para a mediação da leitura e para a educação literária dos estudantes que retornam aos bancos escolares na classe da EJA. Destaca-se que os paratextos favorecem a interação do estudante com as obras em questão.
  • Representações de práticas inclusivas: da realidade vivida aos caminhos da inclusão no ensino superior na Amazônia paraense

    Neves,Joana d'Arc de Vasconcelos; Maciel,Rogerio Andrade; Oliveira,Marcos Vinicius Sousa (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: Este artigo analisa as representações dos coordenadores de cursos de licenciatura sobre as práticas inclusivas de pessoas com deficiência desenvolvidas no Campus de Bragança da Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se de pesquisa de abordagem processual, no campo teórico e metodológico das representações sociais, considerando as três dimensões constituidoras: sujeitos, contextos e sentidos. As fontes mobilizadas são documentos regulatórios sobre a inclusão no ensino superior e entrevistas com quatro coordenadores dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, História, Matemática e Pedagogia. Para tratamento dos dados, utiliza-se análise do discurso do sujeito coletivo. Como resultado, identifica-se que o processo de produção e circulação das representações sociais sobre as práticas inclusivas no ensino superior configura cenários de conflitos, desafios, contradições e avanços. Os sentidos encontrados revelam como eixos potencializadores da inclusão: a) construção de uma consciência inclusiva; b) política de formação continuada; e c) redefinições do papel e das condições de trabalho do educador no ensino superior. São discursos que trazem à tona a imagem de que a inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior apenas principiou e ainda há um longo caminho a ser construído no interior das universidades brasileiras, caminho esse que passa pela consolidação das políticas públicas e pela reinvenção do fazer pedagógico.
  • Educación ambiental para el desarrollo sostenible: enfoque desde San Luís, Santiago de Cuba

    Pimentel,Marcia Aparecida Silva; San Jose,Marco Antonio Lopes; Guillen Cerpa,Sandy (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumen: El presente trabajo propone tareas integradoras con enfoque interdisciplinario en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la educación ambiental para el desarrollo sostenible. Las tareas se sustentan en fundamentos teóricos y prácticos, así como en el análisis de diferentes literaturas sobre el tema. Se aplica un diagnóstico para revelar las insuficiencias en la salida de esta línea metodológica, que constituye una prioridad en el trabajo metodológico y para la formación integral de los profesionales. A tal efecto, se diseñan ejercicios integradores para evaluar el nivel de generalización e integración de saberes para la resolución de tareas-problema, teniendo salida en diferentes asignaturas. Finalmente, se presentan resultados positivos en el desarrollo de habilidades investigativas, además de un mayor vínculo de los estudiantes con la comunidad y con las unidades docentes.
  • Estudantes do ensino médio e o ensino superior: explicitando o modus operandi dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio

    Oliveira,Adriano de; Bianchetti,Lucídio (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-08-01)
    Resumo: Este artigo investiga a política de formação inicial de pesquisadores na educação básica e sua recontextualização na prática, com foco, em termos de empiria, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), inserido no contexto da iniciação científica júnior. Analisa o modus operandi dos sujeitos com ênfase nos processos de seleção e nas razões da sua adesão/desistência ao programa. Realiza estudo de caso na UFSC, que desenvolve o Pibic-EM, e em dez escolas públicas em que foram entrevistados 46 sujeitos, entre orientadores, bolsistas, coorientadores/professores das escolas e coordenadores institucionais do programa. O fator determinante para a escolha dos bolsistas foi a presença de um habitus e de disposições próximas das requeridas pelo campo acadêmico. Entre os motivos da desistência dos estudantes/bolsistas, destacam-se: o reduzido valor da bolsa; a exigência de trabalho/remuneração para auxiliar a família; as expectativas da família em relação à trajetória acadêmica; o excesso de atividades escolares; e o baixo rendimento escolar.
  • Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio

    Richit,Adriana; Ponte,João Pedro da; Tomkelski,Mauri Luís (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-04-01)
    Resumo: Apresenta um estudo de aula com um grupo de professores de matemática do ensino médio, de escolas da rede pública estadual do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo identificar desafios e adaptações desse processo formativo e de suas potencialidades para promover o desenvolvimento profissional do professor. A análise qualitativa e interpretativa baseou-se nas notas de campo produzidas no decorrer do estudo de aula. Os participantes sentiram que este constitui um processo formativo muito diferente do que estavam habituados. Quanto aos desafios, os resultados evidenciam que a realização do estudo de aula promoveu nos participantes a modificação da prática profissional em aspectos como o planejamento de aula, o trabalho coletivo e a negociação das decisões e atividades. Foram necessárias algumas adaptações na dinâmica usual de desenvolvimento do estudo de aula, sobretudo nas etapas de planejamento e concretização da aula de investigação, pela implementação da docência compartilhada, que oportunizou um nível elevado de colaboração entre formadores e professores. A experiência aponta a possibilidade de favorecer o desenvolvimento profissional docente por lhes promover aprendizagens profissionais e os encorajar a experimentar uma prática profissional diferente durante a aula de investigação.
  • Literacy in elementary school: reading Dom Quixote de la Mancha

    Macedo,Maria do Socorro Alencar Nunes (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-04-01)
    Abstract: This paper discusses a literacy practice focusing on the way that teacher and students interact with a literary text. The most important questions in this research are: How does a Brazilian elementary school teacher functions as mediator in the context of literary education? How a literacy practice is constructed through interactions with the book Dom Quixote de La Mancha? As a theoretical and methodological perspective, this analysis was based on the concept of literacy as a social practice proposed by New Literacy Studies (NLS) carried out by Heath (1983), Street (1984, 1995, 2003) and Barton, Hamilton and Ivanic (2000). I have taken an ideological view on language that is carried out by Bakhtin (1981) and Volochinov (1995). The classroom data were collected through an inte,rview, video-recordings and field notes in a second year elementary public school attended by working class students in São João del-Rei, Minas Gerais. Data analysis indicates a wider use of literary texts in this classroom, since the teacher posed open questions not only related to the story itself, but questions that allowed the students to talk about their past experiences with literary books, expressing their voice in the teaching-learning process.
  • Formação continuada de professores “no” e “para” o trabalho: questões e reflexões a partir da teoria crítica da sociedade

    Fernandes,Anoel (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-04-01)
    Resumo: O presente artigo reflete sobre a necessidade de formação continuada de professores - tema consensual nos debates acadêmicos e nas formulações políticas. Buscou-se na literatura algumas ponderações sobre a formação docente no e para o trabalho, para, em seguida, propor a noção de formação com base na teoria crítica da sociedade, especificamente nas formulações de Theodor Adorno. Destacou-se que a formação docente, tal como vem ocorrendo, é pseudoformação, uma vez que tem em sua gênese um sentido heteronômico, impossibilitando aos sujeitos a formação em seu sentido lato.
  • Aspectos da educação ambiental crítica no ensino fundamental por meio de atividades de modelagem matemática

    Costa,Daniana de; Pontarolo,Edilson (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-04-01)
    Resumo: Pesquisa sobre a prática da educação ambiental na disciplina de Matemática por meio da modelagem matemática. Apresenta e discute as implicações desse processo sob as perspectivas conservadora e crítica da educação ambiental e de aspectos teórico-metodológicos da modelagem matemática. A pesquisa foi realizada com quatro turmas do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de São Lourenço do Oeste, Santa Catarina. Os dados foram coletados via questionários semiestruturados, registros em diário de campo e entrevista de grupo focal, os quais foram submetidos à análise de conteúdo. Na percepção dos estudantes, a questão não é apenas de ordem natural, mas também socioambiental. Apesar dos registros de comportamentos relacionados a cuidado com a natureza, atitudes e conscientização, houve registros reflexivos e críticos sobre o meio ambiente. Os estudantes apresentaram melhor compreensão da realidade ambiental e da matemática por meio da modelagem matemática.
  • Ethnomathematics and the responsible subversion of its pedagogical action: an investigation based on three anthropological approaches

    Rosa,Milton; Orey,Daniel Clark (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-04-01)
    Abstract: This theoretical article primarily reflects upon the many points of view from an ongoing research in ethnomathematics and its connections to the responsible subversion of its pedagogical action. Furthermore, there is a discussion on mathematical ideas, procedures, and practices related to the anthropological approaches - emics (local/insiders) and etics (global/outsiders) - in order to understand the dialogic approach (emic-etic/glocal) needed for the development of an ethnomathematics research. The researchers have observed that this aspect has been theorized in anthropological research for decades, having the emic, etic, and dialogic approaches as the means to provide a deeper understanding of the mathematical ideas, procedures, and practices developed in diverse contexts. Our analysis reveals that innovative pedagogical actions need to cope with existing mathematics curricula, in order that mathematical ideas, procedures, and practices can be understood. This article aims at contributing to a holistic understanding of the mathematical ideas, procedures, and practices developed by members of distinct cultural groups.
  • Pesquisa-formação: díade que permeia o exercício da docência em contexto socioeducativo

    Nunes,Mirian Abreu Alencar; Moura,Maria da Glória Carvalho (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-04-01)
    Resumo: Este artigo apresenta discussões preliminares de pesquisa de doutorado que tem como temática os saberes docentes e visa ao aprofundamento de estudos referentes à educação de jovens e adultos desenvolvida com adolescentes em conflito com a lei. Realiza investigação com professores que atuam em uma unidade que abriga adolescentes privados de liberdade e que é norteada pela questão-problema: qual a relação existente entre os saberes docentes mobilizados em espaço socioeducativo e a contribuição para a formação cidadã de adolescentes privados de liberdade? No intuito de aliar pesquisa e formação, são utilizados os pressupostos da pesquisa colaborativa, adotando como procedimento metodológico para a produção dos dados as narrativas dos diálogos das oficinas de formação. Os resultados mostram a relevância da pesquisa-formação como ferramenta que possibilita o avanço do conhecimento de forma colaborativa e articula teoria e prática profissional, favorecendo a autoformação na docência socioeducativa.
  • A percepção do pedagogo sobre o desenvolvimento psicomotor na educação infantil

    Sacchi,Ana Luisa; Metzner,Andreia Cristina (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-04-01)
    Resumo: Este artigo verifica e discute os conhecimentos dos pedagogos acerca da importância do desenvolvimento psicomotor na educação infantil. Este estudo é de natureza qualitativa, para tanto, foi realizada um estudo empírico. Dez professoras que lecionam na educação infantil participaram da pesquisa. O instrumento definido para a coleta dos dados foi um questionário composto por sete questões. Como resultado, constatou-se que as professoras possuem conhecimentos sobre psicomotricidade e consideram as atividades psicomotoras primordiais para o desenvolvimento das crianças. Entretanto, as atividades ministradas por elas envolvem, basicamente, o equilíbrio e a coordenação motora.
  • O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático

    Rodrigues,Tereza Cristina; Teles,Lucio França (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019-04-01)
    Resumo: O aperfeiçoamento de recursos tecnológicos utilizados como ferramentas pedagógicas tem se mostrado veloz e dinâmico. Mensagens eletrônicas instantâneas enviadas por dispositivos móveis, por exemplo, ganham diferentes usos em processos de ensino e aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar o potencial de transformação do aplicativo WhatsApp considerando perfis e relatos de educadores que o utilizam em suas práticas cotidianas. A pesquisa tem natureza quantitativa e qualitativa (Creswell, 2010) e foi desenvolvida mediante a amostragem bola de neve (Baldin; Munhoz, 2011) com professores familiarizados com o uso do celular - e mais especificamente do WhatsApp - na escola. Foi aplicado um questionário on-line que 105 participantes de diferentes regiões do Brasil responderam. Na etapa posterior, dez professores foram escolhidos para as entrevistas semiestruturadas e detalharam como e por que concebem o uso do WhatsApp como recurso pedagógico. Paralelamente, foi feita uma revisão sistemática da literatura seguindo protocolos de estudos realizados na mesma linha (Gonçalves; Nascimento; Nascimento, 2015). Tais instrumentos levaram a resultados convergentes e a conclusão aponta que, quando há engajamento, preparação e planejamento docente, o WhatsApp tem potencial para tornar-se aliado de práticas pedagógicas exitosas.

View more