• English
    • français
    • Deutsch
    • español
    • português (Brasil)
    • Bahasa Indonesia
    • русский
    • العربية
    • 中文
  • Deutsch 
    • English
    • français
    • Deutsch
    • español
    • português (Brasil)
    • Bahasa Indonesia
    • русский
    • العربية
    • 中文
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Journals AtoZ
  • Educação e Pesquisa
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Journals AtoZ
  • Educação e Pesquisa
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumTitelnSchlagwortenAutorenDiese SammlungErscheinungsdatumTitelnSchlagwortenAutorenProfilesView

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

The Library

AboutNew SubmissionSubmission GuideSearch GuideRepository PolicyContact

Remuneração de professores no Brasil: um olhar a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)

  • CSV
  • RefMan
  • EndNote
  • BibTex
  • RefWorks
Author(s)
Fernandes,Maria Dilnéia Espíndola
Gouveia,Andrea Barbosa
Benini,Élcio Gustavo
Keywords
Política Educacional
RAIS
Remuneração de professores de ensino médio

Full record
Zur Langanzeige
URI
http://hdl.handle.net/20.500.12424/48043
Online Access
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000200005
Abstract
Apresentam-se resultados de pesquisa utilizando como fonte o banco de dados Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo é verificar informações sobre remuneração de professores de ensino médio nas capitais brasileiras e, ao mesmo tempo, refletir sobre o potencial dessa base de dados para a análise. A opção por um recorte analítico relativo a professores de ensino médio deve-se à constatação de que, para o período compreendido entre 1996 e 2008, os dados sobre tais empregos estavam mais bem informados na RAIS, embora ela apresente certa irregularidade nas informações sobre o setor público. O período histórico selecionado deve-se à hipótese de que a política de fundos vigente entre 1998 e 2006, que priorizou o ensino fundamental, poderia ter efeito negativo na remuneração de professores de ensino médio. Para analisar as médias de remuneração, utilizaram-se o salário mínimo e o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) como indexadores que permitem comparação do poder aquisitivo no período. Este estudo exploratório parece confirmar uma relação negativa, esperada, entre a priorização do ensino fundamental via políticas de fundos e a remuneração dos professores de ensino médio; além disso, evidencia o afastamento entre a valorização do salário mínimo nacional e a política de valorização do magistério, e, finalmente, expõe fragilidades da RAIS para o trabalho com os dados de remuneração do setor público de forma desagregada. Todavia, a coincidência entre os resultados deste trabalho e de estudos que se debruçaram sobre outras bases de dados indica a pertinência da continuidade das análises.
Date
2012-06-01
Type
info:eu-repo/semantics/article
Identifier
oai:scielo:S1517-97022012000200005
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022012000200005
Copyright/License
info:eu-repo/semantics/openAccess
Collections
Educação e Pesquisa

entitlement

 
DSpace software (copyright © 2002 - 2021)  DuraSpace
Quick Guide | Kontakt
Open Repository is a service operated by 
Atmire NV
 

Export search results

The export option will allow you to export the current search results of the entered query to a file. Different formats are available for download. To export the items, click on the button corresponding with the preferred download format.

By default, clicking on the export buttons will result in a download of the allowed maximum amount of items.

To select a subset of the search results, click "Selective Export" button and make a selection of the items you want to export. The amount of items that can be exported at once is similarly restricted as the full export.

After making a selection, click one of the export format buttons. The amount of items that will be exported is indicated in the bubble next to export format.