Collections in this community

Recent Submissions

  • L’université à l’ère de l’anthropocène : repenser l’éducation au politique par l’écologie

    Christophe Point (Presses universitaires de la Méditerranée, 2022-03-01)
    This work invents a fictional dialogue between Hannah Arendt and Greta Thunberg on the topic of the place of political ecology in the university. The aim of this work consist of examining the theoretical framework necessary for the inclusion of political ecology education in the university. First, we focuse on the obstacles to the development of an authentic academic pedagogy on this subject. More specifically, we take the example of Hannah Arendt's philosophy to illustrate the conceptual dualisms between the child and the world, education and politics, education and instruction. In our opinion, these dualisms prevent us from thinking pedagogically and politically about the place of ecology within universities. Their damage is then illustrated by our understanding of eco-anxiety. Finally, we propose some prospective and general approaches to include ecology as an epistemological framework for university research, teaching and training.
  • O acesso à educação infantil em tempo integral: do direito “público” à judicialização

    Franceila Auer; Vania Carvalho de Araújo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-01)
    Este artigo tem como objetivo analisar as justificativas mais recorrentes das famílias ao demandarem vagas para seus filhos nas instituições públicas de educação infantil em tempo integral no município de Vitória-ES. Adota como metodologia a análise documental de oito demandas judiciais e extrajudiciais apreciadas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Justiça. À luz do pensamento de Hannah Arendt, problematiza a relação entre judicialização, direito e política. Os resultados indicam que as solicitações das vagas pelas famílias estão associadas às suas necessidades socioeconômicas, tais como, trabalho intra e extradomiciliar remunerado, situação de vida marcada pelo risco e vulnerabilidade social. Conclui-se que embora o direito à educação infantil seja considerado público sob o ponto de vista constitucional, em um contexto de precarização de vagas, a judicialização da educação conduz o direito a partir de demandas privadas e interesses particulares, sem interlocução pública, o que aproxima o direito ao “mérito da necessidade”.
  • Comparing Logical Paradoxes through the Method of Sublation

    Jana S. ROŠKER (Znanstvena založba Filozofske fakultete Univerze v Ljubljani (Ljubljana University Press, Faculty of Arts), 2022-05-01)
    This article addresses some basic methodological problems in the field of transcultural post-comparative studies of ancient logic by comparing the famous flying arrow paradox of Hui Shi (370–c. 310 BCE) with an apparently similar paradox attributed to Zeno of Elea (495–430 BCE). The article proceeds from a general introduction to the basic framework of semantically determined classical Chinese logic, to an illumination of Hui Shi’s specific contributions to the field, and finally to a preliminary explanation that emerges from a contrastive analysis of Zeno’s and Hui Shi’s respective views on the problem of motion and stasis as manifested in their corresponding paradoxes. The contrastive analysis, based on an exposition of some basic problems in the field of transcultural methodology and a description of the so-called sublation method, points to the importance of considering different paradigms and frames of reference in identifying differences between apparently similar theses.
  • Ideologia e algoritmos: uma análise a partir do conceito de ideologia em Arendt

    Leonardo Brandalise Machado (Faculdade Católica de Fortaleza, 2021-12-01)
    O presente trabalho parte da perspectiva futurística na qual existe uma grande possibilidade de que enfrentemos novos totalitarismos em caso de continuidade do sistema de filtragem de conteúdo de maneira individual através de algoritmos. Para embasar tal hipótese, primeiramente foi dada uma definição de algoritmo e explicou-se como este funciona na filtragem individual de conteúdo. Depois, analisamos o conceito de ideologia em Hannah Arendt e enfatizamos como o processo de ideologização através de algoritmos tem nos conduzido para totalitarismos, já que, para a autora, toda ideologia contém elementos totalitários. Por último, propomos que o pensamento ético de Hans Jonas, no qual a responsabilidade deve servir como referência para escolhas que impactem o futuro, seja utilizado para a construção de algoritmos ou reflexões sobre o seu papel, para que estes evitem a formação de “bolhas ideológicas” e potencializem um ganho de perspectiva na obtenção de uma consciência livre.
  • Passagens sobre o moderno na cidade de Georg Simmel

    Felipe Ziotti Narita (Universidade Estadual de Maringá, 2013-07-01)
    Este trabalho sugere alguns pontos para reflexão sobre o ensaio “As grandes cidades e a vida do espírito” (publicado em 1903), de Georg Simmel. Trata-se, fundamentalmente, de discutir as principais balizas teóricas e conceituais construídas pelo autor para refletir sobre a vida urbana, analisando, a partir das formas das interações sociais, as próprias especificidades da modernidade. Além do citado ensaio, este artigo discute as análises de Simmel à luz de alguns debates sociológicos de seu tempo, tomando como referência o conjunto mais amplo de seus trabalhos e interlocutores.
  • Hannah Arendt:

    Felipe Figueira; Rogério Luis da Rocha Seixas (Universidade Estadual de Maringá, 2021-06-01)
    O presente trabalho busca analisar a reflexão de Arendt acerca de um paradoxo que se faz presente a partir da figura do apátrida, que deveria encarnar o homem provido dos declarados direitos humanos inalienáveis, mas que, além de assinalar a crise desses valores, também revela uma crise do Estado-nação, que deveria proteger tais direitos. Ainda, ao longo do presente texto, serão apresentadas imagens de pessoas em situação de refúgio na fronteira Brasil-Venezuela, em especial nas cidades de Pacaraima e Boa Vista. São venezuelanos que vêm para o Brasil em razão da grave crítica política e humanitária que vive o país vizinho. 
  
  • O quebra-quebra dos xangôs em 1912:

    Bruno Cavalcante Leitão Santos; Maria Eduarda Rodrigues dos Santos (Universidade Estadual de Maringá, 2021-06-01)
    O texto parte da reflexão de Walter Benjamin sobre a estética nas obras de arte, e seu conceito e ideia sobre “reprodutibilidade técnica”, tendo paradigma o Angelus Novus de Paul Klee. Benjamin expunha em análises de obras de arte elementos intrínsecos de sua representação, como a cultura e a religião. Em seguida se analisa a ideia de identidade cultural, e a possibilidade de sua formação conceitual a partir de nossas narrativas históricas. A partir dessa problemática construção é analisado o “quebra-quebra dos xangôs” ocorrido no ano de 1912 em Alagoas, e como as narrativas para ato de intolerância religiosa influenciam até hoje a vida cotidiana dos praticantes das religiões de matrizes africanas, por falta de uma devida retórica da alteridade, algo que deve ser revisto por uma reprodutibilidade que se afasta do idealismo de encomenda, e se aproxima da realidade, como parte da crítica de Benjamin.
  • O que é Esclarecimento?

    Immanuel Kant (Universidade Estadual de Maringá, 2021-05-01)
    Em 1784, Immanuel Kant(1724-1804) publicou o seu artigo “O que é Esclarecimento?”. Observando a forma que desenvolve seu argumento, podemos notar que Kant entende o Esclarecimento como uma condição moral e não uma coisa, e seu sentido não pode ser restringido a saber ou conhecimento, pois é a combinação do conhecimento profundo sobre um assunto específico com a autonomia crítica do sujeito do conhecimento. 
 Apresentação, tradução e notas: Alexander Martins Vianna (FEUDUC/RJ).
  • O drama do homem moderno na figura de João Ternura

    Taísa Pereira Ferreira Mendes (Universidade Estadual de Maringá, 2013-09-01)
    Este estudo tem por objetivo analisar a obra João Ternura, de Aníbal Machado, encerrando como principal fundamentação teórica aquilo que Georg Lukács chamou de romantismo da desilusão. Esta teoria consiste, sobretudo, na afirmação da fragmentação e da solidão do sujeito moderno, dada a perda da sua totalidade e pelo conflito entre mundo interior e exterior. Ternura torna-se este homem que Lukács descreve na medida em que se passam os anos de moradia no Rio de Janeiro e o contato com a modernidade aprofunda-se. Consequentemente, ele transforma-se em um indivíduo mais solitário e mais desiludido, voltando-se completamente para o seu mundo interior.
  • ANTUNES, Jadir. Marx e o fetiche da mercadoria: contribuição à crítica da metafísica. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2018 (408 p.).

    REA Editor (Universidade Estadual de Maringá, 2018-11-01)
    Marx e o Fetiche da Mercadoria: contribuição à crítica da Metafísica mostra como o fetiche da mercadoria é uma continuidade do fetiche da religião e da metafísica criticado por Marx em sua juventude. O livro mostra como o mundo moderno da mercadoria continua a história das duplicações e das fantasmagorias da religião cristã e da metafísica, tais como aquém e além, relativo e absoluto, essencial e não essencial, humano e divino, mundano e sagrado, ao produzir o dinheiro como o Deus do mundo da mercadoria e uma cultura alienada, fetichizada e reificada correspondente à devoção mística e religiosa deste novo Deus. (Jadir Antunes)
  • DEL ROIO, Marcos (Org.). Marx e a dialética da sociedade civil. Marília; São Paulo: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2014. 350 p.

    REA Editor (Universidade Estadual de Maringá, 2015-09-01)
    O livro Marx e a Dialética da Sociedade Civil, resultado do já tradicional “Seminário Internacional de Teoria Política do Socialismo”, da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp (FFC), em sua quinta edição, vem colaborar para a consolidação das inúmeras pesquisas sobre a Teoria Social Marxiana, que estão sendo desenvolvidas em diversas universidades brasileiras, latinoamericanas e europeias.
  • Sophist, Aristotle, and Stoic: Three Concepts of Ancient Rhetoric

    Piotr Jaroszyński; Lindael Rolstone (International Étienne Gilson Society, 2022-03-01)
    This study examines the concepts of rhetoric used in ancient times, using a process of research based upon “Interpretivist Research Philosophy”. Common thinking among rhetoricians and philosophers in general argues that one concept of rhetoric was utilized. This paper argues that there were at least three concepts of rhetoric known in Antiquity. Each was unique in its own right and contributed to what was to be a new body of knowledge. Research conclusions stem from a study of the works of ancient authors, including Plato and Aristotle, and from schools of philosophies, including the writings of Stoics and Sophists. The reviewed literature supports the thesis presented in this paper that at least three concepts of rhetoric were known and used.
  • J. S. Mill on cooperatives : From mistrust to praise – the constitution of a liberal thought in the first half of the 19th century

    Bureau d'Économie Théorique et Appliquée (BETA) ; Université de Lorraine (UL)-Université de Strasbourg (UNISTRA)-Institut National de la Recherche Agronomique (INRA)-Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS); Pôle d'Histoire de l'Analyse et des Représentations Économiques (PHARE) ; Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (UP1); Gillig, Philippe; Légé, Philippe (HAL CCSDL'Harmattan, 2017)
    International audience
  • Necessidade da ideologia ao desinteresse ideológico pela história: marxistas e marxianos

    João dos Santos Filho (Universidade Estadual de Maringá, 2017-09-01)
    Algumas premissas sinalizam o debate que fazemos sobre o conceito de ideologia, como a entendemos, quais os teóricos que nos apoiamos e por que a eles fazemos questão de nos agasalhar teoricamente. Para levarmos adiante esse processo de compreensão do conceito de ideologia, recorremos a Georg Lukács, que a define como expressão de um ato permanente e presente no cotidiano da vida socia...
  • Plato contra atheos = Plato against the atheists, or, The tenth book of the dialogue on laws, accompanied with critical notes, and followed by extended dissertations on some of the main points of the Platonic philosophy and theology, especially as compared with the Holy Scriptures

    University of Michigan; Plato, author (New York : Harper & Brothers, 1845-01-01)
    Book digitized by Google from the library of the University of Michigan and uploaded to the Internet Archive by user tpb.
  • Buberův kulturní sionismus a Masarykův humanismus - komparativní studie

    Arava-Novotná, Lena; Holubová, Markéta; Venclová, Marie (2012)
    99 Summary Buberův kulturní sionismus a Masarykův humanismus - komparativní studie Buber's Cultural Zionism and Masaryk's Humanism - Comparative Study Marie Venclová This thesis deals with various aspects of understanding the term nation, its roots and dimensions in the works of Martin Buber and Tomas Garrigue Masaryk. The comparative study is based on analysis of Buber's Three Addresses on Judaism and Masaryk's Problem of a Small Nation. In these texts the philosophers present their attitudes and ideas about the meaning, origin and content of the existence of a nation. The results of the comparison show, that their points of view are similar in more than a few aspects and what most importantly bonds their ideas is the moral, spiritual and cultural understanding of the meaning of a nation. Furthermore, they both stress the responsibility of each and every individual part of the society for implementing such ideas into practice. Buber's cultural Zionism as well as Masaryk's humanism are also concepts based on critical self-reflection and need of education, which serves to broaden horizons and identify positive values in one's own nation. Motivation for this thesis resided in unique legal position of the Jewish minority in Czechoslovakia after the First World War. Based on the results of the comparison we...
  • La responsabilidad política cristiana. Una mirada a la participación política según Hannah Arendt y la comprensión del compromiso cristiano en Schillebeeckx

    RODRÍGUEZ MORENO, Mary Betty; Garavito Villarreal, ‪Daniel de Jesús; Zapata Patiño, Juan David (Pontificia Universidad JaverianaTeologíaFacultad de Teología, 2022-01-14)
    Con las revoluciones del siglo XVIII los seres humanos descubrieron que pueden elaborar su propio futuro a partir de la participación política. Los cristianos, en tanto ciudadanos, tienen la posibilidad de participar en la política y ser vistos y oídos en condiciones de igualdad, pero una espiritualidad confinada a la solución de los problemas mundanos en el Reino de los cielos ha imposibilitado su participación. Por ello se hace necesaria una nueva espiritualidad, una espiritualidad política que verse en la crítica histórica de los fenómenos de muerte, que promueva la dignidad humana y transforme la sociedad a la luz de Cristo.
  • Power and Progress Joseph Ibn Kaspi and the Meaning of History

    Green, Alexander.
    Study of a fascinating medieval Jewish philosopher, focusing on his twin conceptions of history.
  • Pojetí vztahu "Já a Ty" u Bubera a Fromma

    Pelcová, Naděžda; Hauser, Michael; Marek, Tomáš (2018)
    Work will deal with the comparison of two great philosophers of the 20th century. Both connects the fact that they were born in a Jewish environment and fundamental philosophical discipline considered ethics. Therefore, both authors agree in their works devoted to the nature of the relationship, "I - Thou", as one of the most pressing philosophical themes. How is their view of this relationship different? What must we do to meet "Thou"? Can a human have a "I and Thou" relationship with god? How can we recognize, that we are in "I and Thou" relationship? These and other questions will be the main subject of my research.

View more